Dúvidas sobre a interpretação dos resultados de testes de anticorpos para COVID-19?

Várias empresas em todo o mundo lançaram kits para testagem de COVID-19. Esses testes podem detectar o RNA viral ou a presença de anticorpos produzidos pelo paciente em resposta à exposição/infecção com o SARS-CoV-2. É importante ter em mente que o nosso corpo precisa de tempo para responder à infecção e desenvolver anticorpos, o que faz com que os testes baseados em anticorpos não sejam tão eficazes para detectar uma infecção recente.

O princípio dos testes de anticorpos é baseado em antígenos que mimetizam estruturas específicas do vírus, fazendo com que anticorpos presentes no sangue ou no soro se liguem ao antígeno. A especificidade do teste pode ser largamente dependente do antígeno escolhido, já que algumas estruturas virais estão presentes em famílias de vírus e outras podem ser específicas para uma determinada cepa. Portanto, é importante entender a reação cruzada que pode haver com outros vírus, de forma a evitar a interpretação errônea de resultados falso-positivos.

Esses testes podem ser divididos em dois tipos: os imunoensaios laboratoriais, que requerem um equipamento para fazer a leitura ou análise, e os sistemas rápidos, que podem ser interpretados a partir de uma mudança de cor de um indicador visível a olho nu. As sensibilidade e especificidade dos testes de imunoensaios laboratoriais podem ser maiores do que os sistemas rápidos.  

Esses sistemas rápidos produzem resultados quase imediatos, com todo o processo demorando menos que 15 minutos, do tipo presença ou ausência de indicadores para cada tipo de anticorpo testado. Muitos kits possuem indicadores para IgM e IgG, mas existem várias combinações de resultados. Os anticorpos IgM são produzidos pouco tempo após a infecção, enquanto IgG são produzidos após um tempo maior.

Continue a ler

FONTE: Understanding Antibody Testing for COVID-19. David Jacofsky, Emilia M. Jacofsky and Marc Jacofsky. J Arthroplasty. 2020 Apr 27. doi: 10.1016/j.arth.2020.04.055

511 respostas para “Dúvidas sobre a interpretação dos resultados de testes de anticorpos para COVID-19?”

  1. Olá, fizemos um teste rápido pela empresa que solicitou, eu e meu filho assintomáticos. O meu IGM reagente, e IGG não reagente. O de meu filho reagente para os dois. Ficamos reclusos, e ao final da quarentena 14°dia refizemos o teste, só que em outro laboratório, e não deu reagente para nenhum dos anticorpos. Isso não esperávamos! Principalmente o meu filho que já tinha IGG reagente… Eu penso que poderia ter diminuído o IGM e o IGG ainda baixo, por isso talvez não tenha sido detectável na sensibilidade deste último kit… Pode me auxiliar a entender o que houve?
    E gostaria de agradecer por este espaço, vcs tem noção como é importante pra nós leigos, creio que sim e agradeço demais a atenção de vocês, isso é compartilhar conhecimento, é ação pra cidadania! Obrigada!

    1. Oi, Alessandra. Os testes rápidos não são bons para um diagnóstico final, apenas para triagem. O ideal são os testes de anticorpos nos quais há coleta de sangue em laboratório e análise por equipamentos, com resultado saindo no dia seguinte. Esses testes já estão disponíveis nos laboratórios para a população, mas são mais caros. De qualquer forma, não existe nenhum teste perfeito. Temos que aprender a conviver com isso, mas não é um problema só da COVID. Qualquer exame laboratorial tem uma margem de incerteza. Quando há dúvida, o teste é repetido para ver se o resultado se confirma. O fato de ter dado IgG reativo para o teu filho no primeiro teste e depois ter dado negativo pode ser por causa da marca do teste utilizado. Existem várias marcas autorizadas pela ANVISA e cada uma tem o seu grau de confiabilidade. O problema deve ter sido o que você falou mesmo: o IgG não teria sido detectado no segundo kit, talvez por conta da sensibilidade do kit. Se vocês são assintomáticos, cumpriram a quarentena e não deram reagentes nesse último teste, provavelmente não estão mais infectados. Já se está percebendo na literatura que a resposta imunológica em indivíduos assintomáticos não é tão forte, o que justificaria níveis baixos de IgG que poderiam não ser detectáveis. Portanto, continuem se cuidando e realizando o distanciamento social (mantendo distância de 2 metros de outras pessoas) para evitar uma nova infecção, já que essa possibilidade ainda não foi descartada na literatura. Agradecemos muito as palavras de apoio ao nosso trabalho.

      1. Olá,eu tive COVID 19, e após 20 dias contando do 1 dia de sintomas efetuei a SOROLOGIA IGM IGG,o resultado deu reagente para ambos,o
        IGM :18,8UA/ML
        IGG: 23,4 UA/ML
        gostaria de saber se posso estar transmitindo o vírus,para eu não estar transmitindo o IGM deveria estar (não reagente). Obrigado

        1. Olá, José. IgM é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de ainda estar infectado e transmitindo o vírus. O ideal seria esperar ter IgM negativo (não reagente) na sorologia quantitativa para ficar mais tranquilo. A tendência é IgM diminuir com o tempo e IgG aumentar.

        2. Olá eu tive covid no final do mês de março, fiz o teste e deu positivo e depois fiz o PCR depois de 30 dias e deu negativo, e quando foi no dia 13 de outubro, realizei um novo teste pela empresa que trabalho, o de sorologia (anticorpos incluindo igg) o resultado deu Reagente 200,40. Poderia me explicar eu estou com covid, ou esse valor 200,40 é do anticorpos? Grata!

        3. Oi, Roseli. O teste que você fez foi para anticorpos totais incluindo IgG? O teste padrão para saber se você está infectada ou não é o RT-PCR. O teu RT-PCR deu negativo após 30 dias, o que significa que, provavelmente, você já não está mais infectada (não está mais com COVID-19). Provavelmente o resultado do teste de anticorpos reflete a produção de IgG, que é um anticorpo associado à infecção ocorrida há mais de 14 dias. Continue tomando cuidado para não se reinfectar: use máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

        4. No meu caso, eu tive covid em final de agosto, confirmou na sorologia IgM REAGENTE 1,4 e Igg nao reagente isso no final de Setembro. Continuei com alguns sintomas e voltaram alguns outros que eu sentia. Hoje, dia 15 de Dezembro diz a sorologia para covid e o resultado me surpreendeu: deu IgM REAGENTE e aumentou para 1,8 e ainda Igg não reagente. Eu continuei com o virus? Eu me reinfectei? E ainda transmito? Me ajudem a entender por favor.

        5. Olá Leidy.
          Estamos observando todo o tipo de resultados com o IgM… em alguns pacientes, apenas ele aparece; em outros, ele fica positivo muito tempo, etc. Um aumento de 1,4 para 1,8 não é significativo, provavelmente os níveis se mantiveram constantes. Não estás com o vírus. Seiga as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

        6. Olá Greicy,
          Depende daquilo que o gabarito do teste diz que é positivo. Mas em geral o teste diz “positivo” ou “negativo”, e não simplesmente um número. Espero ter ajudado.

        7. Ainda tem COVID pq o IGG e o IGM estão reactivo, se apenas o IGg estivesse reactivo e o IGM não reactivo – quer dizer q teve contacto o o COVID

        8. Oi, Ni. Essa é a ideia geral: IgM reagente IgG reagente significa que há probabilidade de ainda estar infectado (não é 100% de certeza de infecção porque já se sabe que algumas pessoas produzem IgM por um longo tempo, mesmo após não estarem mais infectadas). IgM não reagente IgG reagente é a melhor combinação de resultados, significando que teve a doença, mas não está mais infectado. Mesmo assim, já se sabe que IgG diminui com o tempo, portanto, tem que continuar tomando cuidados para não se reinfectar: uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e distanciamento social.

        9. Olá, Flávia. Você deve ter feito o exame sorológico quantitativo, para ver anticorpos. Qual foi o anticorpo que deu esse resultado? IgM é relacionado à infecção recente, com possibilidade de ainda estar ativa, embora na COVID-19 estejamos vendo casos de IgM reagente por um longo tempo. IgG é associado à exposição há mais de 14 dias. No laudo deve estar escrito se esse valor é “reagente” ou “não reagente”. É isso que importa para fazer a interpretação.

        10. Olá !
          Boa noite !
          Fiz o exame de sorologia para anticorpos totais IGM/ IGG. O resultado foi Reagente/44.0
          Oq isso significa?

        11. Olá Isabela,
          Significa que tiveste contato com o vírus e fizeste anticorpos. Isso pode significar uma certa proteção a curto prazo, mas não descarta a possibilidade de reifecção. Siga as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

        12. Bom dia, fiz o exame patológico, com o resultado de 45,0 para o soro total _ REAGENTE, 4,4 pra o IGg – REAGENTE e 0,8 para oIGM – INDETERMINADO, O significa ?

        13. Olá Reinaldo,
          O teste sorológico diz que tiveste a infecção no passado e desenvolveste anticorpos. Recomendo manter as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

      2. Boa noite.
        Fiz o teste sorologico pra Covid.
        Meus anticorpos totais = 1
        IgG= 0.8
        IgM= 0.7

        Como devo interpretar esse resultado?

        1. Oi, Daniele. No laudo deve vir escrito se esses valores correspondem a “reagente” ou a “não reagente”. Essa interpretação depende do kit que foi usado. Os testes de anticorpos totais detectam anticorpos em geral que foram produzidos contra o SARS-CoV-2. IgM está associada à fase aguda da doença. Se estiver “reagente”, significa grande probabilidade de ainda estar infectada. IgG é um anticorpo associado à exposição ao vírus há mais de 14 dias. Acreditamos que os valores mencionados estejam abaixo do limite para serem considerados reagentes, mas tem que confirmar no laudo ou com o laboratório onde fez o exame. Se for esse o caso, aparentemente, você nunca entrou em contato com o vírus.

        2. Oi.
          No exame deu
          Anticorpos totais 1.0 = positivo
          Que foi feito Eletroquimioluminescencia
          Igg 0.8 e igm 0.7= não reagente

          Esse anticorpos totais quer dizer que já tive contato com o virus?
          Eu posso estar perdendo anticorpos?
          Pq Minha mãe testou reagente pra igg e maio. Fez agora em outubro e deu não reagente.
          Eu não tive contato com ela na época.
          Não sei o que pensar…

        3. Olá. Com 5 dias de sintoma fiz o teste Antígeno (cotonete no nariz) e o resultado foi não reagente.
          No 15º fiz o exame de sangue pra saber se adquiri “anticorpos totais anti Sars cov-2”, com resultado 0,09. O exame diz que para ser reagente tem que ser superior ou igual a 1,00.

          O resultado deu tão próximo de 1,00…
          Será que não tive o vírus?

        4. Olá Elisangela,
          Não quer dizer que não tenhas tido o vírus. Os testes podem ter sido feitos fora da janela ideal (o PCR, muito tarde, o sorológico, muito cedo). Vi muitas pessoas que comprovadamente tiveram e que o sorológico deu negativo. Não recomendaria repeti-los. Espero ter ajudado.

    2. Ola! Eu tive COVID em julho desse ano. Na empresa já refiz o teste 3 meses seguido e ainda aparece a lista no igm. E nada no igg. Ainda não tenho anti corpos? Ou ainda tenho o vírus no organismo?

      1. Oi, Dalete. Você fez algum teste para confirmar se era COVID-19 mesmo? Testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. O ideal seria fazer teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Faça IgM e IgG em separado.

        1. Olá, eu tive contato direto com meu pai, que foi assintomático, no final de outubro e logo na semana seguinte com meu marido, que foi sintomático, PCR confirmado no dia 08 Nov. Fiz a sorologia dia 03 dez e deu igg 0,4 igm 0,3 e anticorpos totais 0,59. Minha dúvida é: não deveria ser zerado?

        2. Olá Valéria,
          Todo o teste quantitativo tem um ponto de corte abaixo do qual o resultado é considerado negativo. Não sei qual era o ponto de corte do seu teste, mas se seus valores deram abaixo dos valores assinalados como corte, seu teste deu negativo. Espero ter ajudado.

        3. Bom dia, fiz o exame patológico, com o resultado de 45,0 para o soro total _ REAGENTE, 4,4 pra o IGg – REAGENTE e 0,8 para oIGM – INDETERMINADO, O significa ?

    3. Desculpem responder aqui mas, fiz o teste ac. Anti-coronavirus SARS- coV-2 com o método quimioluminiscência mas gostava que me ajudassem a interpretar o resultado pf
      IgG 104.00 u/ml
      IgM 0,74
      O que quer dizer?
      Obrigada

      1. Oi, Catarina. O laudo deve dizer se esses valores são “reagente” ou “não reagente”. Existem vários kits aprovados pela ANVISA e a interpretação dos valores depende do kit que foi usado. Imaginamos que o teu resultado é IgM não reagente IgG reagente, mas você precisa confirmar isso no laudo. Se for esse o caso, significa que você já teve a COVID-19 e está recuperada. Mas continue tomando cuidado. Já se sabe que os níveis de anticorpos decaem com o tempo nessa doença e há possibilidade de reinfecção. Use máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

    4. Olá boa noite, fiz o teste ac. Anti-coronavirus SARS- coV-2 com o método quimioluminiscência mas gostava que me ajudassem a interpretar o resultado pf?
      IgG 104.00 u/ml
      IgM 0,74
      Obrigada

        1. Oi, Carolina. Nosso organismo produz anticorpos contra vários antígenos (normalmente proteínas estranhas que entram no nosso corpo). Um dos tipos de anticorpos é o IgM, que é produzido pouco tempo após o antígeno ser reconhecido pelo nosso sistema imunológico. Como podem haver vários antígenos diferentes, somos capazes de produzir vários IgM diferentes, específicos para cada antígeno. A SAF é uma doença autoimune na qual há a produção de anticorpos contra moléculas do próprio organismo, que são reconhecidas com algo estranho (antígenos). Resumindo, apesar dos dois serem IgM, reconhecem moléculas diferentes.

        2. Olá o meu resultado de sangue quimiomuniliscencia deu Igg0,02 e o IGM 1,17 vc pode me ajudar a entender isso por favor

        3. Oi, Simone. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para detecção de anticorpos, portanto, a interpretação dos resultados só pode ser feita por quem emitiu o laudo. Nesse laudo deve constar se esses valores são “reagente” ou “não reagente” e é isso o que importa. “. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

        4. Bom dia, estou testando igg e igm positivo ha 20 dias.
          Mas meus sintomas começaram a 32 dias, mesml assim ainda estou transmitindo o vírus? Ou devo seguir o protocolo de 14 dias.
          Até pq ja se passaram 32 dias.
          Aguardo anciosa pela resposta.

        5. Olá Camila
          Não é preciso ficar mais tempo isolada. Em pacientes leves, geralmente a transmissibilidade não acontece após 10 dias do início dos sintomas. Espero ter ajudado.

        6. Boa noite! Tive os sintomas da Covid 19 em abril. Fiz um PCR em agosto e deu negativo. Fiz IGM/ IGG em Outubro e deu IGG reagente 18.4. Fiz outro PCR agora em Dezembro pra passar por uma cirurgia eletiva e o resultado foi positivo. Não tenho sintomas, ainda tenho e transmito o vírus?

        7. Olá Rita,
          Pode ser uma reinfeção. Faça isolamento por 10 dias a partir da coleta do exame, ok? Espero ter ajudado.

        8. Olá Márcia,
          O resultado do IgG (ou qualquer teste sorológico) não diz nada sobre estares transmitindo ou não. O teste que pode dizer algo sobre isso é o de RT-PCR. Espero ter ajudado.

    5. Fiz o teste anti sars cov2,anticorpos totais o índice foi 1.05,isso quer dizer ja tive contato ou estou com covid?

      1. Olá Marlei,
        O teste está inconclusivo, a meu ver, se o valor de referênciado mesmo é 1. Confiaria mais nos sintomas. Se tiveste sintomas de covid, provavelmente tiveste covid. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  2. Ah se puder indicar qual seria o teste mais indicado para tirarmos a dúvida de um falso positivo? Se bem que é um pouco improvável, já que fomos nós dois, e vivemos juntos., Creio… O que acha? Muito Obrigada mais uma vez.

    1. Tentamos responder no comentário anterior. Caso tenha dúvidas, pode voltar a entrar em contato.

        1. Olá, meu nome é Guilherme, fiz o teste em outubro e deu Igg reagente e Igm não reagente.
          Repeti agora em Dezembro e se p
          repetiu o resultado,
          Mas, deu Igg quimioiluminecencia 16,8 ua/ml e no outro método eletriquimioluminescencia 119,0
          Percebi que os índices de referencia são bem abaixo desta contagem Isto pode me deixar tranquilo por certo tempo?
          Já o IGM deu INDETERMINADO em virtude da contagem estar 0,8 ua/ml, Eu posso transmitir o Virus por ser indeterminado e não apresentar a doença por ser IGG reagente?
          É isto ?

        2. Olá Guilherme,
          Infelizmente, não temos conhecimento suficiente para afirmar quem está protegido o por quanto tempo com base nesses testes sorológicos. Recomendo manter as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

      1. Olá, voltei aqui, porque saiu o meu resultado de sorologia para IGG que fiz e deu não reagente. Será possível uma coincidência tamanha de um falso positivo tanto para mim como para meu filho já que anteriormente deu IGM reagente para nós dois? E ainda IGG reagente para ele. Ele não fez sorologia, somente eu desta vez.
        Se puderem me ajudar a compreender melhor o que pode ter acontecido. Agradeço muito.

        1. Oi, Alessandra. Esse resultado IgG negativo após muitos dias tem acontecido com várias pessoas. Como explicado no post do dia 06/06, existem muitos problemas na interpretação dos testes porque cada fabricante (existem vários testes disponíveis no Brasil) detecta anticorpos para um tipo de molécula do vírus. Portanto, pode haver reação cruzada com outros coronavírus comuns que causam gripe, por exemplo, dando resultados falso-positivos. Além disso, portadores assintomáticos do vírus, como é o caso de vocês, produzem uma resposta imunológica mais branda e a detecção dos anticorpos pode ser dificultada, dando falso-negativos. Enfim, é muito difícil saber o motivo real para os resultados que vocês estão tendo. Sigam as recomendações médicas: cumpram os 14 dias de isolamento após o primeiro diagnóstico (estando ele certo ou não; o melhor é a prevenção). Após esse período, se continuarem sem sintomas e IgM negativo, provavelmente já podem voltar ás atividades normais, porém tomando cuidado: uso de máscaras faciais, limpeza frequente das mãos e distanciamento social (distância de cerca de 2 metros para outras pessoas). Sabemos pouco sobre esse vírus ainda, portanto, cuidados preventivos são a melhor opção no momento.

    2. Nínguém sabe de nada, minha irmã testou sorológico igm reagente e igg reagente, a médica falou pra fazer 14 dias de isolamente o segundo teste deu igm reagente e igg não reagente, mas o pcr deu não detectado, agora ela falou pra fazer mais isolamento, isso já são 21 dias, ninguém sabe de nada.

      1. Oi, Lucília. A COVID-19 é um desafio e tanto. Por ser uma doença nova, os métodos de detecção não são muito precisos. Devido à urgência da pandemia, foram desenvolvidos kits de detecção baseados em poucas amostras do vírus, sendo um dos fatores que justificam a quantidade de resultados falso-positivos e falso-negativos. Com o tempo os kits serão mais confiáveis. Mas isso não ajuda em nada no momento atual, não é? Infelizmente, algumas pessoas testam IgM reagente por um longo tempo e o que tem sido feito é repetir o teste a cada 14 dias até dar IgM não reagente, que significaria ausência de infeccção ativa. O ideal é fazer o isolamento até esse resultado IgM não reagente, conforme a médica falou.

    3. Ola alguém poderia me ajudar
      Eu fiz.o teste quantitativo IgM e IGg
      O resultado foi IgG 17,011 é IgM 9,02

      1. Oi, Elisangela. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para detecção de anticorpos, portanto, a interpretação dos resultados só pode ser feita por quem emitiu o laudo. Nesse laudo deve constar se esses valores são “reagente” ou “não reagente”. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Como o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  3. Convivi com meu esposo durante a infecção , é deu negativo é possível que eu não tenha contraído?

    1. Olá, Nismar. Como em toda doença contagiosa, é possível que o teu sistema imunológico tenha dado conta do vírus e você não apresente nenhum sintoma. Talvez o problema seja que as pessoas estão achando que entrar em contato com o vírus é desenvolver a COVID-19 e isso não é verdade. Ao entrar em contato com o vírus, o sistema imunológico reage e tenta combater a infecção. Desenvolvemos anticorpos nesse processo, mas podemos não ter sintomas, isto é, não ter a doença. Aparentemente, os indivíduos nessa situação apresentam uma resposta imunológica fraca em comparação com os que ficaram doentes, o que explicaria a não detecção dos anticorpos nos testes de IgM e IgG.

        1. Olá Simone,
          Quer dizer que tiveste COVID no passado. Siga com as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

  4. Olá, voltei aqui, porque saiu o meu resultado de sorologia para IGG que fiz e deu não reagente. Será possível uma coincidência tamanha de um falso positivo tanto para mim como para meu filho já que anteriormente deu IGM reagente para nós dois? E ainda IGG reagente para ele. Ele não fez sorologia, somente eu desta vez.
    Se puderem me ajudar a compreender melhor o que pode ter acontecido. Agradeço muito.

  5. Boa noite meu teste sorológico de IGM deu reagente e IGG não reagente isso foi dia 23 de julho meu médico pediu para que eu fizesse o PCR então fiz o teste dia 4 de agosto e deu não detectado, entre um teste e outro se passaram 13 dias. Como posso saber se sou ou não assintomática ?

    1. Oi, Rosa. Se o RT-PCR deu não detectável, provavelmente, você não está transmitindo o vírus. Isso é o que importa. O teu teste de anticorpo pode ser um falso-positivo ou pode ser que você acabe soroconvertendo e apresentando IgG reagente mais adiante. Novamente, o que importa é a transmissão do vírus. Com o resto, não se preocupe.

      1. Olá! Meus filhos estavam em contato direto com o pai e madrasta contaminados com a covid 19, então fizeram o teste mitológico no 10° dia de contato, o resultado foi não reagente com referência 0,08. Minha dúvida é esse resultado 0,08 significa q eles já tem anticorpos para covid19? Fazemos o uso do invermectina. Não consigo entender essa referência. Se puderem me esclarecer ficaria muito grata!

        1. Olá, Fabiana. Até o momento, não há nenhuma evidência científica de que a ivermectina tenha eficácia na COVID-19 e não se sabe se há interação com outros medicamentos. O ideal é apenas usar medicamentos comprovadamente eficazes para evitar efeitos colaterais indesejáveis e desconhecidos. Em relação ao teste sorológico, todos os exames possuem um valor de referência que é o limite entre o resultado positivo e o resultado negativo. Valores abaixo desse valor de referência são como se fossem ruídos no exame e devem ser interpretados como resultado negativo. Para interpretar o que aconteceu no caso dos teus filhos, é preciso saber qual o anticorpo testado. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus e IgG após 14 dias. Se o resultado que você relata é de IgM, provavelmente os teus filhos não foram infectados. Se é IgG, deve voltar a testar após 14 dias de contato com as pessoas sabidamente infectadas. O pai e a madrasta deles testaram se estavam com COVID-19 mesmo? Muitos dos sintomas da COVID-19 são semelhantes a outras doenças respiratórias.

  6. Meu filho teve sintomas do coronavirus como febre e dor de garganta fez o PCR no terceiro dia dos sintomas, a vigilância epidemiológica entrou em contato com ele e disse que estava com o vírus mas ao olharmos o resultado do laboratório deu indeterminado, aí ficamos sem entender. Alguém poderia explicar?

    1. Oi, Márcia. RT-PCR indeterminado pode ser causado por vários fatores: quantidade baixa de RNA viral, problemas na coleta e processamento das amostras, etc. O ideal seria refazer o teste. Mas, por precaução, mantenham-se em isolamento por, ao menos, 14 dias. Quando um membro da família é infectado, existe uma grande chance de passar o vírus para o restante da família.

  7. Desculpe insistir mas gostaria de saber quantos dias ele deve aguardar p fazer o teste e verificar se ele já tem anticorpos? Para nós seria muito importante saber se ele tem imunidade pois ele trabalha na segurança pública e está muito exposto, seria um alívio se a gente tivesse essa certeza. Desde já agradeço!

    1. Olá, Márcia. Pode repetir o RT-PCR imediatamente para tentar tirar a dúvida do indeterminado. Provavelmente entraram em contato com ele dizendo que estava com o vírus, mesmo tendo dado resultado indeterminado, por causa do trabalho dele. É melhor prevenir, não é? Se quiser fazer os testes de anticorpos, IgM pode ser visto após 5 a 7 dias e IgG após 14 dias, mas algumas pessoas não apresentam boa resposta de anticorpos, principalmente se forem assintomáticas ou com sintomas leves. Se ele não apresenta sintomas, não se preocupe. Façam a quarentena apenas para evitar espalhar o vírus. Tudo vai ficar bem.

  8. Olá. Tive sintomas como febre baixa, dor no corpo e muita dor de cabeça, fiz um PCR após 3 dias e outro PCR após 8 dias desses sintomas, e ambos negativos, porém no exame de sangue deu D-Dimero 952 (referência abaixo de 500), e proteína C Reativa 1,64 (referência abaixo de 0,30). Após 14 dias, fiz sorologia, deu 0,67IGM (referência para positivo acima de 1.2), e 0,3IGG (referência para positivo acima de 1.2). É possível ter tido uma carga viral baixa e não ter acusado nos exames? O q significa a concentração 0,67 para IGM?

    1. Oi, Cínthia. Muitos dos sintomas da COVID-19 são semelhantes a outras doenças. Pelos resultados de exames que você descreve (RT-PCR e sorologia quantitativa), aparentemente você não teve COVID-19. O valor referência é o limite entre um resultado negativo e um resultado positivo (os teus resultados foram negativos). Qualquer exame que a gente faça tem um valor referência para a interpretação. Abaixo desse valor, é como se fosse um ruído no exame, interpretado como negativo.

  9. tive contato com pessoas com corona virus . fiz exames igg e igm total, e deu reagente para os dois.resultado foi 7.9.
    sendo que acima de 01 reagente e abaixo 01 não reagente.
    afinal fui contaminado ou não?

        1. Oi, Estefany. IgG é um anticorpo que começa a ser detectado após 14 dias do contato com o vírus, embora esse tempo possa variar de pessoa a pessoa. Se puder, faça a sorologia quantitativa para IgM, que é mais importante. igM reagente significa possibilidade de ainda estar infectada e transmitindo o vírus. Não esqueça que os anticorpos decaem com o tempo na COVID-19, então, continue a tomar cuidados: use máscara, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

        2. Olá, Neia. Você fez um teste de antígeno. Antígenos são proteínas do vírus que estão sendo detectadas. É um teste cujo resultado equivale ao do RT-PCR, embora o RT-PCR seja mais preciso. Detectado significa que você está infectada. Fique em isolamento por, pelo menos, 14 dias. Depois disso, faça um RT-PCR ou sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório. Saia do isolamento com RT-PCR negativo e/ou IgM não reagente.

        3. Olá, meu pai fez um exame PCR (SWAB) e o resultado foi: Detecção qualitativa – DETECTADO, porém no valor de referência veio escrito NÃO DETECTADO. Não entendemos valor de referência veio com esta informação ao invés da quantidade. Muito obrigada.

        4. Oi, Gisele. Os laudos de RT-PCR são qualitativos, não quantitativos. Só vem escrito “detectado” ou “não detectado”. O valor de referência é o que é esperado em uma pessoa saudável, isto é, que o vírus seja “não detectado”. No caso do teu pai, o resultado “detectado” significa que o RNA do vírus foi detectado. Isso é interpretado como infecção ativa. Teu pai deve cumprir quarentena de, pelo menos, 14 dias. Depois disso, pode fazer o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para IgM e IgG em separado. IgM não reagente e IgG reagente significa que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  10. Boa noite
    Comecei a sentir mal dia 17, 18 mais ou menos fiz o teste dia 27, deu IgG positivo e IgM positivo, o que significa? E quanto tempo mais tenho que ficar isolada?
    Hoje é dia 01/09 , e da minha mãe deu IgG negativo e IgM positivo , posso ficar em ksa com ela ou tenho que sair ?

    1. Oi, Hadryelly. Dê uma olhada nesse post sobre interpretação dos resultados de anticorpos e o que fazer em cada caso. Enquanto vocês apresentarem IgM positivo, o ideal é manterem-se em isolamento para evitar disseminar o vírus. Pode ficar com a tua mãe porque as duas estão IgM positivo, o que significa que já entraram em contato com o vírus e o sistema imunológico de vocês está reagindo. Fiquem atentas ao aparecimento de sintomas.

  11. Boa tarde! Pessoas que tomaram a vacina H1N1, ao fazer o teste rápido de covid-19, e resultado for igg e IgM reagentes. Pode ser um falso positivo para o Igg? Obrigado

    1. Oi, Geraldo. Existem vários kits liberados pela ANVISA para realização dos testes rápidos e de sorologia. Alguns desses kits testam anticorpos contra proteínas do nucleocapsídeo do vírus (parte da partícula viral) e outros testam contra a famosa proteína Spike, que o vírus usa para entrar nas células. Os kits que detectam anticorpos contra o nucleocapsídeo do vírus podem dar mais resultados falso positivos devido à reação cruzada com outros vírus. Isso já é bem estabelecido para os outros coronavírus causadores de gripe comum, mas pode ser que haja reação cruzada com o H1N1.

  12. Boa tarde
    Iniciei com sintomas em 15/08 e testei positivo no PCR em 18/08, cumprindo o isolamento de 14 dias.
    Ontem dia 01/09 fiz o sorológico e deu IGG não reagente e IGM reagente.
    Minha dúvida é se ainda posso disseminar o vírus, mesmo já contando com 16 dias do início dos sintomas? E, pelo que entendi dos comentários acima, o IGg ainda pode ser alterado?

      1. Boa tarde, testei positivo no dia 5 de outubro , tive pneumonia e fiquei internado por 5 dias . Hoje nao tenho mais nenhum sintomas , mais continuo fazendo tratamento da pneumonia. Tais como exercícios respiratórios . Hoje exatos 45 dias IGG 13,67 IGM 6,24
        Alguém pode me explicar por gentileza ???

        1. Oi, Francisco. Muitas pessoas têm apresentado IgM reagente por um longo período, mesmo já não estando mais infectadas. Você deve estar sendo acompanhado por um médico. Ele está avaliando a evolução do teu caso. A tendência é o IgM reduzir até ficar não reagente. Talvez te interesse entrar em contato com esse grupo no Facebook: Pós-Covid-19 (Sintomas persistente 30 dias ou mais). Melhoras.

  13. eu tive pcr positivo na 2 semana de agosto, terminei a quarentena certinho, já voltou o olfato e o sabor, só fiquei com leve tosse. Fizeram serologia de control e saiu igm e igg positivos. Mas o igg maior que o igm. Debo ficar afastada mais tempo ?

  14. Olá!
    Gostaria de entender o que significa um exame sorologia igm 3,54 ua/ml e igg 6,57 ambos reagentes. Esse exame é do meu esposo e foi coletado dia 27/08.
    Nós dois fizemos exame rt pcr em 20/07 O meu deu positivo e o dele negativo. Mas ele teve todos os sintomas da covid, inclusive respiratórios. Ficamos em quarentena e nesse período da quarentena ele fez o teste rápido que deu não reagente para os dois indicadores igg e igm. Então semana passada ele quis fazer o sorológico para tirar a dúvida se teve ou não covid e o resultado foi esse que falei no início. A secretaria de saúde ao saber do resultado desse exame colocou a todos nós de novo em quarentena. Afinal, ele ainda tem
    O vírus? E ainda pode contaminar alguém ?

    1. Oi, Eliane. O teste rápido dá muitos resultados falsos e não deve ser usado para diagnóstico individual. Então, se baseie nos resultados do RT-PCR e da sorologia quantitativa, que são mais confiáveis. Pode acontecer do RT-PCR dar negativo mesmo a pessoa estando infectada: coleta errada das amostras, problemas no processamento das amostras, etc. Vocês fizeram bem em ficar em quarentena mesmo com o resultado negativo dele no RT-PCR, já que pessoas que moram juntas têm grande chance de transmitir o vírus umas para as outras. O teste sorológico quantitativo dele realizado semana passada confirma que ele teve contato com o vírus. Como ele está com IgM positivo, existe a possibilidade de ainda estar infectado e transmitindo o vírus. Mantenham-se em isolamento e repitam o teste após 15 dias do último teste sorológico. Repitam a cada 15 dias até ter IgM negativo.

    2. Boa tarde. Fiz o teste rápido e deu igM reagente e igG não reagente. Não tive nenhum sintomas. Falaram que provavelmente eu estaria infectada há 7 dias e que deveria ficar 7 dias (contando a partir da data que fiz o teste) em isolamento. Gostaria de fazer o exame sorológico quantitativo, posso fazer assim que acabar esses 7 dias de isolamento?

      1. Oi, Fernanda. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Pediram para você ficar sete dias em isolamento por precaução. IgM aparece após 5 a 7 dias da exposição ao vírus, então eles estão considerando que você já estava infectada há 7 dias quando fez o teste e precisaria de mais 7 dias para cumprir a quarentena de 14 dias. Após esse tempo, pode fazer o sorológico quantitativo, sim. Se estiver com IgM não reagente, pode sair do isolamento.

  15. Boa tarde, minha tia de 93 anos, mora em um lar de idosos, la ela fez um teste igm/igg no dia 20/07 junto com todos idosos e enfermeiros, ela e a maioria deram resultado positivo.
    Falaram que ela em especifico ainda estava com o virus por causa de não ter anticorpos, sendo que todos estão sem sintomas.
    Dia 31/08 realizaram todos PCR e somente a minha tia e outro idoso estão positivos nesse exame, mas, sem sintomas. O que devo fazer, esperar 14 dias e refazer o exame?

    1. Olá, Jean Paulo. Essa situação requer muito cuidado porque a tua tia pertence a um dos grupos de risco para a doença e mora em um lar de idosos. Os idosos que tiveram resultado positivo no RT-PCR deveriam ser afastados dos demais idosos, já que têm potencial de transmissão do vírus. Seria possível trazer a tua tia para casa durante o isolamento? Se não for, converse com os responsáveis pelo lar de idosos para saber quais providências eles irão tomar para evitar disseminação do vírus. O teste que fizeram inicialmente em todos os idosos foi um teste rápido ou foi o sorológico quantitativo, com coleta de sangue e análise em laboratório? Os testes rápidos não são confiáveis para diagnóstico e, se foram esses os testes feitos, não há segurança de que os demais idosos tenham anticorpos realmente. Aliás, quando envelhecemos, a resposta imunológica do nosso organismo fica deficiente e é possível que não haja produção de anticorpos. Mantenha a tua tia em isolamento por 14 dias e refaça o RT-PCR. O esperado é que dê negativo, mas algumas pessoas dão resultado positivo por um longo tempo. RT-PCR positivo é interpretado como potencial infecção ativa. Se der positivo, mantenha o isolamento por mais 14 dias e repita o teste até dar negativo. Fique atento aos sintomas e alerte o pessoal do lar de idosos. Muitas vezes os idosos que estão nesses lares não conseguem falar que não estão se sentindo bem. Pela idade dela, qualquer sintoma é preocupante, mesmo que pareça um sintoma leve. O ideal é que ela seja acompanhada por um médico, que poderá até preferir hospitalizá-la para poder acompanhar o caso de forma mais adequada. Parabéns pelo cuidado e preocupação com ela. Melhoras.

    2. Gostaria que me informasse se nesse resultado estou com covid ou nao….indice de IgG 0.00 e o indice de IgM 0.25

      1. Olá, Carla. No laudo que emitiram deve estar escrito se a interpretação é reagente ou não reagente. Provavelmente está não reagente para os dois. Isso significa que você nunca entrou em contato com o vírus. Esse valor pequeno no IgM deve estar abaixo do limite previsto no kit que foi usado para analisar a tua amostra acima do qual é considerado reagente. É como se fosse um ruído do teste. Significa negativo.

  16. Fi z o teste por curiosidade 1/7 para saber se eu já tinha anticorpos no laboratorio por sorologia metodo ELISA, saiu que eu estava IGM 4,92 positivo, IGG nao reativo. Sem sintomas algum. Fiquei em isolamento por uma semana, nao posso fazer PCR Pq acabei de fazer rinoplastia!! Meu esposo fez PCR e Sorologia testou negativo também.
    Hoje dia 6/9 fiz o de farmácia e testei IGM e IGG nao reagente. Continuo sem sintoma algum, porém estou em isolamento.

    O que eu faço?

    1. Oi, Caroline. O teste rápido não é confiável para diagnóstico individual, portanto, se quiser fazer um novo teste sorológico, faça o teste quantitativo que você fez antes. Você fez o teste em 01/07 ou 01/09? Mantenha-se em isolamento por 14 dias contando do dia do ELISA. Após esse tempo, refaça o sorológico quantitativo. Você deve permanecer em isolamento até ter resultado IgM negativo.

  17. Boa tarde, dia 29/08 fiz um exame sorológico COVID 19 pelo método Quimioluminescência. Sendo que fiz por fazer, não tinha nenhum sintoma, só queria saber se em algum momento já tinha tido o contato com o vírus, para minha surpresa meu IgM reagente 3,2UA/ml e IgG não reagente 0,5UA/ml, a médica me receitou 3 comprimidos de ivermectina e 5 dias de azitromicina.
    Dia 08/09 repeti o exame e meu IgM reagente 2,0UA/ml e IgG não reagente 0,4UA/ml. Hoje estou com uma leve tosse somente. Será que corro o risco de evoluir para a forma grave da doença já que meus IgM e IgG estão abaixando ao invés de levantarem?

    1. Oi, Anderson. Não se sabe ainda porque algumas pessoas evoluem para formas graves da doença e outras não. Se você não tem sintomas, é provável que permaneça assintomático até o final. Poucas são as pessoas que evoluem para quadros graves. Você tem alguma comorbidade? Como você está tendo acompanhamento médico, deve correr tudo bem. Caso sinta aumento dos sintomas, entre em contato com a tua médica. Melhoras.

  18. Olá fiz um teste rápido qualitativo dia 08 set, que deu IGM reagente, e IGG não reagente. No dia 09 set fiz o PCR e deu Não Detectável. Eu não tenho nenhum sintoma. Meu médico acredita que é um falso positivo. Queria saber sua opinião. Att

    1. Oi, Rafael. O médico é o profissional mais capacitado para avaliar se uma pessoa está infectada ou não. O teu médico tem razão em suspeitar do teste rápido que você fez. Esses testes dão muitos resultados falsos e não são adequados para diagnóstico individual. A avaliação que ele fez do teu caso levou em consideração os resultados dos testes, a inadequação dos testes rápidos para diagnóstico e o aspecto clínico (ausência de sintomas), além de histórico de ausência de contato com pessoas infectadas (você não deve ter tido contato com ninguém, não é isso?). Você pode confiar no que o teu médico te falou.

      1. Eu tive contato com um amigo médico faz 6 dias, que não apresentava sintomas, e ficamos sem mascaras conversando. Fiz o qualitativo e o PCR depois de 4 dias. A duvida é se ainda posso apresentar sintomas.

        1. Oi, Rafael. É provável que o teu amigo não estivesse infectado. A maior parte das pessoas não está infectada. Pode confiar no que o teu médico falou.

  19. Bom dia, comecei a sentir sintomas leves de covid como dor de cabeça, falta de paladar e olfato dia 23/08 me isolei e aguardei a quarentena. Semana passada fiz o teste e deu postivo para o IGM e IGG. Essa semana refiz e continua dando positivo para os dois, sendo que não tenho mais nenhum sintoma. É possível? Preciso continuar isolada? Já tem quase 1 mês do início dos sintomas….

    1. Oi, Isabelle. Algumas pessoas carreiam o vírus por um longo tempo. Para você sair do isolamento, tem que ter resultado de RT-PCR negativo e/ou IgM negativo. Qual teste de anticorpos você está fazendo? Não faça o teste rápido porque ele dá muitos resultados falsos e não é adequado para diagnóstico individual. Faça a sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório. Tem sido relatado IgM positivo mais de 20 dias após a infecção, portanto, teu resultado não é anormal.

      1. Fiz vários testes sorológicos e hj já fazem mais de 2 meses e meio que testo positivo para COVID. Igm de 2.0 e Igg 0.1. Sei que estou com uma infecção ativa pelo igm acima de 1.0. Estou muito nervosa com esses resultados pois nunca ouvir relatos de uma pessoa tá contaminada por mais de 2 meses. Sempre fui assintomática e só fiz o 1 teste por curiosidade. Que teste devo fazer além dos sorológicos para confirmar esse longo período de infecção? Fiz o trabalho pcr por 2 vezes e tds deram negativos.

        1. Oi, Rita. Como você tem o resultado do RT-PCR, que foi negativo por duas vezes, é provável que não esteja mais com infecção ativa. Algumas pessoas têm IgM reagente por um longo tempo, mesmo após não estarem mais com a infecção. Além disso, existem vários kits de anticorpos aprovados pela ANVISA e pode ser que o que você usou esteja dando resultados falso-positivos. Talvez te interesse entrar em contato com esse grupo no Facebook: Pós-Covid-19 (Sintomas persistente 30 dias ou mais).

        2. Eu estou nessa mesma situação, IgM 1.1 e sem IgG, e há 2 meses meu IgM tinha dado primeiro 1.76 depois de 7 dias deu 4. E hoje IgM 1.1 sem sintomas.

        3. Oi, Míria. Você fez os testes sempre no mesmo laboratório? Se não fez, não dá para comparar valores. Os valores dos resultados de anticorpos não são diretamente comparáveis. Existem vários kits aprovados pela ANVISA e cada kit detecta anticorpos contra proteínas diferentes do vírus.

  20. Oi, fiquei sabendo que minha tia testou positivo para o COVID e começou a sentir os sintomas dia 09/08. Sendo que no dia 07/08 ela chegou de uma viagem do final de semana pra caldas. Além disso, ela testou positivo tanto no teste rápido quanto no teste de sangue, Está com febre.. dor no corpo..dor de cabeça..
    Tive contato com ela no dia 28/08.
    Minha prima tbm começou a sentir sintomas, leves, mas não fez a viagem junto com ela.
    Há a possibilidade de ela já ter contraído o vírus no dia que tive Contato com ela?
    Devo realizar o teste ou me isolar?
    Atualmente sinto somente uma leve fadiga ao acordar pela manhã e tosse esporádica..

    1. Oi, Mateus. Como você teve contato com uma pessoa sintomática e que deu positivo nos testes de anticorpos, seria bom você verificar se não contraiu o vírus, ainda mais que você está relatando sintomas. Faça o RT-PCR, para ver se há possibilidade de infecção ativa, ou o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Não faça o teste rápido porque dá muitos resultados falsos e não é adequado para diagnóstico individual. No sorológico quantitativo, IgM positivo/reagente é interpretado como indicativo de infecção.

      1. Oi boa noite,o meu marido fez oteste do covid19 e o resultado foi detectável. O que isso significa,por favor me ajude

        1. Olá Luzia,
          Se o teste foi de anticorpos, significa que ele teve o vírus no passado. Se foi o RT-PCR, significa que ele está infectado e que vcês precisam se isolar. Espero ter ajudado.

  21. Boa noite, na primeira semana de setembro apresentei tosse seca, dias após tosse e secreção.
    Dia 09/09 fiz o teste RT-PCR, quando testou DETECTADO.
    Dia 16/09 fiz o teste de sorologia e acusou NAO REAGENTE PRA IgG e IgM.
    Gostaria de obter informações sobre esses testes e quanto ao meu quadro clínico?

    1. Oi, Thiago. Só um médico pode avaliar o teu quadro clínico e fazer um diagnóstico. O que nós podemos fazer é te auxiliar a entender os resultados dos testes. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias e IgG 14 dias após o início dos sintomas. Mas algumas pessoas não têm boa resposta de anticorpos, principalmente se estiverem assintomáticas ou com sintomas leves, como o teu caso. Pode ser que ainda haja soroconversão mais adiante.

  22. Oiii fiz um teste de sorologia no dia 16/07 na empresa que eu trabalhava e deu IGM reagente e IGG não reagente mais estava assintomática fiz os 14 dias de isolamento, porém troquei de empresa e realizei o teste de novo no dia 19/09 porém deu IGM reagente de novo e IGG não reagente continuo sem sintomas algum, o que pode ter acontecido?

    1. Oi, Giulliana. Os testes que você fez foram do tipo teste rápido? Esses testes não são adequados para fazer diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Apesar disso, várias empresas estão usando esses testes para avaliar se os funcionários estão infectados. O melhor que você poderia fazer é um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para confirmar esses resultados de IgM. O mais provável é que seja um falso-positivo.

      1. Oi bom dia,
        Uma pessoa totalmente assintomática para o covid 19, pode ao fim de 14 dias ficar livre do vírus sem ter tomado nenhum medicamento, ou seja falo hipoteticamente de um indivíduo que entra em contato com o vírus sem saber, mas é usuário de práticas de proteção coletiva, portanto não faz parte da lista de contagiados.
        Ou seja se em 14 dias o vírus não encubar, a partir daí este indivíduo está curado apenas com ação dos anticorpos?
        Qual o limiar das condições clínicas de um indivíduo ficar em casa isolado Com certas medicações e de tomar iniciativa de procurar um hospital.
        Ednelson

        1. Olá, Ednelson. As tuas dúvidas são muito importantes. Muitas pessoas devem ter as mesmas dúvidas, mas não sabem nem como perguntar. Primeiro, é importante ter em mente que nem todo mundo que é exposto ao vírus irá ser infectado. Entre os que forem infectados, nem todos irão desenvolver a doença (assintomáticos). Entre os sintomáticos, a maioria terá sintomas leves (febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, perda de olfato e paladar, entre outros). Alguns terão sintomas de baixa gravidade e uma minoria terá que ser hospitalizada por conta de sintomas mais graves. O limite de 14 dias tem sido utilizado para verificar se os sintomas aparecem. Se não aparecerem nesse tempo, provavelmente não irão mais aparecer. Nesse caso, a pessoa não deverá estar mais infectada e não transmitirá o vírus. Caso apareçam sintomas, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a pessoa permaneça em isolamento até que os sintomas (principalmente fabre, tosse e coriza) desapareçam. A pessoa só deve sair do isolamento após três dias sem sintomas, tendo permanecido um mínimo de 13 dias em isolamento. Veja esse nosso post sobre esse assunto.
          Não existem medicações com eficácia comprovada contra a COVID-19 para uso em casos iniciais da doença ou para prevenção. Os medicamentos que já se comprovaram úteis são para utilização hospitalar em casos graves.
          A iniciativa de procurar um hospital irá depender dos sintomas. Se o indivíduo sintomático tiver sintomas que causem desconforto (dores, dificuldade em respirar, etc), deve procurar o hospital para atendimento médico adequado. Se os sintomas forem mais leves, pode procurar o hospital, mas isso não é obrigatório. O importante, nesse caso, seria ficar em isolamento para não transmitir o vírus para outras pessoas.
          Outro ponto importante é a testagem. Muitos dos sintomas da COVID-19 são semelhantes aos de outras viroses respiratórias, então, para uma pessoa ter certeza de que é COVID-19, deve fazer algum teste. O teste mais adequado é o RT-PCR, que deve ser realizado, de preferência, nos primeiros dias após o aparecimento dos sintomas ou após contato com uma pessoa com COVID-19 comprovada. Os testes de anticorpos só dão resultados positivos depois: o esperado é IgM dar positivo após 5 a 7 dias e IgG após 14 dias, mas isso varia muito de pessoa a pessoa.
          Uma última pergunta em relação à testagem é: será necessário fazer a testagem em todos os casos de suspeita de infecção pelo SARS-CoV-2? Provavelmente não. O que é importante, como dissemos acima, é o isolamento em caso de suspeita de infecção. Isso é o que irá barrar a disseminação do vírus. A testagem é importante para que as autoridades públicas possam acompanhar a evolução da doença no país, o que irá auxiliar na tomada de medidas públicas, como abertura de comércio, escolas, etc. A preocupação de quem estiver infectado deve ser observar os sintomas e procurar ajuda médica, como explicado acima. O médico é quem irá solicitar os testes de COVID-19 para fazer o diagnóstico correto e proceder ao tratamento.

        2. Boa noite gostaria de saber eu fiz um teste rápido com sintomas gripal com 4 dias deu negativo, depois repetir com 12 dias deu IgM e IgG reagente, eu tenho risco contaminar?
          Já pense 14 dias no isolamento já posso trabalhar?

        3. Olá, Smith. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Tente fazer um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para IgM e IgG em separado. IgM reagente é associado à possibilidade de ainda estar infectado e capaz de transmitir o vírus.

  23. Bom dia,
    A nora da minha esposa, teve no seu trabalho no dia 23/9, um caso de um colega de trabalho que está com a esposa dele contaminada com covid 19, confirmado por teste.
    Ela , a nossa nora,, usa mascara no trabalho e apenas tem contato diário raro, de no mínimo 1,5 m de distância, com este colega de trabalho possivelmente infectado.
    A empresa colocou todo o grupo de trabalho destes envolvidos por 7 dias em casa, e o empregado supostamente infectado, orientado a ser testado. (não sabemos qual teste foi definido para fazer) e o resultado sai dia 27/9, neste próximo domingo.
    Em que condições a nossa nora deveria voltar a trabalhar,?precisaria fazer um teste também ? (qual teste seria recomendado e mais confiável para ela).
    A empresa determinou retorno do grupo quarta feira que vem, dia 30/9, quando completará 7 dias de afastamento do trabalho.
    Pergunto, 7 dias para o retorno não é pouco tempo?
    E quanto ao nosso filho casado com o ela , seria recomendável testar também ( qual o teste recomendado)?
    Atenciosamente
    Ednelson
    Se o teste do empregado da empresa der negativo, considera-se seguro o retorno de todos?
    Este empregado deveria aguardar a esposa testar negativo, para então retornar ao convívio do trabalho.
    O casal
    Obrigado
    Ednelson

    1. Bem interessante o relato. Quanto mais próximo for o convívio com uma pessoa infectada, maior a chance de se infectar. Pessoas que habitam a mesma residência possuem maior probabilidade de infecção, embora essa probabilidade não seja 100%. Por isso é importante que o colega de trabalho da tua nora cumpra o isolamento, mesmo que o resultado dele na testagem seja negativo (existe possibilidade de resultado falso-negativo).
      Outro fator importante que você relatou é que a tua nora pratica o distanciamento (1,5m de distância dos colegas) e usa máscaras de proteção no trabalho. Essas duas medidas reduzem muito a probabilidade dela se infectar se algum colega estiver com COVID-19. A higienização frequente das mãos também é importante. Essas são as formas pelas quais nós podemos nos prevenir da doença. Portanto, a probabilidade da tua nora ter se infectado é reduzida.
      Em locais de trabalho, devemos ficar atentos também à circulação de ar. Ambientes arejados reduzem a probabilidade de disseminação do vírus. A utilização de ar condicionado deve ser evitada, principalmente se for ar central.
      Sete dias de afastamento dos funcionários é pouco (ver na resposta ao teu outro comentário), mas pode ser que a intenção da empresa seja testar os funcionários para IgM após esse período (IgG ainda não irá aparecer). Resultado IgM positivo é interpretado como possibilidade de infecção ativa, porém existe possibilidade de resultados falso-positivos e falso-negativos, principalmente se forem utilizados testes rápidos. Portanto, o recomendado seria incentivar o home-office (se possível) durante os 14 dias necessários para observar o aparecimento de sintomas e de anticorpos IgG.
      Como explicado no teu comentário anterior, a tua nora não precisa, obrigatoriamente, fazer teste de COVID-19 para voltar a trabalhar, porém ela deve seguir as orientações da empresa. O mais importante é fazer a quarentena de 14 dias e observar se há aparecimento de sintomas.
      Quanto ao teu filho, se a possibilidade da tua nora ter se infectado é reduzida, devido aos cuidados que ela tem no trabalho, a probabilidade de ela ter infectado o teu filho é menor ainda. Eles podem tomar cuidados em casa para o teu filho não se infectar, caso a tua nora esteja com o vírus: ela deve usar máscara dentro de casa, não compartilhar itens de uso pessoal e desinfetar as superfícies que tocar. Vai dar tudo certo.

  24. Boa noite! Eu desenvolvi uma tosse seca no 17/09 e nos dias 18 a 20/09 tive sensação de febre (37,5 graus), dor nas costas, moleza no corpo, nariz entupido, coriza e leve dor de cabeça, espirro, mas já sem tosse. A partir do dia 21/09 já estava sem sintomas, mas apesar disso 2 dias depois perdi completamente o olfato. Fiz os testes de sorologia IGM com 9 dias e IGG com 12 dias e os dois deram não reagentes. Porém, já estou há uma semana sem olfato. É possível que eu esteja nesse grupo que o não detecta se tive contato com o vírus? Seria interessante que eu fizesse um novo teste?

    1. Oi, Sônia. Muitas pessoas não produzem anticorpos em quantidade detectável nos testes. Os teus sintomas são condizentes com COVID-19, porém apenas um médico pode te avaliar e orientar em relação a isso. Ele vai te solicitar os exames necessários.

      1. Oi Hoje dia 27 fiz o teste rápido da covid e o médico falou que eu já fui infectada deu reagente e também falou que não contaminou ninguém e também não sou Mais contaminada e liberou pra voltar ao trabalho está certo isso ou tenho que repetir exame

        1. Olá, Maria Pedrina. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Faça um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  25. Hoje meu filho, meu marido e eu fizemos aquele teste rápido no dados do bem para igg e igm e de todos deu positivo para os dois ( igg e igm) porém tivemos os sintomas a bem mais de 14 dias, na verdade no dia que fizemos os testes estávamos fazendo quase um mês. Minha dúvida é se por apresentar igm positivo ainda estamos transmitindo o vírus? Meu filho ainda está com um pouco de tosse seca ao fazer esforço, e eu ainda não recuperei o olfato totalmente. Tenho essa dúvida pois temos uma avó cardiopata de 89 anos que não pegou e não podemos passar de forma alguma! Desde já grata Andressa

    1. Oi, Andressa. IgM positivo é interpretado como provável infecção ativa. Ninguém pode te dar certeza de que estão com o vírus realmente, mas é melhor prevenir do que remediar. Se vocês conseguirem, o melhor seria fazer um teste sorológico quantitativo (aquele com coleta de sangue em laboratório) para ver o IgM. Os testes rápidos dão muitos resultados falsos e não são confiáveis para diagnóstico, mas o fato de estarem com sintomas característicos de COVID-19 pode significar que o teste deu resultado verdadeiro. Procuraram um médico?

  26. Bom dia! Por ter tido contato com uma pessoa que testou positivo fiz o PCR em 05/09 e deu positivo. Não tive nenhum sintoma, cumpri o isolamento em casa por 15 dias.
    Fiz exames de rotina ontem e aproveitei para fazer o Sorologia IGG e deu não reagente 0,03.
    Gostaria de entender este resultado.
    Obrigada

    1. Oi, Carolina. Como você fez a sorologia um mês após a exposição ao vírus, era esperado que desse IgG reagente, mas algumas pessoas não apresentam boa resposta de anticorpos e demoram a soroconverter ou não desenvolvem IgG em quantidades detectáveis. Se puder, faça a sorologia para ver IgM. O resultado de IgM é mais interessante do que IgG porque IgM é correlacionado com possibilidade de infecção ativa. Para ficar mais tranquila, você deve estar IgM não reagente.

  27. Boa noite ,
    Tive os sintomas como falta de paladar e muita dor de cabeça , dor no cor , faz em torno de 3 a 4 meses , porém onde meu pai trabalha estava fazendo o teste que fura o dedinho , não tenho sintomas nenhum , vivo uma vida normal,com todos os cuidados , minha duvida é , porque o exame da IgG e Igm reagente , quer dizer que criei anticorpos

    1. Olá, Hadria. O exame que fura o dedinho é o teste rápido. Esse teste não é adequado para diagnóstico individual porque dá muitos resultados falsos. O ideal seria fazer o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Se você teve esses sintomas leves há mais de 3 meses e agora não apresenta nenhum sintoma, provavelmente já não está mais com a COVID-19. O esperado no teu caso é IgM não reagente e IgG reagente, significando que já fez a soroconversão para IgG (anticorpo protetor). IgM positivo é associado à possibilidade de infecção ativa, enquanto IgM negativo significa que não está mais infectada. O teu resultado de IgM positivo pode ser devido à pouca especificidade do teste rápido. Se puder fazer o sorológico quantitativo, conforme sugerimos acima, iria ter mais certeza. Mas não se esqueça que pessoas que já tiveram a COVID-19 podem se reinfectar. Continue a usar máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  28. Boa tarde.
    Meu esposo teve contato com uma pessoa contaminada no trabalho. Ele fez o exames e tanto o Igg quanto o Igm deram não reagente. E o resultado do exame Swab de Nasofaringe foi Detectedo.
    Nesse caso ele está ou não contaminado?

    1. Olá, Valquíria. O resultado do suabe de nasofaringe (RT-PCR) é o mais confiável. Se deu detectado é porque ele foi infectado pelo vírus. Os resultados de testes de anticorpos dependem de muitos fatores: teste rápido x sorológico quantitativo, número de dias pós-infecção em que o teste foi realizado, reação do sistema imunológico de cada pessoa, etc. Os testes rápidos não são confiáveis para diagnóstico individual porque dão muitos resultados negativos. O ideal é fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após a infecção e IgG após 14 dias, mas isso varia de pessoa para pessoa. A transmissão do vírus entre pessoas que moram juntas é muito fácil, então, você e o teu marido deves se manter em isolamento por, pelo menos, 14 dias.

  29. O meu exame de anticorpos totais igg/igm de reagente índice 84,2.
    Fiquei sem entender se estou e se já tive

    1. Oi, Renata. Alguns kits avaliam a produção total de anticorpos (IgM + IgG), ao invés de avaliar cada um deles em separado. A vantagem desses kits é que, como avaliam os dois tipos juntos, conseguem detectar se houve produção de anticorpos mais facilmente. Às vezes, a quantidade de anticorpos produzidos é pequena para que os kits que fazem a detecção em separado consigam detectá-los. A desvantagem é que não se sabe qual dos dois tipos de anticorpos está sendo produzido ou se são os dois. IgM está associada a infecção recente, muitas vezes ativa, enquanto IgG é contato com o vírus há mais de 14 dias. O teu resultado de anticorpos totais reagentes significa que você teve contato com o vírus e o teu organismo reagiu com a produção de anticorpos. Para saber se você ainda está infectada, pode fazer o RT-PCR ou a sorologia quantitativa para IgM separada.

  30. Bom dia. Recentemente fiz um exame de sangue pra covid 19 sendo os resultados IgG 0,372 e igM 1,006. Como interpretá-los? Obrigada pela atenção.

    1. Olá, Neusa. No laudo do exame deve estar escrito se esses valores correspondem a reagente (positivo) ou não reagente (negativo). Os valores dependem do kit que foi usado para fazer o teste e apenas o laboratório que fez é que pode fazer a interpretação. De qualquer forma, os valores parecem baixos e devem ser não reagentes. Confirme isso no laudo. Resultado não reagente para IgM e IgG, principalmente na ausência de sintomas ou de histórico de contato com pessoa com COVID-19, significam que você não apresenta anticorpos contra o vírus. Isso pode significar que você nunca foi exposta ao vírus ou que foi exposta há pouco tempo. Os anticorpos demoram alguns dias para aparecer.

  31. Bom dia! Fiz exame de sorologia para SARS COVID -2 deu resultado – Anticorpo total (incluído IgG) reagente com índice 20.16. Como devo avaliar?

    1. Oi, Márcia. Os resultados de anticorpos totais dizem se você entrou em contato com o vírus, mas não dá para saber há quanto tempo nem em que fase da doença você está. A vantagem dos kits de anticorpos totais é que conseguem detectar mesmo pequenas quantidades de anticorpos (algumas pessoas produzem pouca quantidade, que não é detectada nos kits específicos para cada tipo de anticorpo). Se quiser saber mais, faça o teste sorológico para IgM e IgG em separado. IgM está associada à fase aguda da doença, com possibilidade de ainda estar infectado, enquanto IgG significa que a exposição ao vírus foi há mais tempo.

  32. Bom dia.

    Fiz o teste de sorologia para o COvid e deu os seguintes resultados:
    Anticorpos IgA-SARS-CoV-2 …………………: Reagente 3,56
    Anticorpos IgG-SARS-CoV-2 …………………: Reagente 2,40
    Não estou com nenhum sintoma especifico no momento. COmo interpreto esses resultados.

    1. Oi, Ana. Alguns kits testam IgA ao invés de IgM porque, aparentemente, IgA positiva primeiro. Mas a interpretação é a mesma: IgA reagente significa que há possibilidade de infecção ativa, que deve ser confirmada pelo RT-PCR. Como apresentou IgG reagente, o contato com o vírus não é tão recente e existe boa chance de dar RT-PCR negativo.

  33. Boa noite!
    Fiz o teste rápido hoje e o IgM e IgG deram positivos. Fiquei surpresa, pois nunca tive sintomas.
    O que isso significa? Por favor!

    1. Oi, Mariana. O teste rápido não é adequado para fazer diagnóstico individual porque dá muitos resultados falsos. Ele pode ser usado para fazer triagem de pessoas suspeitas de COVID-19, mas pessoas positivas no teste rápido devem confirmar o resultado fazendo teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Faça o sorológico quantitativo para IgM e IgG em separado, para confirmar o teu resultado. A maioria das pessoas infectadas são assintomáticas ou apresentam sintomas leves, que podem passar despercebidos.

  34. Boa noite.
    Meus primeiros sintomas da Covid foram dia 20/06 e testei positivo PCR no dia 25/06.
    No dia 08/08 fiz a sorologia (Quimioluminescência) e tive IgM 1,3 Ua/mL e IgG 2,3 Ua/mL.
    Em 23/10 repeti a sorologia (Quimioluminescência) e dessa vez meu resultado deu IgM 4,5 Ua/mL e IgG 57,2 Ua/mL.
    Ainda posso transmitir mesmo depois de 4 meses? É normal esse IgM aumentar assim mesmo com o IgG tão alto?

    1. Oi, Paula. Não é esperado aumento de IgM após tanto tempo, embora o aumento relatado não seja muito grande. Também é pouco tempo para ser esperado que você estivesse novamente susceptível à doença. A primeira coisa a descartar é se você ainda está, por algum motivo, infectada. Para isso seria bom refazer o RT-PCR. Se der negativo, pode ficar tranquila. Provavelmente a diferença de valores é irrelevante, já que é muito pequena. Como esperado, IgG aumentou durante esse período, mostrando que o teu organismo está reagindo adequadamente.

  35. Boa noite.
    Só mais uma dúvida.

    Meu PCR foi positivo em 25 de junho e no primeiro exame de sorologia que fiz, em 08 de agosto, os valores de referência eram :

    Valores de referência aplicados a IgM e IgG
    Não Reagente: Inferior a 0,9 UA/mL
    Indeterminado: 0,9 a 1,0 UA/mL
    Reagente: Superior ou igual a 1,1 UA/mL

    No segundo teste de sorologia que fiz dia 23 de outubro, os valores estavam diferentes:

    Valores de referência aplicados a IgM:
    Não Reagente.: Inferior a 1,1
    Reagente…..: Superior ou igual a 1,1
    Valores de referência aplicados a IgG:
    Não Reagente.: Inferior a 12,0 UA/mL
    Indeterminado: Superior ou igual a 12,0 e inferior a 15,0 UA/mL
    Reagente…..: Superior ou igual a 15,0 UA/mL

    Houve alteração no valor de referência? Os dois exames foram sorologia pelo método “quimioluminescência” e material “soro”.

    1. Oi, Paula. O problema é que vários kits foram aprovados pela ANVISA para uso no Brasil, inclusive mais de um usando o método da quimioluminescência, sendo que cada um deles têm os valores de referência fornecidos pelo fabricante do kit. Cada kit pode detectar anticorpos contra uma proteína diferente do vírus, por isso a diferença. Você fez os dois testes no mesmo laboratório? O mais provável é que tenham sido usados kits diferentes, por isso os valores para interpretação são diferentes.

      1. Bom dia. Fiz os testes em laboratórios diferentes, pois achei que o meu IgM positivo depois de 2 meses poderia ser erro do exame / laboratório, por isso que refiz em outro laboratório e o IgM passou de 1,3 (reagente) para 4,5 (reagente).

        1. Oi, Paula. Sendo laboratórios diferentes, reforça a hipótese de que tenham sido usados kits diferentes. O que importa é que está dando reagente, mesmo após um longo tempo. Faça um RT-PCR para verificar se você não está ainda carreando o vírus. Essa poderia ser uma outra explicação para o aumento do IgM.

  36. Boa noite fiz um tesre sorológico para Sars cov 2 anticorpos o resultado foi reagente indíce 174,30
    Eu tive a doença em maio o que este teste significa?

    1. Oi, Elisangela. Isso vai depender de qual anticorpo foi avaliado. Como você teve a doença em maio, é provável que esse resultado seja de IgG, que é um tipo de anticorpo que aparece após 14 dias do início da doença e aumenta com o tempo. Verifique se está escrito no laudo que é IgG. Isso significa que o teu corpo entrou em contato com o vírus e reagiu da forma correta, produzindo anticorpos. Não se preocupe.

  37. Bom noite! Fiz exame de sorologia para Sars Covid 2 – Anticorpos Totais Incluindo Igm/Igg. O resultado foi positivo para anticorpos totais. Índice 17,22. Mas não reagente para Igm e Igg. Como devo interpretar?

    1. Oi, Marina. Algumas pessoas não produzem grandes quantidades de anticorpos, principalmente se foram assintomáticas ou tiveram COVID-19 leve. Nesse caso, o uso de kits que detectam anticorpos totais (IgM + IgG e, às vezes, + IgA) é interessante. Esses kits são capazes de detectar mesmo pequenas quantidades de anticorpos porque detectam o somatório deles. Como você teve resultado reagente, isso significa que entrou em contato com o vírus e o teu corpo reagiu produzindo anticorpos. O problema é que, apenas com os kits para anticorpos totais, não se sabe qual anticorpo está sendo produzido. Por isso pode-se fazer, também, a detecção de IgM e IgG em separado, como ocorreu no teu caso. O fato de ter dado não reagente apenas comprova que você produziu pequena quantidade de anticorpos. Você fez RT-PCR ou teve algum sintoma para ter uma ideia de há quanto tempo teria tido a COVID-19? Pode tentar refazer o teste com os anticorpos em separado daqui a 14 dias para ver se IgG já aparece.

  38. olá bom dia fiz o teste de Sorologia para Sars cov 2 Anticorpo e saiu o seguinte Incluído Igg
    Resultado Reagente
    Indíce 174.30
    o que isso significa?

    1. Oi, Elisangela. IgG é um anticorpo que é produzido após 14 dias de contato com o vírus. O ideal é ter o resultado de IgM também. IgM não reagente IgG reagente significa que a pessoa teve a doença, mas não está mais infectado. Só com o resultado do IgG, o que dá para saber é que teve a doença, mas não se sabe se ainda há infecção. Você teve sintomas? Há quanto tempo foram os sintomas?

      1. Boa noite sim tive em maio a doença, porém achei que não teria mais imunidade pois já passou 5 meses.

        1. Oi, Elisangela. Se sabe que o IgG diminui com o tempo na COVID-19, mas temos tão pouco tempo de pandemia (alguns meses apenas) que é difícil dizer quanto tempo ele irá durar. Estudos recentes encontraram anticorpos 7 meses após a doença. Só que você está certa: a tua imunidade irá diminuir a qualquer hora. Então, continue tomando cuidado para não se reinfectar.

  39. Eu (de 63 anos) e meu marido (de 55 anos), ambos morando juntos e sozinhos, fizemos testes de sorologia na Labs no 28 de Setembro e, depois, no dia 20 de Outubro.
    Tanto no meu caso quanto no do meu marido, os resultados anterior e atual foram idênticos, sendo que no meu caso deu REAGENTE para igM (1.6) e NÃO REAGENTE para igG (0,1); e no caso do meu marido, deu NÃO REAGENTE para igM (0,6) e NÃO REAGENTE para igG (0,1).
    Confirmando: os resultados anteriores e atuais foram idênticos; ou seja, no meu caso, o igG já deveria ter subido e o igM caído; e meu marido já deveria ter sido contaminado, pois entre nós não há nenhum tipo de isolamento.
    Há possibilidade de haver falso positivo, ou do laboratório já ter um resultado pré definido para aqueles com mais de 60 anos, já que minha médica (que tem mais de 60 anos) teve os resultados idênticos ao meu?

    1. Oi, Lucilia. Nenhum laboratório teria resultados pré-definidos para nenhum grupo e os valores usados para dizer se a pessoa é positiva ou não são iguais para todas as faixas etárias. Se sabe que algumas pessoas apresentam IgM reagente por um longo tempo, mesmo não estando mais infectadas. Além disso, pessoas idosas possuem um sistema imunológico mais deficiente e produzem menos anticorpos, o que aumenta o risco. Pode ser que essa seja a explicação para você não ter o IgG aparecendo nos testes. Não significa que não esteja produzindo, mas que a quantidade é pequena e acaba não sendo detectada. Essa pode ser a explicação para o teu marido também, já que o esperado é que ele também tenha sido infectado. Vocês estão tendo acompanhamento médico e estão assintomáticos; isso é o que importa. Converse com a tua médica sobre a possibilidade de fazer testes em outro laboratório (cada laboratório pode usar kits diferentes). Você irá ficar mais tranquila.

  40. Olá senti dor de garganta e dores nas articulaçoes com 12 dias mais ou menos fiz o teste rapido e deu reagente para igg gostaria de saber se tenho que ficar em isolamento ou so ter o distanciamento?

    1. Oi, Marluce. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. O ideal seria fazer teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Faça o teste para IgM e IgG em separado. Para ter certeza que não está mais infectada deve ter resultado IgM não reagente. Também pode fazer o RT-PCR para ver se já está negativo. De qualquer forma, depois que retornar à rotina, deve manter todos os cuidados: usar máscaras, lavar as mãos frequentemente e manter distância de 2 metros das demais pessoas.

  41. Boa noite!
    Fiz o teste o RT-PCR e deu positivo, 9 dias depois fiz o de sorologia e deu não reagente para IGg e IGm, não entendi ainda posso esta contaminada e transmitir o vírus?

    1. Oi, Camila. Nosso organismo precisa de um tempo para produzir anticorpos. O esperado é que IgM apareça após 5 a 7 dias e IgG após 14 dias, mas isso varia de pessoa a pessoa. Então, você pode refazer a sorologia após 14 dias para ver como o teu organismo está reagindo. Por enquanto, mantenha-se em isolamento porque você está infectada e pode transmitir o vírus.

  42. Olá. Tive covid. No 20º dia de doença, fiz sorologia e estava com IGM e IGG reagentes. Fiz a sorologia de anticorpos totais 15 dias depois, já sem sintoma algum da doença, e o resultado foi maior que 10 (vi que o valor de referência é maior que 1). Ainda assim, é possível que eu ainda tenha IGM positivo? Obrigada

    1. Oi, Renata. É possível, sim, embora não seja o esperado. Seria bom fazer a sorologia para IgM em separado.

  43. Bom dia, eu e meu marido, tivemos contato com meus filhos, que tiveram covid, meu neto de 6 anos dormiu comigo, e amanheceu com os sintomas, que testou depois positivo. Fiz o teste um mês depois e deu negativo pra covid-19. Fico na dúvida, nem eu nem meu marido tivemos sintomas.

    1. Oi, Cláudia. Qual teste você fez? O RT-PCR é mais confiável nos primeiros dias (e dá negativo se não há mais infecção). Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico porque dão muitos resultados errados. A sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório, para IgM só dá positiva após 5 a 7 dias e para IgG após 14 dias.

  44. Boa noite,
    acabei de receber o resultado do meu exame. Anticorpos totais deu reagente, porem separados o igg e igm deram não reagente. O que significa?

    1. Oi, Roberta. O teste de anticorpos totais detecta o total de anticorpos, incluindo IgM e IgG (que não são os únicos que produzimos). Esse teste é bom para detectar pessoas que possuem baixos níveis de anticorpos, o que parece ser o teu caso. O ideal é fazer como você fez: testar os anticorpos em separado também. Se você estivesse infectada, teria dado IgM reagente. Portanto, provavelmente, você já esteve em contato com o vírus, mas não está infectada e não produziu IgG em quantidades detectáveis. Pode ser que IgG apareça com o tempo, mas algumas pessoas, principalmente se foram assintomáticas, não produzem grandes quantidades de anticorpos. Continue se cuidando para evitar uma reinfecção.

  45. Boa noite. Quando realizei o primeiro teste de sorologia quimioluminescencia tive igg positivo 1,23, e igm também positivo 1,10. Fiquei isolada sem apresentar nenhum sintoma.
    Após um mês exato, realizei novamente o mesmo teste e pela mesma clinica e deu igg não reagente 0,85, e igm não reagente 0.62.
    O que isso quer dizer?

    1. Oi, Tassi. Aparentemente, você produziu baixos níveis de anticorpos, ainda mais porque não teve sintomas. IgM diminuir é esperado, mas teu IgG, que era baixo, também reduziu nesse pouco tempo. Tem sido visto que os anticorpos não permanecem por longo tempo nessa doença. Tome cuidado para não se reinfectar. Use máscara, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  46. Boa noite, fiz o exame e o resultado foi IGM 0.85 e IGR 1.74 referências de 1.
    Como deve analizar? A quanto tempo fui exposto? Ainda tenho o vírus? Não tive nenhum sintoma. Obrigado

    1. Oi, Júlio. O laudo deve dizer as palavras “reagente” e/ou “não reagente”. Essa conclusão do laudo é baseada na comparação entre o valor de anticorpos da tua amostra e a referência. O laudo diz que a referência para os dois tipos de anticorpos (IgM e IgG) é 1? Se é isso, teu IgM deve estar “não reagente” e IgG “reagente”, embora muito baixo. IgM não reagente significa que você não está infectado. IgG reagente significa que teve contato com o vírus há mais de 14 dias.

      1. Olá, obrigado e parabéns pelas explicações. Quanto ao seu entendimento dos valores é isso mesmo em relação a reagente e não reagente. Minha dúvida é se por o IgM ser quase reagente 0.85 e o IgG ser tão pouco, existe a possibilidade de eu ainda estar com o vírus ou nunca ter estado. Obrigado

        1. Oi, Júlio. Você não está infectado no momento, não se preocupe. Se estivesse, o IgM teria dado reagente. Em relação à possibilidade de nunca ter estado com o vírus, sempre é possível que um resultado de exame seja falso (positivo ou negativo), mas se considerarmos que ele está correto, o fato de ter igG reagente, mesmo com baixos níveis, significa que você teve contato com o vírus há mais de 14 dias. Muitas pessoas produzem pouca quantidade de IgG nessa doença.

  47. Olá, se puderem me ajudar…
    Fiz o teste de sorologia no décimo primeiro dia desde que tive o primeiro sintoma e o resultado foi:
    IgG: 0,105 e IgM 0,613
    O que significa? No final dos 14 dias posso voltar a trabalhar?
    Desde ja agradeço

    1. Olá, Glaucia. Você deve olhar no laudo se está escrito “reagente” e/ou “não reagente”. Os valores limite entre reagente e não reagente variam de kit para kit. O laboratório onde você fez o exame tem que entregar o laudo com a interpretação. Se estiver IgM não reagente, pode voltar ao trabalho.

  48. Bom dia!!!
    Fiz o teste para covid.
    E saiu os resultados
    Anticorpos totais= 1.0
    Igg= 0.8
    Igm= 0.7

    Isso significa que já tive a covid ou estou na fase inicial?
    Pq o igg e o igm deram não reagente é o anti corpos totais deu positivo.
    O que isso significa?
    Desde já
    Grata.

    1. Oi, Daniele. Os testes de anticorpos totais são bons para detectar se houve contato com o vírus, mesmo que a pessoa tenha pouca quantidade de anticorpos. Parece ser esse o teu caso, já que IgM e IgG separados não deram reagentes. Faça um teste de RT-PCR para verificar se encontra RNA viral. Se der positivo, significa que você está com infecção ativa, mas ainda não produziu anticorpos em quantidades detectáveis nos testes de sorologia. O esperado é que a quantidade de anticorpos aumente. Refaça o teste de sorologia para IgM e IgG em separado após uma semana para ver se eles já aparecem.

  49. Bom dia, fiz o teste em 06/10 e deu positivo
    Igm 2,90 e Igc 2,98 e agora refiz dia 24/10 e o resultado foi Igm 1,2 e Igc 7,75 oq isso significa? Ainda estou contaminada?

    1. Olá, Paty. No laudo deve constar se os valores são reagentes (ou positivo, como você colocou) ou não reagentes. Isso depende do kit que foi usado. Pela tua descrição, nós entendemos que foi IgM e IgG reagentes em 06/10. IgM ainda deu reagente em 24/10? A tendência é IgM diminuir e IgG aumentar com o tempo. Se estiver IgM não reagente, não está mais infectada.

  50. Bom dia,
    Meu igm deu 0.85 e igg 1.74 não tive sintomas consideráveis a apontar. O laboratório disse k fui infectado a muito tempo e minha Dra. já acha k foi recente.
    Como devo analisar esse resultado?
    Desde já obrigado.

    1. Oi, Júlio. Vamos basear a tua resposta no que o laboratório e a tua médica te disseram. IgM é um anticorpo associado à exposição recente ao vírus, enquanto IgG está associado à exposição há mais de 14 dias. Então, o laboratório quis dizer que a tua exposição não foi recente porque IgM deve estar não reagente. Isso significa que você não está infectado nesse momento. Mas teus níveis de IgG são baixos e o esperado é que eles aumentem com o tempo. Por isso a tua médica disse que a tua exposição não foi há muito tempo. Provavelmente você foi exposto há pouco mais de 14 dias.

  51. Boa noite.

    Fiz um teste IGA Elisa enzima… no 10 dia de sintoma. Deu reagente (1.56). Parei de ter sintomas no 3 dia. Fiz particular em laboratório e peguei o resultado na internet. Estou ansiosa para ver um médico. Pode me ajudar a entender, estou transmitindo? Estou imune? Devo repetir o teste? Vou trabalhar nas eleições 😱 Obrigada.

    1. Oi, Cristiane. Se você irá trabalhar nas eleições, o melhor é procurar um médico mesmo. Se for o caso, ele irá te dar um atestado médico. Qual foi o anticorpo que deu reagente? IgM está associado à fase aguda da doença, com possibilidade de ainda estar infectada e transmitindo o vírus. IgG está associado à infecção ocorrida há mais de 14 dias. O ideal para ficar segura de não estar infectada é ter IgM não reagente IgG reagente.

  52. Boa noite.
    Fiz o teste com 5 dias que comecei com sintomas, dor de cabeça muito forte, enjoo dor de garganta. Deu reagente para igm e igg. Será que estou ainda transmitindo. Fiz o teste dia 29
    Estou com muita dor de cabeça as vezes tontura e um cansaço fora do comum..

    1. Oi, Merlin. Você deve cumprir isolamento de, ao menos, 14 dias, ainda mais que você está com sintomas. Após esse período, deve refazer o teste sorológico quantitativo. Para ficar seguro de que não está transmitindo o vírus, deve ter resultado de IgM não reagente. Se ainda não estiver não reagente, fique mais uma semana em isolamento e refaça o teste. Procurou ajuda médica para aliviar os teus sintomas? Isso é importante.

  53. Boa noite.
    Fiz o teste com 5 dias que comecei com sintomas, dor de cabeça muito forte, enjoo dor de garganta. Deu reagente para igm e igg. Será que estou ainda transmitindo. Fiz o teste dia 29 e é normal dar os 2 reagente?
    Estou com muita dor de cabeça as vezes tontura e um cansaço fora do comum..

  54. Bom dia! Eu tenho uma doença chamada SAF (onde a cardiolipina Igm e presente no meu corpo, por eu estar gestante faço uso de anrlticoagulantes). Tem o risco desse igm da cardiolipina interferir na sorologia?

  55. Boa tarde, eu tenho SAF em grau leve, então meu corpo produz a cardiolipina IGM em grau leve, uso anticoagulante. Gostaria de saber se isso poderia interferir na sorologia. Pois testei positivo para o COVID, meu médico pediu para eu fazer o exame de sangue para ver se estou curada.

    1. Oi, Carolina. Não acreditamos que interfira. Qual teste você fez para saber se estava positiva? RT-PCR? Foi feito há quanto tempo? Os testes de anticorpos precisam de um tempo para dar positivos. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após o contato com o vírus e IgG após 14 dias. Antes disso não adianta fazer o exame. Siga as orientações do teu médico.

  56. No dia 27/10/2020, fiz o teste sorológico IGM/IGG e deu o seguinte resultado: IGM Reagente: 1,23 / IGG Não Reagente: 3,8. Como estou assintomática, o médico solicitou o PCR, que fiz no dia 30/10/2020 e deu Não Detectado. Afinal, estou ou não com covid? Meu filho também fez os testes sorologia anticorpos totais e PCR no dia 30/10/2020 e deu não reagente e não detectado.

    1. Oi, Patricia. RT-PCR não detectado significa que não foi encontrado RNA viral nas amostras de vocês, o que é interpretado como vocês não estarem infectados no momento da coleta a amostra. Provavelmente, o resultado IgM reagente foi um falso positivo. Teu médico procedeu corretamente solicitando que você confirmasse pelo RT-PCR.

  57. Minha esposa teve contato com pessoas que contraíram o vírus. Fiz o PCR e deu DETECTADO, fiquei assintomático, apenas com uma pequena dor de cabeça. Passaram-se os 14 dias refiz o PCR e deu NÃO DETECTADO.
    Vinte dias depois fiz o IGG e IGM e deram NÃO REAGENTE, os dois. Refiz uma semana depois, em outro laboratório, e deu NÃO REAGENTE, os dois.
    Será que o 1o exame de PCR pode ter saído errado, e eu nunca contrai o vírus?

    1. Olá, Antonio. Apesar de qualquer exame poder dar resultado falso, o mais provável é que você não tenha produzido anticorpos em quantidades detectáveis nos testes de sorologia. Pacientes assintomáticos podem produzir menores quantidades de anticorpos. De qualquer forma, tome cuidado para não se reinfectar: use máscara, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

      1. Olá! Meu caso foi parecido, fiz PCR no laboratório deu positivo e fiquei totalmente assintomático( apenas cansaço) sem febre, nem dores. 15 dias depois fiz PCR e deu negativo e IGG e IGA( falaram para fazer esse por ser fumante) e deram negativos. Tenho ainda chance de transmitir o vírus? Tenho algum tipo mesmo que mínimo de imunidade?

        1. Oi, Rapha. Se o teu resultado foi RT-PCR negativo, muito provavelmente você não está mais infectado. Em relação à imunidade, teus resultados foram IgG e IgA não reagentes. Algumas pessoas não desenvolvem anticorpos em níveis detectáveis nos testes sorológicos. Continue se cuidando para não se reinfectar: use máscaras, lave as mãos com frequência e pratique o distanciamento social.

        2. Oi boa noite fiz um teste de sangue e no mesmo dia soube do resultado e deu positivo, mas não tenho sintoma, esses teste rápido é confiável? Minha filha deu positivo e já tem e tem15 dias mas não tem mas os sintomas ainda pode transmitir? Na minha casa meu esposo e minha filha do meio deu negativo e eu e a minha caçula deu positivo quero saber essa situação, sendo que eu e ela não apresentamos o sintoma.

        3. Olá Eliziane,
          O fato de dois desses testes rápidos terem dado positivo é um indício bastante forte de que, sim, vocês tiveram a infecção. Sua filha estava sintomática? As recomendações da agência europeia de controle de infecções são de liberação do isolamento após 10 dias, desde que apresente 3 dias sem febre e com melhora dos sintomas não febris. Espero ter ajudado.

    1. Oi, Aparecida. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para fazer os testes sorológicos. Cada kit tem seus valores de referência para dizer se uma amostra é reagente ou não. O que importa é isso: é reagente ou não reagente. No teu caso, foi não reagente. O teste que você fez detecta vários tipos de anticorpos juntos (incluindo o IgG). Esses testes são bons para detectar anticorpos no caso de pessoas que produziram poucos anticorpos. Como o teu foi não reagente, significa que você não tem anticorpos para o vírus. Mas cuidado: os anticorpos precisam de um tempo para serem formados. IgM é produzido após 5 a 7 dias do contato com o vírus e IgG após 14 dias. Portanto, dar não reagente em teste de anticorpo pode ter duas interpretações: 1) não entrou em contato com o vírus e 2) contato recente com o vírus (há menos de cinco dias). Nesse último caso ainda estaria na janela entre o início da infecção e o inicio da produção de anticorpos.

  58. Olá fiz p o exame de sorologia do covid e deu igg não reagente e igm reagente com índice de 4,32 o q isso significa e qual período de estágio eu deva estar pois graças a Deus não tive sintomas nenhum

    1. Oi, Lucrécia. IgM é relacionado à fase aguda da doença, com possibilidade de ainda estar infectada e transmitindo o vírus. Porém já se sabe que na COVID-19 algumas pessoas produzem IgM mesmo após o término da infecção. Se quiser ter mais certeza se está infectada ou não, faça o RT-PCR. RT-PCR negativo significa que não detectaram RNA do vírus, portanto, não está infectada.

  59. Boa noite. No início do mês de setembro fiz o teste rápido e deu reagente para Igm e IgG. Disseram que estava com o vírus ativo no organismo para o convid 19. Mas dia 05 de novembro realizei um novo teste rápido e o mesmo deu não reagente para Igm e IgG. Não entendi o resultado desses exames. Tive ou não convid?

    1. Oi, Adriana. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. O ideal é fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Veja se consegue fazer e nos avise para te ajudarmos na interpretação. Faça IgM e IgG em separado.

  60. Olá bom dia!
    testei positivo para covid-19 através do teste RT-pcr no dia 02 de outubro, fui assintomatico e passei o periodo de quarentena.
    hoje dia 05 de novembro fiz o teste de sorologia pelo metodo imunofluoressençia para IGG e IGM, o resultado foi reagente para IGM com 1,009 sendo referencia de 1,0 para positivo.
    Como devo reagir esse resultado.

    1. Oi, Leandro. Apesar de ter dado reagente, está bem no limite. O mais provável é que você não esteja mais infectado. Acreditamos que, se repetir o teste em mais uma semana, terá resultado IgM não reagente. De qualquer forma, continue usando máscaras, lavando as mãos frequentemente e praticando o distanciamento social.

  61. Bom dia meu igm de negativo 0,600 e meu IgG deu reagente 1.55 estou contaminado com o covid 19 desde já agradeço .

    1. Oi, Jonas. IgM é um anticorpo associado à fase ativa da doença, enquanto IgG é produzido, em média, a partir de 14 dias da exposição ao vírus. Resultado IgM não reagente IgG reagente significa que você teve a COVID-19, mas já está recuperado. Continue a tomar cuidado para não se reinfectar: use máscara, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  62. Ok, obrigado pela resposta, só corrigindo o meu resultado IGM deu reagente com referencia de 1,09. Sendo que mesmo assim também achei no limite, para a referencia de 1,0 para reagente.

  63. Tive covid 19, dia 10/10, fiquei de quarentena por 14 dias, deixei passar mas 10 dias e fiz o exame sorologia quantitativa o que significa esse resultado estou correndo tudo de morre ou contamina alguém?
    IGG : 8,23
    IGM : 21,88
    Estou assustado com esse 21,88

    1. Oi, Cícero. No laudo deve estar escrito se esses resultados são “reagente” ou “não reagente”. É provável que ao menos o IgM esteja reagente, mas confirme. IgM é associado à fase aguda da doença, com possibilidade de ainda estar com infecção ativa e poder transmitir o vírus. A maioria das pessoas não tem complicações com a COVID-19, portanto, se você não está sentindo sintomas graves (dificuldade em respirar, principalmente), não corre maiores riscos. Não precisa se preocupar. Como já se passaram 24 dias do teu diagnóstico, é provável que já esteja na fase final da doença. Se você está assustado, procure um médico para te orientar. Ele vai fazer uma avaliação clínica e vai te tranquilizar.

    2. Oi bom dia
      Gostaria de informações sobre meu exame
      Resultado detectado o RNA COVID teve todos os sintomas e agora estou tendo muita diarreia com e vou ao banheiro o que devo fazer estou preocupada com essa diarreia estou fraca .

      1. Oi, Rosilene. Foi detectado RNA do vírus no RT-PCR, então, você está com COVID-19. Procure ajuda médica. Apesar da fraqueza, os teus sintomas são considerados leves a moderados, não se preocupe. Mas um médico irá te avaliar e orientar de forma mais adequada.

  64. Boa noite. Minha nora fez hoje o swab nasal. Deu REAGENTE e abaixo onde diz intervalo de referência mostra NÃO DETECTADO ANTÍGENO. O que significa?

    1. Oi, Josete. A referência é o resultado normal para a população. No caso da COVID-19, o normal é NÃO DETECTADO. Como foi detectado RNA viral na amostra da tua nora, isso significa que ela, provavelmente, está com infecção ativa. Ela deve se manter em isolamento por, pelo menos, 14 dias. Depois desse período, deve fazer novo RT-PCR para ver se já está negativo e/ou sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório, para ver se está com IgM não reagente. Seria bom um acompanhamento médico para orientar em relação à liberação do isolamento.

  65. boa tarde!

    Me ajuda a interpretar meu exame:
    sorologia total (igm igg iga) 246,s/c reagente
    nao tenho sintomas e ja estou em isolamento a 7 dias,
    tenho que retonar ao trabalho, te pergunto como proceder.

    1. Olá, Walnisia. Os testes de anticorpos totais detectam a totalidade dos anticorpos produzidos (no teu caso, anticorpos dos tipos IgM + IgG + IgA). Esses testes são bons para avaliar se a pessoa entrou em contato com o vírus, mas não servem para avaliar em qual etapa da doença a pessoa está. Mantenha-se em isolamento por mais 7 dias e faça o teste sorológico quantitativo para ver IgM e IgG em separado. Se estiver IgM reagente, existe possibilidade de ainda estar infectada. O ideal é procurar orientação de um médico para saber quando sair do isolamento.

  66. Olá fiz o exame pela empresa e o resultado deu igG reagente
    47,74
    O que isso quer dizer?

    1. Oi, Tatiane. IgG é um anticorpo cuja produção inicia, normalmente, cerca de 14 dias após a exposição ao vírus. Portanto, ele significa infecção passada. Você teve contato com o vírus, mas provavelmente já está recuperada.

  67. fiz o exame sorologia para SARS – coV -2 , anticorpo total (incluído IgG)
    Resultado : reagente
    Indice : 170
    o que significa?
    grata zeneide

    1. Olá, Zeneide. A sorologia de anticorpos totais detecta o total de anticorpos produzidos, independente do tipo de anticorpo. No teu caso, a sorologia considerava IgG dentro dos anticorpos detectados. Como deu reagente, significa que você teve contato com o vírus. Mas não dá para saber em qual estágio da doença você está. Faça o teste sorológico quantitativo para IgM e IgG em separado. IgM reagente significa que há possibilidade de ainda ter infecção ativa. IgG reagente significa que a exposição ao vírus foi há mais de 14 dias.

  68. Boa noite. Fiz o exame de sangue em 24/4 e deu 28 ua/ml pra igg e 1.3 ua/ml pra igm. Eu tive vários sintomas no final de março, então normal. Tive COVID e imaginei ter passado bem por ele.

    Agora em 5/11 refiz o exame de sangue pra saber se eu ainda tinha os anticorpos e pra minha surpresa o igg deu 11ua/ml (ok, dentro do esperado) mas o igm deu 64ua/ml, altíssimo!!! Fiquei cheio de dúvidas e sem saber se me isolo ou se faço o exame do nariz pra saber se estou com o vírus nesse momento. O que vocês acham? Poderiam avaliar?
    Obrigado

    1. Oi, Roberto. Tem aumentado o número de pessoas relatando que os resultados de IgM estão aumentando depois de meses. Isso pode ser devido a vários fatores, incluindo possibilidade de reinfecção. talvez fosse bom fazer o RT-PCR para excluir essa possibilidade. Acreditamos que boa parte desses resultados de IgM aumentado seja devida aos testes realizados. Com o passar do tempo, kits diagnósticos com maior sensibilidade têm sido desenvolvidos. Pode ser que a comparação direta dos valores obtidos em tempos tão diferentes não seja possível por conta disso. De qualquer forma, o RT-PCR vai te dar tranquilidade.

  69. Olá! Dia 28/10, ainda assintomática, fiz o exame PCR, juntamente com meu marido, que estava com sintomas e ambos deram positivo. Meus sintomas só apareceram alguns dias depois. Acontece que hoje, dia 09, fizemos o teste rápido/sorológico, mas no laboratório (com colheita de sangue normal, não no dedo), e tanto igg quanto igm deram não reagente no meu. No meu marido, igg reagente e igm não reagente. Não entendi porque o meu igg deu não reagente. Isso quer dizer que não tive covid, que me precipitei em fazer o teste sorológico com 12 dias apos a PCR positivo ou eu não adquiri anticorpos, mesmo estando curada (já que o igm deu não reagente)?

    1. Oi, Laís. É muito difícil um resultado falso-positivo no RT-PCR (resultados falso-negativos podem ocorrer). Portanto, se detectaram o RNA viral, você foi infectada. O esperado é que IgG apareça após 14 dias da exposição ao vírus, portanto, pode ser que, se você repetir o teste em mais uma semana, dê IgG reagente. Porém, algumas pessoas não produzem anticorpos em quantidades detectáveis nos testes. Não se preocupe com isso. O que importa é o IgM não reagente, conforme você mesma escreveu.

  70. Olá, fiz o PCR para Covid 19 no quinto dia de início dos sintomas. O resultado deu Positivo para Covid. Depois de 21 dias do inicio dos sintomas fiz o IGG e IGM e o resultado foi Não Reagente para os dois. IGM 0,4 e IGG 0,5
    Não consegui entender os resultados, já que o PCR deu positivo.
    Agradeço desde já
    Marcio Tercitano

    1. Oi, Márcio. É muito difícil resultado falso-positivo no RT-PCR. Foi detectado RNA viral, o que significa que você foi infectado. O problema maior são os testes de anticorpos. Algumas pessoas não produzem anticorpos em quantidades detectáveis nos testes atuais e esse parece ser o teu caso. Você pode tentar fazer um teste de anticorpos totais, se quiser. Esses testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos, independente do tipo de anticorpo. Eles são bons nesses casos de baixa produção de anticorpos. Mas não achamos necessário fazer, já que você tem a confirmação pelo RT-PCR, que é o padrão para diagnóstico de COVID-19, e já passou tempo suficiente para não estar mais com infecção ativa.

  71. Boa noite, fiz a sorologia e os anticorpos total esta em 14,0 reagente, igm 0,7 não reagente, igg 0,4 não reagente fizeram um comentário no laudo dizendo que foi detectado anticorpos totais contra Sars-cov-2, porém não foi possível definir na amostra a classe de imunoglobulina presente IGM ou IGG sugerindo repetir a sorologia em 7 dias… tô sem entender nada…sigo sem sintomas algum…exame realizado em 5/11/20.

    1. Oi, Adryana. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos, independente do tipo. São bons para o caso de pessoas que produzem baixa quantidade de anticorpos, não detectáveis nos testes realizados para cada tipo separadamente. Esse parece ser o teu caso. A sugestão de repetir os testes para anticorpos separados em 7 dias é boa. Isso dará tempo para o teu organismo produzir maior quantidade de anticorpos e eles serem detectados nos testes.

  72. Boa noite.
    Me chamo Leandro.
    Fiz exame meu IGg de não reagente (0,97) seria reagente a partir de 1, mas os anticorpos totais deu reagente (60,8).
    Pode me ajudar a entender.
    Não tenho sintomas, somente soede cabeça há uma semana já.
    Fiz o exame como protocolo só hospital onde faria endoscopia no dia seguinte.
    Mandaram eu ficar em casa e repetir o exame em 15 dias.

    1. Oi, Leandro. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos contra o vírus, independente do tipo de anticorpo. Esses testes são bons quando o paciente tem pouca quantidade de anticorpos, não detectável nos testes para cada tipo de anticorpo em separado. Esse parece ser o teu caso. Isso significa que você foi infectado e o teu corpo está reagindo com a produção de anticorpos, mas provavelmente ainda está no início dessa produção. A repetição em 15 dias é para ver se já aparece IgG reagente, já que esse anticorpo começa a ser produzido, em média, 14 dias após a exposição ao vírus.

  73. Bom dia,
    Tive Covid em Maio, confirmado com PCR (07/05) e com sorologia (20/05 – IgM não reagente e IgG reagente).
    Devido a necessidade de viagem à serviço tive que repetir exames, feitos em 09/11.
    Acabo de pegar o resultado da sorologia: IgM reagente e IgG não reagente.
    Com isso fiquei completamente confuso sobre meu estado atual, pois não tenho sintomas desde maio.
    Alguma orientação específica?

    1. Olá, Luiz Henrique. Existe a possibilidade de reinfecção, já que passaram seis meses do evento de COVID-19 de maio. É esperado que IgG tenha diminuído durante esse tempo, te deixando desprotegido contra uma reinfecção. Por isso é importante continuar a tomar cuidados (uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e distanciamento social), mesmo que já tenha tido a COVID-19. Por outro lado, existe a possibilidade de resultado falso-positivo para IgM em novembro. Pode fazer um RT-PCR para ver se detecta RNA viral, ou refazer o teste de anticorpo em outro laboratório. Existem vários kits para testar anticorpos aprovados pela ANVISA e alguns detectam anticorpos contra proteínas mais comuns nos vírus, podendo dar falso-positivos.

  74. Bom dia!!
    Meu bebê de 2 anos e 8 meses positivo para COVID..
    Fiz o exame com 18 dias de COVID-19..
    Queria ver se vc pode me ajudar a ler o resultado..
    Tô muito assustada..
    Igm: reagente 15, 2
    IgG: reagente 5, 5
    Eletroquimioluminescia:
    IgM/IgG: 11, 95

    Ele ainda está transmitindo e devo procurar um médico, ele está bem comendo brincando..
    Mais estou com muito medo pois meu marido ficou internado 5 dias..
    Obrigada pela atenção!!

    1. Olá, Grace. O melhor é procurar orientação médica. Isso vai te deixar mais tranquila. IgM reagente é associado à possibilidade de ainda haver infecção e transmissão do vírus. Esse vírus nãó costuma causar quadros graves em crianças, então não precisa ficar preocupada. Mas como o teu marido ficou internado, é compreensível a tua preocupação de que o teu filho transmita o vírus para mais alguém da família. Pelos resultados, ele já iniciou a produção de IgG, que é esperada ocorrer após 14 dias. A tendência é aumentar IgG e zerar IgM (IgM não reagente). É só questão de tempo. Fique calma e procure orientação médica para te deixar mais segura.

  75. bom dia

    meu IGG deu 0,30 Não reagente
    meu IGM deu 1,02 Reagente
    gostaria de saber se ainda estou com o virus e se transmito.

    1. Oi, Diogo. IgM reagente está associado à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Continue em isolamento e repita o teste sorológico quantitativo em 7 dias para ver se já está IgM não reagente.

  76. Boa tarde gostaria de saber minha filha fez exame covid sosologico IgG e o resultado deu reagente valor 205.14
    gostaria de saber se e anticorpos para combater o covid. ela teve sintomas em 16 maço 2020. ficou afastada do serviço . com sintomas de febre , coriza , falta de olfato, mais nao fez o exame. do ficou 14 dias de quarentena e tomou medicaçao indicada.
    agora precisou fazer exame ela trabalha da educaçao,e ai ela precisa consultar medico . ou so esta com anticorpos? desde ja agradecida

    1. Olá, Neide. IgG é um anticorpo que começa a ser produzido, em média, após 14 dias da exposição ao vírus. A tendência é que ele aumente com o tempo, como está ocorrendo com a tua filha. Ele não é indicativo de infecção ativa, não se preocupe. O organismo da tua filha está reagindo normalmente. Diga para ela continuar a tomar cuidados porque já se sabe que há a possibilidade de reinfecção nessa doença: use máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  77. Olá, fiz meu exame de Anticorpos Totais ontem após quase um mês depois de ter me curado co COVID. No exame, apareceu REAGENTE- Índice 4,4. Nos valores de referência aquilo acima de 1,0 representava que havia presença de anticorpos. Gostaria de saber se mesmo com esse número baixo estou imune ao vírus, os valores do restante da minha família foram todos acima de 50, por isso fiquei preocupado com o meu. Obrigado.

    1. Olá, Humberto. A imunidade à COVID-19 não é permanente. A tendência é que IgG decaia com o tempo, fazendo com que haja possibilidade de reinfecção. Algumas pessoas produzem menor quantidade de anticorpos, principalmente se foram assintomáticas ou tiveram sintomas leves. Portanto, continue se cuidando: use máscara, lave as mãos com frequência e pratique o distanciamento social. Comunique isso para a tua família. Eles também devem continuar a se cuidar.

  78. Olá, tudo bem? Realizei o exame de sorologia e obtive o resultado abaixo:
    Anti-SARS-CoV-2 Anticorpos Totais (IgM/IgG) Reagente – Índice 7,3
    Anti-SARS-CoV-2, Anticorpos IgM Não Reagente 0,4 UA/mL
    Anti-SARS-CoV-2, Anticorpos IgG Reagente 13,0 UA/mL

    Isso significa que tive contato com o vírus recentemente mas que já estou imunizada?
    Fico no aguardo.
    Beijos e obrigada,

    1. Oi, Mariana. Significa que teve contato com o vírus há mais de 14 dias e não está mais infectada. Continue a tomar cuidados para não se reinfectar: use máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social. Na COVID-19 não existe imunidade permanente.

    2. Boa noite?!
      Tive todos os sintomas de Covid, imcluindo perda de olfato e paladar.
      Fiz o teste rapido e apos 10 min. Não reagiu em nada. 1 hora depois deu 1 linha fraquinha no igg.
      É normal o exame alterar resultado após um período?
      Existe a possibilidade desse teste rapidp demorar mais que 10 min. pra aparecer o resultado. Ou devo considerar e fazer outro?

      1. Olá Carla,
        Para ser sincero, confiaria mais nos sintomas do que no teste rápido. O teste útil para bater o martelo seria o PCR, mas a janela para fazeres ele já passou. Como o teste sorológico tem pouca utilidade, não recomendo refazê-lo. Se queres insistir em refazê-lo, tens que seguir estritamente as instruções contidas nele para poderes confiar minimamente no teste (novamente, não recomendo, pois é um teste inconfiável). Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  79. agradecida pelo esclarecimento , DEUS abençoe . fazendo outra pergunta familiar, meu filho fez o primeiro exame pcr com IGM REAGENTE 1.8 mes junho 2020 ai julho ele fez outro deu PCR REAGENTE DEU 1.6
    AGORA DIA 07/11/2020 FEZ OUTRO PCR DEU REAGENTE 1.6
    OS IgG DERAM NEGATIVOS , e como ainda continua transmitindo ,ele vira fazer uma visita , meu esposo esta em tratamento de mieloma multiplo , ele pode estar vindo , ou e melhor esperar desde ja agradecida. neide da silva salton

    1. Oi, Neide. O exame do RT-PCR diz no laudo “detectado” ou “não detectado”. É um exame que avalia a presença de RNA do vírus nas amostras coletadas do paciente. Ele não apresenta nenhum valor numérico. Pela tua descrição, o teu filho deve ter feito o exame sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver os anticorpos. Nesse caso, o que importa é se o laudo diz “reagente” ou “não reagente”. IgM reagente é relacionado à fase aguda da doença, com possibilidade de ainda haver infecção ativa, mas algumas pessoas têm apresentado IgM reagente por um longo tempo, mesmo após a infecção já ter terminado. Esse parece ser o caso do teu filho, pelo tempo que já passou. O fato dele não apresentar IgG reagente não é estranho porque algumas pessoas têm produzido quantidades de IgG pequenas, não detectáveis nos testes. Isso significa que ele está sujeito a uma reinfecção e deve continuar a se prevenir. Como o teu marido tem uma condição clínica delicada, o melhor seria vocês se certificarem de que o IgM reagente do teu filho não está ligado a uma infecção atual pelo vírus. Podem fazer o RT-PCR para verificar isso. O esperado é que dê “não detectado”.

  80. Olá, boa noite!
    20 (vinte) dias após sentir sintomas leves, fiz os testes de sorologia igm e igg em laboratório e o resultado foi o seguinte:
    Igm: 2,47
    Igg: 4,20
    Posso ainda estar transmitido o vírus, mesmo após 20 dias?

    1. Oi, Marques. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para detecção de anticorpos, portanto, a interpretação dos resultados só pode ser feita por quem emitiu o laudo. Nesse laudo deve constar se esses valores são “reagente” ou “não reagente”. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus e tende a diminuir e zerar com o tempo. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Como o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19. Por enquanto, se o teu resultado é IgM reagente, existe a possibilidade de ainda ser capaz de transmitir o vírus.

  81. Meu resultado deu isso SARS-COV-2/COVID19, Totais (IgM/IgA/IgG):: Reagente
    Indice: 12,20
    Covid – 19 IgG: Não Reagente
    Indice IgG: 0,19
    O que quer dizer??

    1. Oi, Tiane. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos contra o vírus, independente do tipo de anticorpo. Esses testes são bons quando o paciente tem pouca quantidade de anticorpos, não detectável nos testes para cada tipo de anticorpo em separado. Esse parece ser o teu caso. Isso significa que você foi infectada e o teu corpo está reagindo com a produção de anticorpos, mas provavelmente ainda está no início dessa produção. Faça o teste sorológico quantitativo para detectar IgM e IgG em separado daqui há uma semana para ver se está IgM não reagente. Enquanto isso, mantenha-se em isolamento para evitar disseminar o vírus.

  82. Olá, sou professora e realizei um teste sorológico
    S O R O L O G I A P A R A S A R S – C o V – 2 , Anticorpo total (Incluído IgG)
    O resultado foi o seguinte:
    Resultado: REAGENTE
    Índice : 175.50
    Material : Soro
    Método : ELETROQUIMIOLUMINESCÊNCIA
    Equipamento: COBAS e601

    Gostaria de entender o que significa esse resultado. Pelo que li no artigo o Reagente significa que tive contato com o vírus em algum momento. Eu não tive nenhum sintoma em nenhum momento, realizei o teste por solicitação da empresa para volta às aulas. Agora o que está me causando maior duvida foi esse numero alto do índice.
    Se puder me ajudar agradeço.

    1. Oi, Larissa. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos contra o vírus, independente do tipo de anticorpo. Isso significa que você teve contato com o vírus e o teu corpo reagiu de forma adequada, com a produção de anticorpos. O problema dos testes de anticorpos totais é que não dá para saber em que etapa da doença você está. Faça um teste sorológico quantitativo para ver IgM e IgG em separado. Se der IgM não reagente e IgG reagente, significa que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  83. Meu resultado soroligia deu reagente para IGG 1,9 UA/ml resultado dia 19/10/20
    Minha dívida seria para esse 1,9 em qual período estive positiva? Pq eu não sei quando peguei o covid fui assintomática.

    1. Oi, Adriana. Não dá para saber quando você teve contato com o vírus, apenas que foi há mais de 14 dias, já que esse é o tempo para IgG começar a aparecer nos testes. De qualquer forma, continue a se cuidar porque já se sabe que a quantidade de anticorpos diminui com o tempo e as pessoas ficam sujeitas a reinfecção.

  84. Olá, fui diagnosticado em março de 2020 com covid-19 e assintomático, refiz exame em 13 novembro 2020 e deu positivo para igG e igM, estou com covid desde março? Fui reinfectado? Ou o que?

    1. Oi, Lico. Como foi feito o teu diagnóstico em março? Fez o RT-PCR? Alguns sintomas da COVID-19 são semelhantes aos de outras viroses respiratórias e pode haver confusão no diagnóstico se os exames corretos não foram realizados. Como em março não tínhamos disponibilidade de exames de RT-PCR para todos, é provável que você não tenha feito. Nesse caso, há possibilidade de não ter tido a COVID-19 em março. Por outro lado, qual o teste de anticorpos que você fez? Se foi o teste rápido, há possibilidade de resultado falso. Esses testes não são adequados para diagnóstico. Faça o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado. Por fim, não se pode descartar a reinfecção. Infelizmente, não há como saber. O que importa é que é possível haver reinfecção e, por isso, é necessário continuar a tomar os cuidados: uso de máscara, lavagem frequente das mãos e distanciamento social.

  85. Boa tarde!

    Fiz sorologia SARS-COV-2-IMUNOGLOBULINA TOTAL, método Eletroquimioluminescência. O resultado – 30,56 – reagente. O que isso significa?

    Obrigado

    1. Oi, Marcos. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório dos anticorpos produzidos contra o vírus, sem dizer qual é o tipo de anticorpo. Eles são bons quando o paciente não produz grande quantidade de anticorpos porque permitem que o somatório seja detectado. O reagente quer dizer que você entrou em contato com o vírus e o teu organismo produziu anticorpos, porém não dá para saber qual é o anticorpo e nem em qual fase da doença você está. Faça o sorológico quantitativo para IgM e IgG em separado para ver. Se estiver IgM reagente, há possibilidade de ainda estar infectado e transmitindo o vírus.

      1. Ola meu filho está com sintomas há 5 dias, fiz o exame de anticorpos totais para covid ( método Eletroquimioluminescencia) o resultado foi de 0.98. Ele está contaminado?

        1. Olá Fabiane,
          Infelizmente, fizeste o exame errado. O exame certo para monitorar a infecção ativa o RT-PCR. Ele provavelmente está infectado. Monitore os sintomas e siga com o isolamento. Espero ter ajudado.

  86. ola
    me chamo sandra
    eu fiz um exame e veio com o seguinte resultado
    IgM 0,12 Au/ml
    IgG 0,04 Au/ml

    eu já tive covid?

    1. Oi, Sandra. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para teste de anticorpos. Cada kit tem a sua interpretação, portanto, apenas o laboratório que emitiu o laudo pode interpretar esses valores. No laudo deve estar escrito “reagente” ou “não reagente”. Se estiver IgM reagente, há possibilidade de ainda estar infectada e transmitindo o vírus. IgG reagente significa contato com o vírus há mais de 14 dias, portanto, infecção passada.

  87. Olá ,fiz o teste quantitativo não consegui entender deu iGG não reagente: inferior 0,9 e o iGM deu reagente superior a 3,00 porém aparece escrito tbm indeterminado:0,9 a 3,00 oq Significa

    1. Oi, Viviane. Aparentemente, no teu laudo não colocaram os valores de IgM e IgG obtidos no teu exame. Apenas colocaram se era inferior a 0,9, entre 0,9 e 3 ou superior a 3, interpretando como reagente ou não reagente de acordo com o valor obtido. No final das contas, o que importa é o reagente ou não reagente. Você está com IgM reagente e IgG não reagente. IgM reagente está associado à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e de ainda estar transmitindo o vírus. Permaneça em isolamento por mais uma semana e refaça o teste para ver se já dá IgM não reagente.

  88. Olá, fiz o exame PCR dia 22/10 de positivo pra covid 19 e no dia 04/11 fiz o PCR novamente deu positivo, fiz o teste sorologia dia 11/11 deu reagente para igm e IgG , tive muita tosse , agora estou só com um pequena irritação na garganta, esse sintoma da tosse fica até quando? E vou fazer o exame dia 18/11 , será que ainda posso estar com covid19 mesmo após um mês dês de o primeiro exame?

    1. Olá, Ander. Você está com acompanhamento médico? Só um médico pode te orientar em relação aos sintomas que você está sentindo. Como você já está com IgG reagente, apesar de IgM também reagente, significa que já deve estar caminhando para o final da doença. Vamos aguardar o resultado no novo exame (vai ser RT-PCR?). Tente não ficar ansioso. Melhoras.

  89. Bom dia!
    Tenho uma dúvida!
    Fiz um exame de anticorpos totais (IgM/ IgG) pelo método de eletroquimioluminescência) e meu resultado foi 73,74 (reagente maior que 1).
    Tenho motivos pra acreditar que é resposta de uma infeção de 2,5 meses atrás, época que tive perda de olfato e paladar por 3 dias, mas gostaria de saber se posso considerar esse título alto quando comparado ao encontrados em infecções em curso (mais de 10 dias de sintomas)
    obrigada!

    1. Oi, Maíra. Os valores não são diretamente comparáveis, já que dependem do kit utilizado para fazer os testes (existem vários kits aprovados pela ANVISA) e do organismo de cada pessoa. O que importa é a informação sobre ser reagente. Se a infecção foi Há 2,5 meses atrás, o mais provável é que esse valor que você obteve seja de IgG. Se quiser confirmar, faça um sorológico quantitativo para IgM e IgG em separado. O teste que você fez não permite saber qual é o tipo de anticorpo que está sendo detectado.

  90. Boa tarde,
    Minha noiva fez o teste que se faz pelo sangue e os resultados foram
    IgG 0,110 UA/mL
    IgM 0,270 UA/mL
    Pela legenda, não reagente significa um valor inferior a 0,9 UA/mL.
    A minha dúvida é a seguinte: pelo teste ela não está transmitindo e não está infectada. Porém, existe a possibilidade dela já ter tido contato com o vírus e já ter sido uma paciente assintomática ?

    1. Oi, Fabrício. Como os dois valores são inferiores a 0,9 UA/mL, provavelmente ela não teve contato com o vírus.

  91. Boa tarde! Tive Covid agora em Outubro, eu e meu filho. Realizei semana passada o PCR e do meu filho deu IgM não reagente e IgG reagente, significa q já produziu os anticorpos, mas o meu deu IgM reagente e IgG não reagente. Pq isso? Não era pra ter dado como o dele?

    1. Oi, Gabriela. Os resultados que você está descrevendo não são do RT-PCR, mas da sorologia quantitativa. Cada pessoa reage de uma forma, por isso é possível vocês terem resultados diferentes, mesmo tendo se infectado na mesma época. Como você está IgM reagente, existe a possibilidade de ainda estar infectada. Mantenha o isolamento por mais uma semana e repita o teste. Provavelmente já dará IgM não reagente.

  92. Pessoal, meu exame deu o seguinte:
    IGG: 3,80 Negativo
    IGM: 2,79 Positivo

    Eu estou com sintomas desde o dia 02/11, mas meu PCR do dia deu negativo. Refiz o exame sorológico dia 13/11 e deram esses resultados. Eu consigo saber quanto tempo estou infectada? Os meus números parecem baixos com relação outros questionamentos aqui. E mesmo com IGG maior que o IGM, ainda estou com Covid-19? Quanto tempo faço outro teste para entender melhor? Obrigada!

    1. Oi, Michelle. Existem vários motivos para o RT-PCR dar falso-negativo, entre eles problemas com a coleta da amostra e o seu processamento. Os valores de IgM e IgG dependem do kit utilizado pelo laboratório e do organismo da pessoa. Algumas pessoas produzem pouca quantidade de anticorpos. O esperado é que IgM apareça após 5 a 7 dias da exposição ao vírus e IgG após 14 dias. Portanto, já tem mais de sete dias da exposição ao vírus (IgM reagente), porém deve estar próximo aos 14 dias e IgG ainda não foi produzido em quantidade detectável nos testes. Lembre-se que esses dias são uma média do que é encontrado na população e podem variar de pessoa a pessoa. Enquanto estiver com IgM reagente existe a possibilidade de ainda estar infectada e capaz de transmitir o vírus. Mesmo o valor de IgG sendo maior do que o de IgM, deu não reagente porque os valores de referência para esses dois tipos de anticorpos são diferentes. Eles não são diretamente comparáveis. Você pode refazer o sorológico quantitativo em mais uma semana para ver se já está com IgM não reagente.

      1. Ah desculpem, acabei de ver minha resposta! Muito obrigada pela explicação! Ainda bem que vocês existem! s2

        1. Sem problemas, Michelle. Nós não estamos conseguindo responder rapidamente por conta da quantidade de comentários pedindo orientações. Sabemos que quem nos escreve está passando por um período difícil e precisa de uma resposta rápida, mas estamos tentando responder o mais rápido que podemos. Somos professores universitários e estamos em período de final do semestre, com toda a carga de trabalho que isso implica. Abraços.

  93. Fiz PCR e deu positivo. Após 30 dias fiz exame de anticorpos totais – anti sars Covid e deu: Reagente – 61,840.
    O que dizer deste resultado ? Já estou “imune” ? Em sendo assim, é um bom resultado de imunidade ? Grata

    1. Oi, Claudia. Não existe imunidade permanente para a COVID-19. Os anticorpos decaem com o tempo, portanto, você deve tomar cuidado para não se reinfectar. Não dá para saber no exame de anticorpos totais qual é o tipo de anticorpo que está sendo detectado. Faça um teste sorológico quantitativo para IgM e IgG em separado para saber em qual fase da doença você está.

  94. Olá, meus resultados do exame:

    ANTICORPOS TOTAIS: NÃO REAGENTE. ANTICORPOS IgM: NÃO REAGENTE. ANTICORPOS IgG: REAGENTE.

    Conclusão: “Amostra REAGENTE para IgG contra SARS­CoV­2, em apenas uma metodologia.”

    Comentários: “Detectados anticorpos da classe IgG contra SARS­CoV­2 em baixos níveis, em apenas uma das metodologias utilizadas. A possibilidade de falsa reatividade não pode ser descartada, embora a aparente discrepância entre as metodologias possa se dever às diferenças de sensibilidade ou à utilização de antígenos distintos.”

    O resultado para anticorpos totais não deveria ter sido “reagente”, ao invés de “não reagente”, já que para anticorpos IgG o resultado foi “reagente”?

    Obrigado.

    1. Oi, Christian. O esperado é que, se teve IgG reagente, teria anticorpos totais também reagente. Mas preste atenção na conclusão e nos comentários que estão no laudo. A metodologia para anticorpos totais não é a mesma usada para IgG, isto é, os kits não são os mesmos. Com isso, podem ter sensibilidades diferentes. Conforme eles mencionam, os níveis teu IgG, apesar de reagente, foram baixos, podendo ser resultado falso-positivo. Infelizmente, para tirar a dúvida, teria que repetir o teste em outro laboratório.

  95. Oi boa tarde
    Fiz o exame do COVID sábado, deu Igm 1,2 reagente ( estou isolada mais gostaria de saber se estou no começo ou se já estou no final)

    1. Oi, Flaviana. Com apenas o resultado de IgM não dá para saber. A tendência é IgM reduzir com o tempo até ficar não reagente e IgG aumentar. IgM não reagente IgG reagente significa que não está mais infectada.

  96. Poxa, minha pergunta foi ignorada. Estou aqui o dia todo desde ontem atualizando o site para tentar ver alguma resposta… =/

  97. Olá, os resultados do meu exame deram Não reagente. A referencia é menor que 15 Não reagente, tanto pra IGG quanto IGM.
    O meu IGM deu 9 e o IGG deu 6,5. Isso pode dizer que estou no inicio da doença ou que já tive contato com o virus?
    Muito obrigada

    1. Oi, Nathalie. Existem duas explicações possíveis: 1) Você acabou de se infectar e o teu organismo ainda não produziu anticorpos; 2) Você nunca foi exposta ao vírus. Para ver qual é a explicação certa, você deveria fazer o RT-PCR imediatamente. Se der positivo, é a primeira explicação. Se der negativo, provavelmente, é a segunda.

  98. tive os sintomas em abril , no mês de setembro fiz o IGG deu reagente 7,84 . Gostaria de saber se isso significa que apesar da informação de que os anticorpos permanecem pouco tempo o meu indice permanece alto , ou este valor é normal?

    1. Olá, Ana Paula. Não dá para analisar os valores obtidos porque existem vários kits de sorologia aprovados pela ANVISA. Cada kit tem seus valores de referência, sensibilidade e especificidade diferentes. Você ainda está com IgG reagente, mas como você mesma escreveu, a tendência é que os anticorpos diminuam com o tempo. Continue a tomar cuidado para não se reinfectar: use máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  99. Bom dia!

    Fiz RT PCR com laudo positivo para COVID-19 em 30/07/20.

    Em 09/09/20 fiz sorologia e obtive seguintes resultados: IgG 16,5 / IgM 1,7 / Anticorpos Totais 89,2 (todos reagentes).

    Em 16/11/20 fiz novamente a sorologia e obtive seguintes resultados: IgG 10,2 / IgM 1,4 / Anticorpos Totais 186,0 (todos reagentes).

    Perguntas:

    1) Ainda posso estar transmitindo o vírus?

    2) Por que meus anticorpos totais estão aumentando? Afinal, existe estudo que diz que eles diminuem.

    3) Estou protegida contra reinfecção?

    Obrigada!

    1. Oi, Luciana, pelo tempo que passou desde o laudo positivo no RT-PCR (quatro meses), provavelmente você não está mais infectada nem transmitindo o vírus. Você fez todos os testes no mesmo laboratório? Só dá para comparar os resultados se tiver sido no mesmo laboratório porque, provavelmente, usaram o mesmo tipo de kit todas as vezes. Se foi esse o caso, você pode ver que IgG e IgM estão diminuindo, conforme esperado após esse tempo todo. Os kits que avaliam anticorpos totais não quantificam apenas IgM e IgG, mas a totalidade dos anticorpos (existem outros tipos de anticorpos). Pode ser que eles estejam aumentando. Não há proteção permanente contra a reinfecção na COVID-19. Continue a tomar cuidado: use máscara, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  100. Bom dia! Fiz um teste sorológico em laboratório pelo Método Quimioluminescência nos dias 23/10 e 12/11 e os resultados foram idênticos com Igm reagente e Igg não reagente. Pela literatura o Igg já era para ter se manifestado, entretanto não ocorreu. Qual pode ser o diagnóstico nessa situação descrita?

    1. Oi, Willian. Algumas pessoas não produzem anticorpos em quantidades detectáveis nos testes (ou demoram mais para produzir). Pode ser o teu caso. Refaça o teste daqui a 14 dias para ver se já aparece.

  101. Olá o teste de sangue deu ñ reagente.mas está falando pra repetir o resultado..qual seria o exame mas presciso o do cotonete?o do sangue ñ seria que ser presciso tb?estou cm tds os sintomas mas deu negativo o de sangue!

    1. Oi, Rosângela. Eles explicam porque estão pedindo para repetir o teste? Não deu indeterminado? O RT-PCR (cotonete) deve ser feito, preferencialmente, nos primeiros dias. Os anticorpos IgM aparecem, em média, 5 a 7 dias após a exposição ao vírus e IgG após 14 dias. Veja se você fez a sorologia dentro desse período (pelo menos após uma semana de sintomas). Se fez antes, pode ser a explicação do resultado não reagente. Repita a sorologia quantitativa para IgM e IgG em separado após mais uma semana, ao menos, para ver se há detecção.

  102. Ola fiz meu teste de imunidade e o resultado veio
    Igg- 0.1
    Igm- 0.7
    Totais- 3.3
    O que isso significa? Estou imune?!

    1. Oi, Sofia. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para detecção de anticorpos, portanto, a interpretação dos resultados só pode ser feita por quem emitiu o laudo. Nesse laudo deve constar se esses valores são “reagente” ou “não reagente”. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  103. Fiz três exames para confirmar e todos deram reagente para o IgG. No exame tem a dosagem do UA/mL e abaixo tem uma “concentração”. O que significa essa concentração?

    1. Oi, Priscilla. Cada laboratório emite um laudo próprio. Esses laudos têm que apresentar as informações necessárias para que o médico avalie o paciente, mas a forma visual do laudo varia. Portanto, não sabemos exatamente qual é a tua dúvida. O UA/mL é uma unidade de concentração dos anticorpos. UA significa unidades arbitrárias. A metodologia utilizada para detecção dos anticorpos é muito complexa e o resultado é em UA/mL de amostra analisada (sangue, plasma, etc). Cada kit de detecção de anticorpos tem o seu valor de referência para interpretar como reagente ou não reagente. Essa interpretação é que é importante.

  104. Boa noite, fiz um teste de sangue na escola que trabalho e o resultado foi de reagente indice 15.77 mas só tem isso, não tem nada detalhado de igm ou igg só com essa informação da p saber se tive ou ainda tenho?

    1. Oi, Fabíola. Tente ver com o responsável pela testagem na tua escola qual é o tipo de teste que foi feito. Não dá para interpretar o resultado sem saber isso. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

    1. Oi, Brito. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para detecção de anticorpos, portanto, a interpretação dos resultados só pode ser feita por quem emitiu o laudo. Nesse laudo deve constar se esses valores são “reagente” ou “não reagente”. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  105. Bom dia,fiz o teste de PCR e deu negativo,por apresentar sintomas e minha esposa estar contaminada a médica solicitou que eu fizesse a sorologia igm e igg, que deram reagente,refiz o teste e o os mesmos continuam reagente, já fiz quarentena, peguei o resultado hoje,ainda transmito o vírus?

    1. Oi, Michel. O RT-PCR é mais confiável nos primeiros dias de infecção, mesmo assim, existem várias razões para resultados falso-negativos (problemas na coleta e processamento das amostras, etc). Se a tua sorologia deu IgM e IgG reagente, você teve contato com o vírus. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  106. Olá, eu e meu esposo testamos positivo há 1 mês, confirmado com PCR.
    Agora fiz a sorologia nas minhas 2 filhas (Método quimioluminescencia). Uma deu reagente IgG (88) e IgM não reagente (0,99), o que já era esperado. A outra deu IGG reagente (26), mas o IgM também deu reagente, um valor próximo do de referência, 1,2, mas achei estranho. Ela foi a única totalmente assintomática.
    Ela pode estar transmitindo ainda?
    Obrigada.

    1. Oi, Nádia. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Mas como o valor está bem próximo do limite entre reagente e não reagente, muito provavelmente ela não está mais infectada. Se ela refizer o teste em mais uma semana, o provável é que IgM já esteja não reagente.

  107. Boa tarde! Meu marido estava com Covid , na fase aguda fez o PCR e deu DETECTADO, depois de 14 dias fez o IGM e IGG deram NÃO REAGENTE! Apesar de ter cuidado dele, não tive sintoma, fiz o teste 14 dias após o primeiro sintoma dele e deu IGM e IGG não reagente !Não consegui fazer o teste PCR na época que ele fez.
    É possível em ter tido contato com o vírus e ter sido assintomática?Na época que ele estava contaminado eu estava tomando remédios fortes pra tratar uma lombalgia,Paracetamol e antiflamatório. Tenho que fazer o IGG quantitativo? se sim, quando? E ele tb!obg

    1. Oi, Maria. Pessoas que moram juntas têm alta probabilidade de transmitir o vírus umas para as outras. A maioria das pessoas infectadas é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves, portanto, é possível que você tenha sido infectada e seja assintomática. Você cumpriu a quarentena de 14 dias? Em relação aos testes de sorologia, algumas pessoas não produzem anticorpos em quantidades detectáveis nos testes ou demoram mais a produzir. O teste que vocês fizeram foi o sorológico quantitativo ou o teste rápido? Se foi o teste rápido, pode ser que o resultado seja falso. Esses testes não são adequados para diagnóstico individual. Se foi esse o caso, façam o sorológico quantitativo imediatamente. Se der IgM não reagente, podem ficar tranquilos. Vocês podem repetir o sorológico quantitativo em mais 14 dias, se quiserem, para ver se já aparece o IgG.

  108. Boa noite!
    Tive covid em julho e realizei anteontem o teste de anticorpos IGG. Meu resultado deu 2,29 S/CO. Essa é uma taxa baixa ou alta?? Sei que estou com anticorpos reagentes, pois acima de 1 é reagente. No entanto, gostaria de saber se está muito baixa e se esse valor tem relação com a “duração” dessa “imunidade”. Grata desde já!

    1. Oi, Maria. Os valores dos resultados de anticorpos não são diretamente comparáveis. Existem vários kits aprovados pela ANVISA e cada kit detecta anticorpos contra proteínas diferentes do vírus. Além disso, o organismo de cada pessoa reage de forma diferente. A tendência é IgG aumentar com o tempo. Após alguns meses, começa a decair de novo na COVID-19, significando que não existe imunidade permanente. Continue se cuidando para não se reinfectar: use máscaras, lave as mãos com frequência e pratique o distanciamento social.

  109. fiz o ecame sorologico e o resultado veio com.a contagem junta. Anticorpos totais. Deu REAGENTE 36,9. Mostrei a 3 medicos. Um nao soube interpretar. Os outros 2 disseram q eu ja tinha tido a doença e ja estava com os anticorpos. Tive contato direto com meu marido q está internado . Podem ajudar?

    1. Oi, Rita. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos contra o vírus, independente do tipo de anticorpo. Significa que você foi infectada e o teu corpo está reagindo com a produção de anticorpos, mas não dá para saber em qual etapa da doença você está. Faça o teste sorológico quantitativo para detectar IgM e IgG em separado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

    2. Boa tarde! Comecei com os sintomas leves da covid, dia 17/11. No dia seguinte fui ao médico que me medicou e indicou o teste RT-PCR. Só consegui agendar para o dia 25/11 e fiz o teste que deu Detectado. Fiquei em casa de quarentena e depois voltei ao médico dia 01/12 , e ele passou o exame anticorpos totais que veio com o resultado Reagente índice 7,5. Ele me falou que não transmito mais e que são os anticorpos. Seria isso mesmo? Fico na dúvida se o vírus ainda está ativo e acabar contaminando outras pessoas.

      1. Olá Leila,
        Não precisa se preocupar. A transmissão do vírus em pacientes leves costuma durar até 10 dias após o início dos sintomas. Espero ter ajudado.

  110. Oi, fiz um teste sorologico hoje para covid semiquantitativo.
    IgM 2,3 reagente
    IgG 7,2 reagente
    Não tive nenhum sintoma, descobri em exame de rotina. Nesses valores é possível saber se ainda tô transmitindo?

    1. Oi, Beatriz. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  111. Olá. Tive covid com início dos sintomas em 8/09. Fiquei bem debilitada e só melhorei de fato de todos os sintomas na primeira semana de outubro. Ontem (23/11) fiz nova sorologia. Meu IGG está 14,5 (o valor de referência do laboratório é acima de 1,4. Mas, para a minha surpresa, após quase 2 meses, o IGM deu 1,2 (valor de referência acima de 1,0). Isso significa que ainda tenho o vírus ativo?

    1. Oi, Renata. Não necessariamente. Algumas pessoas têm apresentado IgM reagente após meses na COVID-19. Como o teu IgM está bem próximo do limite entre reagente e não reagente e você não está mais com sintomas, o mais provável é que não esteja mais infectada. Continue tomando cuidado para não se reinfectar.

      1. Mas esse IGM reagente, ainda que pouco, não oferece maiores riscos, né? Nem de transmitir nem de ter a doença de novo.
        Outra coisa. Li que o mais importante não são os anticorpos, mas sim a memória celular das células T. Existe algum exame que verifica essa memória celular pra uma doença?

        1. Oi, Renata. O mais provável é que você não esteja mais infectada. O teu IgM está muito próximo ao limite entre o reagente e não reagente e você está sem sintomas. Não há maiores riscos. Você tem razão em relação à importância da memória celular nessa doença. Existem testes para avaliar isso, mas não são realizados em rotina clínica, infelizmente. Não se preocupe com isso, apenas tome cuidado para não se reinfectar.

    1. Oi, Valter. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para detecção de anticorpos, portanto, a interpretação dos resultados só pode ser feita por quem emitiu o laudo. Nesse laudo deve constar se esses valores são “reagente” ou “não reagente”. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  112. Resultado exame IGG deu não reagente <3,8 ua/ML Significa o que esse numero 3,8? Quero saber se já tive contato com a doença ou não. Grata

    1. Oi, Cláudia. Esse número deve ser o limite entre o que é considerado reagente e o que é não reagente segundo o kit utilizado pelo laboratório para fazer a análise. Existem vários kits aprovados pela ANVISA e cada um tem os seus valores limites. O que importa é a interpretação, que no teu caso foi não reagente. IgG é um anticorpo que começa a aparecer, em média, após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Para saber se você está infectada agora ou se teve infecção recente, os melhores testes são o RT-PCR e/ou sorologia quantitativa para IgM. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus.

  113. Olá, fiz o teste na quarta RT-PCR, meu teste deu não detectado mas logo abaixo deu DETECTADO O RNA DO SARS-CoV-2: Positivo na amostra analisada. Isso significa que estou com covid? ou já tive?

    1. Oi, Marcelly, verifique se o que está escrito não é “Referência: não detectado” ou algo semelhante. A referência é o que é encontrado normalmente na população, isto é, o normal é não estar infectado com o vírus e ele não ser detectado. Sendo assim, o resultado da tua amostra foi “detectado”, o que é interpretado como infecção ativa com o vírus. Mantenha-se em isolamento.

  114. Boa noite! Fiz o teste sorológico quantitativo igM e igG, mas estou assintomático, fiz porque tive contato com alguém contaminado. Deu igM 1,01 reagente e igG 13,69 reagente. Como posso uma interpretar esses resultados?!

    1. Oi, Alesandro. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19. Aparentemente, você está na fase final da doença. Veja se o valor de IgM não está próximo ao limite entre reagente e não reagente.

    1. Oi, Ana. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos contra o vírus, independente do tipo de anticorpo. Algumas vezes vem escrito que o teste inclui IgG, mas o valor não necessariamente é de IgG. No teu caso, é bem provável que seja por causa do valor alto, mas se quiser ter certeza, faça um teste sorológico quantitativo para IgM e IgG em separado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  115. Meu teste de cassete 2019, deu positivo/reagente img/ igG positivo
    IgG 95
    IgM 170
    Mais queria sabe o que são esses número IgG e Igm?
    Tbm queria sabe se ainda está na parte inicial do vírus?

    1. Oi, Marcos. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19. Os valores dependem do kit que foi usado para fazer o teste. No laudo deve estar escrito se esses valores correspondem a “reagente” ou “não reagente”.

  116. Boa tarde! Moro com meu sogro o qual começou a sentir sintomas no dia 02/11. No dia 05/11, fiz o meu exame de PCR e deu negativo. O do meu sogro deu positivo e teve que ser internado. No dia 26/11, fiz o de sorologia e encaminharei abaixo o resultado e peço a ajuda para interpretá-lo. Procurei algo falando especificamente do IgM/IgC, mas não achei.

    Significa que estou com o vírus, que já tive contato e criei anticorpos ou nada disso?

    Anti-SARS-CoV-2 Anticorpos Totais (IgM/IgG) – Reagente – Índice 76,2
    Notas:
    Sensibilidade do teste pela validação do laboratório: mais de 10 (dez) dias de início dos sintomas: 95%

    Sorologia para COVID-19, Anticorpos IgG – Reagente 1,7 UA/mL
    Notas:
    Pela validação interna do laboratório a sensibilidade do teste de IgG por quimioluminescência foi de 91%.

    1. Oi, Pedro. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos contra o vírus, independente do tipo de anticorpo. Esses testes são bons quando o paciente tem pouca quantidade de anticorpos, não detectável nos testes para cada tipo de anticorpo em separado. Não foi o teu caso, porque você teve detecção de IgG em separado. Porém, o ideal seria fazer o sorológico quantitativo para IgM também. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  117. Boa tarde!
    Fiz o teste PCR e o resultado foi : Detectado. Em conjunto fiz a sorologia para medir o IGG que teve um resultado de 0,9 ( que significa indeterminado ). Para o Kit de sorologia utilizado, para ser reagente o resultado deveria ser superior ou igual a 1,0.
    Estou na fase aguda da doença, com alta probabilidade de contágio?
    Para esses resultados, existe como projetar mais ou menos um período que eu tenha tido um contato inicial com o vírus?

    1. Oi, Bel. Resultado detectado no RT-PCR significa positivo para o RNA viral e é interpretado como infecção ativa. É provável que você tenha se infectado há pouco tempo. Mantenha-se em isolamento por 14 dias a contar do dia em que fez o RT-PCR. Após esse tempo, faça a sorologia quantitativa para ver IgM e IgG em separado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  118. Boa noite, tive covid no final de março e com os aumentos de caso procurei está semana fazer uma sorologia para ver os anticorpos deu IgG 0,14 e IgM 0,62 gostaria de saber o que significa, possuo anticorpos? Fiquei sem saber
    Obrigada

    1. Oi, Natália. Existem vários kits aprovados pela ANVISA para detecção de anticorpos, portanto, a interpretação dos resultados só pode ser feita por quem emitiu o laudo. Nesse laudo deve constar se esses valores são “reagente” ou “não reagente” e é isso o que importa. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19. Já se sabe que os anticorpos diminuem com o tempo na COVID-19. Portanto, continue se cuidando para não se reinfectar: use máscaras, lave as mãos com frequência e pratique o distanciamento social.

  119. Olá, boa tarde!

    Existe catalogado na literatura e/ou pesquisas o total de cepas de coronavírus circulando nos estados e municípios? Se afirmativo, onde posso encontrar este estudo?

    Qtas cepas de coronavírus circulam no Brasil?

    Obrigado

    Tiago Leite

  120. Olá! Testei positivo para covid . Iniciei os sintomas no dia 06 de novembro e no dia 11 de novembro, o resultado foi confirmado pelo exame PCR (feito no 6° dia de sintomas). No dia 21 de novembro (após 16 dias de início dos sintomas) realizei a pesquisa de anticorpos totais e o resultado foi reagente com índice de 1,92. Como é interpretado esse resultado?

    1. Olá Krisna,
      Quer dizer que fizeste alguma resposta imunológica contra o vírus. Impossível falar do índice sem saber detalhes do tipo de teste. Espero ter ajudado.

  121. Boa Noite

    Fiz o meu exame após 15 dias , realizei o elisa meu resultado foi ,

    PESQUISA DE ANTICORPOS IgM: NÃO REAGENTE 0.79

    e IgG não reagente 7.98

    O que quer dizer ?

    1. Olá Denise,
      Quer dizer que, por esse teste, não há evidências de contato com o vírus no passado. Caso tenhas feito um exame de PCR que tenha dado positivo, esse teste sugere que, apesar de teres tido a infecção, não desenvolveste anticorpos em quantidade detectável contra o vírus. Espero ter ajudado.

  122. Olá! Após minha recuperação do covid e após já ter feito um novo PCR que deu “não detectado”, fiz uma sorologia cujos resultados foram:
    Igm: não reagente – 0,4 UA/mL;
    Igg: reagente – 7,1 UA/mL.
    Sei que o igm é relativo à infecção aguda e o igg aos anticorpos, mas gostaria de saber se há uma avaliação da qualidade da imunização com base no valor do igg. Posso estar mais ou menos imunizada? O resultado 7,1 pode ser lido como bom?

    1. Olá Ana,
      O valor da IgG parece ser baixo (embora cada teste tenha seus padrões de referência). Mas mesmo se os valores fossem altos, não se pode bater o martelo sobre o estado de imunização de uma pessoa. Não se mede a quantidade de anticorpos neutralizantes, e também não se sabe qual a quantidade de anticorpos neutralizantes necessária para prevenir uma reinfecção. Portanto, para todos os efeitos, continue agindo (ou recomece a agir) como se não tivesse tido a infecção. Espero ter ajudado.

      1. Ajudou muito, obrigada! Parabéns mesmo pelo trabalho! Uma última dúvida é: sei que o teste rápido do Covid não é 100% confiável, mas me disseram que se eu fizer o teste rápido já tendo tido a infecção, dará positivo de qualquer forma, porque ele detecta os anticorpos. Ou seja, não daria para saber se o positivo é referente a uma infecção atual ou passada. Isso procede?

        1. Oi, Ana. Os testes rápidos detectam anticorpos, tanto IgM (relacionada a infecção recente) quanto IgG (infecção ocorrida há mais tempo), porém possuem muita reação cruzada com anticorpos contra outras viroses. Por isso não são adequados para diagnóstico individual. O ideal é fazer os testes sorológicos quantitativos e não o teste rápido.

  123. ola
    fiz teste de sorologia ( mais de 15 dias do sintoma),e o resultado foi
    IGG e IGM reagente = 6,56. como interpretar os dois com mesmo valor?

    1. Olá Edson,
      Os testes de IgG/IgM têm como principal objetivo dizer se o indivíduo desenvolveu resposta imunológica ao vírus, o que é uma maneira indireta de dizer que ele teve a infecção. Se o valor dá acima do valor de corte, o indivíduo foi exposto ao vírus no passado. Não tem como separar o valor da IgM do da IgG nesse teste e não tem como se inferir muito mais coisas mesmo. Espero ter ajudado.

  124. OLÁ!
    Tive alguns sintomas e realizei o PCR que deu positivo.
    Fiz o isolamento e depois de 21 dias fiz o sorológico.
    O resultado do exame diz:anticorpos totais-reagente 26,9.
    O que significa?
    Estou imune?
    Ainda transmito o virus?

    1. Olá Moniky,
      Significa que desenvolveste resposta imunológica contra o vírus. É provável que não estejas mais transmitindo. A existência de anticorpos sugere uma certa proteção contra uma reinfecção, embora 1) não haja garantias de que ela seja absoluta, e 2) não se saiba o quanto essa suposta proteção vá durar. Portanto, continue com as medidas de proteção de si mesma e dos outros até que haja uma resposta mais definitiva da ciência, ok?
      Espero ter ajudado.

  125. Olá, fiz o teste Pcr e deu detectado, porém com valores de referência não detectados. O que isso significa?

  126. No dia 26/10 meu marido apresentou sintomas leves que poderiam indicar Covid. No dia 02 de novembro, meu filho e eu começamos também com sintomas um pouco diferentes do meu marido. Eu perdi o olfato no dia 08, recuperado 20 dias depois. Em 10/11 meu marido fez um sorológico para IGG e resultado não reagente (0,6 UA/mL),no dia 03/12 , fez teste rápido em cassete, cujo resultado foi também não reagente par IGM/IGG. Repetiu o sorológico anticorpos totais , na mesma data e deu não reagente. Em 30/11 eu fiz um teste rápido em cassete, deu reagente IGM e não reagente IGG. Vou fazer um sorológico para IGG/IGM. Seria interessante fazermos RT-PCR, para uma melhor avaliação? Independente dos resultados. nos 3 temos quase certeza que foi Covid. Estamos bem, mas meu medo é que possamos ainda transmitir

    1. Olá Marília,
      Não precisa fazer mais nenhum teste. Se deu reagente para ti em algum sorológico e vocês tiveram os sintomas, vocês dois tiveram covid. O período de transmissão é cerca de 10 dias após o início dos sintomas para pacientes leves. Já passou um mês. Vocês não devem estar transmitindo. Espero ter ajudado.

  127. Oi tive Covid no final de Maio , fiz todos os exames e deu que eu criei anticorpo . Hoje dia 4/12 fiz o exame de sorologia de novo e deu IgM Reagente e IgG não reagente . Não entendi muito bem

  128. Olá! Fiz um teste PCR com 7 dias de início do primeiro sintoma e um teste rápido com 8 dias. Os dois deram negativos. ( só tive dor de cabeça e uns quentes no primeiro dia, depois permaneci com dor de cabeça) Quando foi com 15 dias depois do primeiro sintoma fiz novamente o teste rápido e deu positivo, dois dias depois repeti e deu positivo. Para IGM. Não entendi nada.

    1. Olá Amanda.
      Tiveste COVID. Esses testes podem dár negativo e ainda assim teres tido a doença. A positividade de algum deles, acompanhada dos sintomas característicos, costuma ser indício suficiente. Espero ter ajudado.

  129. O exame sorologico p Covid19 quando o resultado dá reagente p/ IGg e IGm sem q o paciente não tenha os sintomas específicos. Nesse caso é possível que possa ser outra infecção?
    Ou seja: Outras viroses acusam Igm e Igg tb?

    1. Olá Lúcia,
      É improvável. E os sintomas específicos são muitos…tens certeza de que não tiveste ou não tiveram nenhum deles? Outras viroses aumentam IgM e IgG, mas os anticorpos gerados serão específicos para aquelas outras viroses, ok? Espero ter ajudado.

  130. Olá não noite

    Tive PCR reagente em maio, cumpri 30dias de quarentena e com todos os antibióticos.

    Ontem dia 04 de dezembro diz o sorologia obg e igm (IGG reagente 5,5 e IGM 1.2 reagente)

    Já estou trabalhando deade julho e vida normal. Pq igm deu esse valor ? E o igg é anticorpo correto?
    Obrigado

    1. Olá Luiz,
      Os valores dos testes sorológicos em pessoas que tiveram COVID são os mais diversos, e a sua interpretação é de pouca utilidade clínica. Se não estás sentindo sintomas e estás tomando medidas de distanciamento, fique tranquilo. Espero ter ajudado.

  131. Bom dia, um colega de trabalho começou a apresenta sintomas de covid-19 no dia 23 de novembro, com diarreia , febre, dor de cabeça e cansaço, neste dia todos da repartição tivemos contato com ele, no dia 03 de dezembro, mesmo sem apresentar sintomas fiz o exame RT-PCR, que constatou detectado, hoje são dia 06 e não apresentei nenhum sintoma, ainda posso apresentar algum sintoma, ou passarei como assintomático, outros três colegas de trabalho fizeram o teste e o resultado foi não detectado.

    1. Olá Fabrício.
      És um paciente assintomático. A indicação para o seu caso é realizar quarentena por 10 dias a contar do dia da coleta do exame. Espero ter ajudado.

  132. Bom dia,
    Minha esposa iniciou sintomas leves há cerca de 25 dias e eu sintomas semelhantes uns 5 dias após. Fizemos exames sorológicos recentemente, ela em 30/11 e eu em 04/12, realizados pelo mesmo laboratório, com os seguintes resultados:

    PARA MINHA ESPOSA:

    ANTICORPOS TOTAIS, soro
    Eletroquimioluminescência (ECLIA)
    Índice: 15,8 – REAGENTE
    Não reagente: inferior a 0,6
    Indeterminado: 0,6 a 0,7
    Reagente: superior a 0,7

    ANTICORPOS IgM, soro
    Quimioluminescência
    IgM: 0,9 UA/mL – INDETERMINADO
    Não reagente: inferior a 0,8 UA/mL
    Indeterminado: 0,8 a 1,0 UA/mL
    Reagente: superior a 1,0 UA/mL

    ANTICORPOS IgG, soro
    Quimioluminescência
    IgG: 8,5 UA/mL – REAGENTE
    Não reagente: inferior a 0,8 UA/mL
    Indeterminado: 0,8 a 1,4 UA/mL
    Reagente: superior a 1,4 UA/mL

    Conclusão: Amostra REAGENTE para IgG contra SARS­-CoV­-2.
    Comentário: Detectados  anticorpos  da classe IgG contra SARS­-CoV-2.
    Este perfil  é  compatível  com  infecção  pregressa.

    PARA MIM:

    ANTICORPOS TOTAIS, soro
    Eletroquimioluminescência (ECLIA)
    Índice: 41,9 – REAGENTE
    Não reagente: inferior a 0,6
    Indeterminado: 0,6 a 0,7
    Reagente: superior a 0,7

    ANTICORPOS IgM, soro
    Quimioluminescência
    IgM: 1,1 UA/mL – REAGENTE
    Não reagente: inferior a 0,8 UA/mL
    Indeterminado: 0,8 a 1,0 UA/mL
    Reagente: superior a 1,0 UA/mL

    ANTICORPOS IgG, soro
    Quimioluminescência
    IgG: 3,1 UA/mL – REAGENTE
    Não reagente: inferior a 0,8 UA/mL
    Indeterminado: 0,8 a 1,4 UA/mL
    Reagente: superior a 1,4 UA/mL

    Conclusão: Amostra REAGENTE para IgM e IgG contra SARS-CoV­-2.
    Comentário: Detectados  anticorpos  das  classes  IgM  e  IgG  contra SARS­-CoV­-2.
    Este  perfil  sugere  infecção  recente.

    Minha esposa faz tratamento hormonal oral para câncer de mama e acho que reagiu bem, tendo em vista a atual baixa em alguns elementos da série branca. Isso explicaria a grande diferença entre nossos índices de anticorpos totais?
    Apesar de ter passado o melhor momento, pretendemos fazer o RT-PCR para saber se ainda estamos com o vírus ativo.
    Agradecemos a atenção.

    1. Olá Paulo,
      Há vários fatores que podem explicar diferenças entre títulos de anticorpos contra uma determinada infecção. Não bateria o martelo sobre a causa ser o tratamento para câncer de mama da sua esposa. Não aconselharia refazer os exames de PCR, pois o resultado, se der positivo, pode simplesmente significar que ainda há RNA do vírus, e não o vírus propriamente dito. A melhora dos sintomas é mais informativa do que esse teste. Espero ter ajudado.

  133. Dia 03dezembro 2020 fiz testes de imunocromatografia e deu não reagente para IGM e IGC.
    Dia04dezembro 2020 fiz diagnostico molecular Coronavirus e deu positivo.
    Estou assintomatico, a exceção de nariz entupido similar as crises de sinusite que são rotineiras para mim.
    Que fazer agora?
    Estou sem febre, olfato normal, ligeira tosse.

    1. Olá Antônio,
      Normal o teste sorológico ter dado negativo durante a infecção aguda. Fique em quarentena até 10 dias desde o primeiro dia de sintomas, desde que, dentro desse paríodo, os sintomas tenham melhorado. Espero ter ajudado.

  134. Fiz o teste rápido com o swab após 10 dias de sintomas e deu positivo. Após 20 dias fiz o ANTICORPOS ANTI-SARS-COV-2
    Método: Eletroquimioluminescencia
    Deu reagente. Valor 1,57
    Valor de Referência:

    Não Reagente.: Índice inferior a 1,00
    Reagente…..: Índice maior ou igual a 1,00
    Qual o significado? Que realmente tive o vírus e tenho anticorpos?

  135. Bom dia,
    Tive Covid19 no início de Junho cfme. resultado positivo do pcr
    Após 17 dias de isolamento fiz o teste de sorologia com a retirada de sangue e o resultado foi Reagente 98,6UA/ML.
    Dia 04/12/20 repeti o teste somente de IgG e o resultado deu 1,87 Índex, sei que ainda possuo anticorpos e estou potencialmente protegido mas por esse resultado da pra saber a quantidade de anticorpos que adquiri??? e se posso contrair contrair o vírus novamente e apesar de estar protegido posso continuar transmitindo para outra pessoa??

    1. Oi, Wilson. Qual anticorpo você testou após os 17 dias? IgG? Já se sabe que a quantidade de anticorpos diminui com o tempo nessa doença e a imunidade não é permanente. Portanto, continue se cuidando para evitar uma reinfecção. Você não deve estar mais infectado, portanto, não está transmitindo o vírus.

  136. Estou preocupado com resultado do meu exame , testei positivo e tive pneumonia , fiquei internado pra tratar , me sinto ótimo mas meu resultado sorológico com 23 dias apartir dos primeiros sintomas deu igg :32,7 e igm :39,0 mas fisicamente me sinto bem, o que devo fazer?

    1. Oi, Flávio. Você está com acompanhamento médico? Como você esteve internado, seria bom ter esse acompanhamento. Algumas pessoas apresentam IgM reagente por um longo tempo, mesmo não estando mais infectadas. Um médico pode te avaliar adequadamente e verificar se é esse o teu caso.

  137. Boa tarde meu exame pt-pcr deu positivo no dia 02 de dezembro, estava sem sintomas, e por norma da empresa deveria ser feito, tive contato com um colega no dia 23 de novembro, este colega teve sintomas fortes para covid, mas tratou em casa, como hoje são dia 07 de dezembro e ainda estou assintomático, pode ser que eu desenvolva ainda os sintomas da doença.

    1. Oi, Fabrício. Pode ser, sim. Mas não se preocupe; a maior parte das pessoas é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves. Mantenha o isolamento.

  138. Meu teste deu IgG 0.1 (não reagente). Igm 26.6 (reagente) e total não reagente. O total não teria que dar reagente?

    1. Oi, Marcelo. Em teoria, sim. O problema é que existem vários kits aprovados pela ANVISA e cada kit pode detectar anticorpos contra proteínas diferentes do vírus, dando resultados aparentemente contraditórios. Por precaução, mantenha-se em isolamento, já que IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus.

  139. Bom dia!
    Deixei meu comentário outro dia, mas não localizei na descrição.
    Segue resultado do meu sorológico Anticorpos Totais:
    Anticorpos totais: 4,46 (positivo para anticorpos Anti Sars-Cov2)
    IGG: 5,93 reagente anti sars COV2 IGG

    Comecei com sintomas em 15/11. No dia 19/11 fiz o exame do Cotonete que deu positivo. O sorológico fiz dia 30/11.
    O que significa o resultado acima:

    Grata
    Ana Freitas

    1. Olá Ana,
      Significa que tiveste a infecção e que fizeste anticorpos contra ela. Infelizmente não se pode inferir muito mais sobre se estás protegida contra uma nova infecção. Siga adotando as medidas de proteção e distanciamento, ok? Espero ter ajudado.

  140. Boa tarde,

    em abril tive covid e em junho fiz a sorologia Igg 8,4 e IGM 0,6.
    Ontem (07/12) fiz uma nova sorologia Anticorpos totais e deu 134,00. É possível o nível de Igg elevar-se tanto assim em 6 meses?

    1. A princípio, não. Se o teste foi o mesmo, isso pode inclusive se dever a uma reinfecção. Espero ter ajudado.

      1. Desculpe a interferência, mas a Paula não mencionou o índice dos anticorpos totais da sorologia feita em junho, que já poderia estar elevado naquela época.

  141. Tenho IgM reagente e IgG não reagente, com anticorpos totais reagente, com índice em 18,7. Minha infecção foi no final de abril e os sintomas foram leves, não necessitando de internação.
    O que esse resultado no dia de hoje significa? Ê uma nova infecção? Não tenho nenhum sintoma.

    1. Olá Luísa,
      Os resultados sorológicos para pacientes que tiveram COVID são os mais diversos possíveis e a sua significância clínica é questionável. O único teste que pode atestar que tens COVID é um RT-PCR. Espero ter ajudado.

  142. Tive COVID 19 final de outubro e fiz o exame algoritmo COVID-19 em dezembro, com os seguintes resultados:
    Anticorpos Totais (IgG/IgM) 29,98 (Valores de referencia reagente superior ou igual a 1,0).
    Já na segunda parte do exame nos anticorpos:
    IgM não reagente 0,2
    IgG não reagente 0,2
    ambos com valores referenciais de não reagente inferior a 0,9. Com esse resultado significa que eu não tenho anticorpos, mesmo que tive recentemente contato com o vírus?

    1. Olá Ana,
      Esse resultado é um tanto estranho. Em todo o caso, os testes sorológicos são pouco úteis para inferir algo sobre a imunidade de uma pessoa a uma reinfecção. Siga com as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

  143. Tive covid no final de abril, com sintomas leves, não necessitando de internação. No sábado, dia 5 de dezembro, coletei material para anticorpos totais, IgM e IgG. O resultado foi reagente para IgM, não reagente para IgG, e os anticorpos totais reagente, com índice de 18,7.
    O que isso significa? Estou novamente infectada?

    1. Oi, Luísa. Como já se passaram 8 meses da tua primeira infecção, existe possibilidade de ser uma reinfecção, sim. Por precaução, cumpra novamente o isolamento. Ao final, continue a tomar cuidados para não se reinfectar: use máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  144. Tenho Bronquite e estou 3 semanas com tosse seca, dor de cabeça e faltar de ar. Fui hoje ao Médico e ele fez varias perguntas e mando fazer o teste aquele parecido com de diabete e ele falou que deu positivo pra Covid mais disse que eu ja melhorei devido aos anticorpos e que os sintomas que estou sentindo são da bronquite .
    E disse que ela ainda esta Ativa …. Vai entender o que o médico disse e não mando fazer quarentena nada só passo a medicação para bronquite e mais nada agora me diz como melhorei da covid se eu nao tomei nenhuma medicação ?

    1. Olá Daniela,
      Em pacientes que não requerem hospitalização, a infecção aguda costuma durar até 10 dias após o início dos sintomas. Como já estás com esses sintomas há 3 semanas, o que pode ter restado é uma sequela da infecção, o que é comum, ainda mais em pacientes com condições anteriores à infecção, como a sua bronquite. Espero ter ajudado.

  145. Olá!
    Tive Covid em setembro e, 31 dias depois dos primeiros sintomas, fiz o Anticorpos Totais. Deu um resultado quantitativo de 96,00. Isso representa uma boa resposta imunológica?

    1. Oi, Neli. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos contra o vírus, independente do tipo de anticorpo. Significa que você foi infectada e o teu corpo está reagindo com a produção de anticorpos, mas não dá para saber o tipo de anticorpo. Faça o teste sorológico quantitativo para detectar IgM e IgG em separado. O esperado é já estar IgM não reagente IgG reagente, significando que teve a doença, mas não está mais com COVID-19. Mas lembre-se que algumas pessoas apresentam IgM reagente por um longo tempo, mesmo não estando mais infectadas.

  146. Meus sintomas começaram dia 19/11, fiz o teste rápido dia 02/12 e deu positivo com os anticorpos IGM, no app disse que eu deveria ficar mais 7 dias em casa, hoje completam 7 dias, já posso mesmo sair?não infecto mais ninguém?
    Obs:Não estou mais com os sintomas a um tempinho

    1. Oi, Cauan. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Faça o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  147. Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida.

    Fiz o exame pcr em 26/11 e deu positivo. Já estava com alguns sintomas.

    Aí fiz o de sorologia ontem e deu tudo reagente

    Igm 8,1
    IgG 4,6

    Ainda estou com covid? Posso transmitir nesse nível?

    Muito obrigada, aguardo resposta.

    1. Oi, Adriana. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  148. Boa tarde,

    Fiquei curioso com uma situação. Tive a COVID-19 confirmada por meio do teste positivo RT-PCR em 20/07/2020. Em 17/09 em fiz um teste Anti-SARS-CoV-2 Anticorpos Totais (IgM/IgG), que tal reagente por meio de um indíce 13. Refiz o mesmo teste sorológico em 07/12 mas chamou a atenção os anticorpos totais serem reagentes, com índice 9,7 enquanto, no desmembramento para apontar o IgG não reagente com índice 0,2. Alguma possibilidade de ter havido erro? Tive sintomas apenas na primeira semana, sintomas esses bem leves.

    Obrigado

    1. Oi, David. Os testes de anticorpos totais detectam o somatório de anticorpos produzidos contra o vírus, independente do tipo de anticorpo. Esses testes são bons quando o paciente tem pouca quantidade de anticorpos, não detectável nos testes para cada tipo de anticorpo em separado (por isso deu não reagente para IgG). Esse parece ser o teu caso.

  149. Retificando… Fiz o exame de PCR no dia 20/11 deu positivo e o sorologia ontem dia 08/12 com os igm (8,1) e IgG (4,6) reagentes.

    Posso infectar alguém ainda? Posso voltar a trabalhar?

    1. Oi, Adriana. Não altera a nossa resposta. Vamos copiar abaixo:
      Oi, Adriana. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  150. Boa tarde desde já agradeço o espaço para sanar duvidas quanto aos exames para detectar covid, pois bem resolvi fazer o exame sorológico dia 01 (eu e meu marido) o meu deu não reagente, já o dele deu igg reagente e igm não reagente. Doisdias após esse exame fizemos o PCR e deu detectado o meu e do meu marido não detectado. Então ele decidiu fazer o sorológico o qual não fiz, o resultado deu indeterminado. Diante desse impasse estamos isolados desde do primeiro exame dia 01, queria saber quantos dias precisamos a mais (pois a prefeitura e os médicos divergem sobre) para garantir que não estamos transmitindo e se há possibilidade de erro no exame sorológico? Esqueci de salientar estamos totalmente assintomáticos, muito obrigada pelo retorno.

    1. Olá Rosana.
      O teste que presta para identificar a infecção é o RT-PCR. A janela de tempo em que ele dá positivo é anterior ao período em que começam a aparecer anticorpos. Quando os anticorpos aparecem na sorologia, geralmente a infecção está no final ou já passou, e daí o RT-PCR tende a dar negativo. Sigam isolados até 10 dias após a coleta da sua amostra de RT-PCR. Espero ter ajudado.

  151. Oi, fiz meu teste ontem 8/12 e não estou com sintomas, não entendi o resultato:
    Anti-SARS-CoV-2 Anticorpos Totais
    (IgM/IgG) – Reagente – Índice 19,3
    Anti-SARS-CoV-2, Anticorpos IgM Não Reagente 0,2 UA/mL
    Anti-SARS-CoV-2, Anticorpos IgG Não Reagente 0,7 UA/mL

    1. Olá Jaqueline,
      Eu confiaria mais no resultado dos anticorpos totais, embora os dados que me passaste sejam insuficientes para bater o martelo. Se tiveste sintomas, provavelmente tiveste covid.

  152. Olá. Tive covid a exatamente 30 dias. Fiz o RT-PCR ha 10 dias atrás e deu negativo (não detectado). Fiz essa semana a sorologia anticorpos totais e Igg. Os dois deram reagente. Anticorpos totais 99.5 e Igg 14.0. Deu um nó na minha cabeça. Não estou curada? Ainda transmito o vírus?

    1. Olá Bruna,
      Não estás mais infectada. Fizeste uma forte resposta de anticorpos contra o vírus. É isso que o teste sorológico te diz. Espero ter ajudado.

  153. Oi bom dia!
    Fiz o teste de farmácia a 7 dias atrás e deu positivo, agora saiu meu exame RT-PCR e deu não detectável, o que significa? Não estou com vírus ?

  154. Fiz exame de sorologia e meu IGG deu REAGENTE, com oÍndice de 142.
    Valores de referência de REAGENTE é IGUAL ou MAIOR que 1,00.
    O que significa esse índice 142?

    1. Olá Flávia,
      Significa que o nível de anticorpos medidos contra o vírus deu 142 vezes mais alto que o valor de corte do teste, ou seja, positivo para anticorpos contra o vírus. Espero ter ajudado.

    1. Olá Maria,
      Quer dizer que fizeste anticorpos contra o vírus, o que é de se esperar se tiveste a infecção. Espero ter ajudado.

  155. Boa noite
    Fiz exame de sorologia igm/igg em 25 outubro e deu Igm 3.2 reagente e igg nao reagente.
    40 dias depois refiz o exame e deu igm 3.4 reagente e igg nao reagente.
    É normal ficar com igg nao reagente apos 40 dias?
    Tem casos parecidos com o meu?
    E só com igm reagente estou imune?

    1. Olá Carlos,
      Tem vários casos parecidos com o seu. Agora, se eles significam imunidade, difícil de dizer se sim, e por quanto tempo. Siga com as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  156. Boa noite, fiz o teste rápido de Covid 19 e ele deu positivo, meu último dia de isolamento vai ser na sexta feira dia 18/12, se eu fizer o teste rápido no dia 18/12 o resultado do teste vai dar positivo ou negativo?

    1. Olá Guilherme,
      Não perderia meu tempo e dinheiro com (mais um) teste sorológico. Se passaram 10 dias de sintomas e eles melhoraram, podes deixar a quarentena, mantendo as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

  157. Bom dia,
    Fiz o teste de covid imuno rápido esma de 1gG / 1 gM onde foi positivo fiz o teste no dia 06/12/2020 após este por conta foi na empresa que temos convênio médico e fiz o exame SARS-COV-2 DETECÇÃO POR TEMPO REAL só que deu negativo onde este exame fiz no dia 07/12/2020, agora estou preocupado, poderia me explicar por favor.

    1. Olá Evandro,
      Quando os anticorpos começam a dar positivos, o RT-PCR começa a dar negativo, eis a questão. Espero ter ajudado.

  158. Olá. Meu caso foi o seguinte. Minha amiga que mora comigo começou a ter sintomas em uma segunda feira e textou positivo em um pcr na sexta da mesma semana. No dia seguinte ao positivo dela eu fiz um pcr e deu negativo. Depois de três dias, eu e as outras 2 pessoas que moram comigo começamos a ter sintomas. Febre baixa (37.5) , dor de cabeça, dor no corpo, leve tosse e diarreia E perda de olfato e paladar. No quinto dia de sintoma, fizemos outro pcr e das outras 2 pessoas da casa deu positivo e o meu negativo. Como tive sintomas e convivi com outras 3 positivadas,acreditei que era um falso negativo. No décimo sétimo dia depois de eu ter tido sintomas fiz sorologia pra covid e meu IGM deu 0.8 indeterminado e meu IGG deu 0.2 o que tudo isso significa? Eu não tive covid mesmo tendo sintomas e convivendo com quem teve? Eu tive e não produzi anticorpos ou estava tão fraco que não acusou nos exames? Ou meu igg ainda pode vir a aparecer? Obrigada

    1. Olá Marina,
      Provavelmente o RT-PCR deu falso-negativo. Pode acontecer. Assim como o sorológico negativo. O IgG ainda pode vir a aparecer, mas não bateria o martelo sobre isso. Desrecomendo testes adicionais. Espero ter ajudado.

  159. Boa noite, meu filho testou positivo em 25/11,no teste rápido, fez PCR deu não detectado, seus sintomas foram quase nenhum, acho q ele foi assintomático, não sente nada. Ontem , após 15 dias fez a sorologia e o IGM deu reagente1,5 e o IGG não reagente0,1. Gostaria de saber se ele ainda está com o vírus, se ainda pode infectar outras pessoas. Esse exame de sorologia deve ser repetido com qto tempo.

    1. Olá Magaly,
      Depois de 2 semanas, qualquer infecção assintomática já apresenta infectividade desprezível. Não recomendo fazer a sorologia. Espero ter ajudado.

  160. Fiz o teste do cotonete no dia 08/12 deu positivo. no dia 11/12 fiz o exame de sangue, deu não reagente. estou ou não com covid?

    1. Olá Taynara,
      Sim, estás com COVID. Fique isolada por no mínimo 10 dias a partir do teste do cotonete, e depois só saia do isolamento se não tiveres tido febre por 3 dias e os outros sintomas melhorado. Espero ter ajudado.

  161. Olá.
    Fiz a sorologia quantitativa e resultado deu assim!
    Pelo teste significa que o meu IgG 5,2 UA ML mesmo com uma quantidade acima da referência que é 1,4 UA/ML está com uma quantidade um pouco baixa mesmo sendo 5,2 UA/ML ??
    Estou bem propício de perder a imunidade rapidamente?
    Normalmente qual seria um número mais seguro para uma boa imunidade para esse Kit usado pelo laboratório Amais(Fleury) ??
    Muito obrigado.

    Abaixo uma amostra do meu exame.

    Data: 09/12/2020.
    COVID19, ANTICORPOS TOTAIS, soro
    Método: Eletroquimioluminescência (ECLIA)

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    Índice: 25,7 Não reagente : inferior a 0,6
    Indeterminado: 0,6 a 0,7
    REAGENTE Reagente : superior a 0,7

    COVID19, ANTICORPOS IgG, soro
    Método: Quimioluminescência

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    IgG: 5,2 UA/mL Não reagente : inferior a 0,8 UA/mL
    Indeterminado: 0,8 a 1,4 UA/mL
    REAGENTE Reagente : superior a 1,4 UA/mL

    LIBERADO EM: 11/12/2020 21:33
    COVID19, ANTICORPOS IgM, soro
    Método: Quimioluminescência

    RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA

    IgM: 0,6 UA/mL Não reagente : inferior a 0,8 UA/mL
    Indeterminado: 0,8 a 1,0 UA/mL
    NÃO REAGENTE Reagente : superior a 1,0 UA/mL

    Conclusão: Amostra REAGENTE para IgG contra SARS-CoV-2.

    1. Olá Arthur,
      Infelizmente, nenhum nível de anticorpos pode dizer se estás protegido, e por quanto tempo. Siga com as medidas de proteção e distanciamento como se nunca tivesses tido a infecção. Espero ter ajudado.

  162. Oi…realizei uma sorologia e esses foram os resutados:
    IGM: não reagente índice: 0,18
    IGG: não regente índice: 0,04
    Eu realmente tive contato com o vírus?
    Pois em uma primeira ocasião realizei o teste rápido e deu positivo, 15 dias depois realizei uma sorologia, que são as informações repassadas acima.

    1. Olá Thalita,
      Impossível dizer. O exame de sangue tende a ser mais confiável do que o teste rápido, mas muitos pacientes que tiveram covid dão negativo para esse teste. Recomendo manter as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

  163. Olá fiz Teste rápido na segunda-feira dia 07/12 e o resultado foi IGC e IGM reagentes, fiz apenas por pedido da empresa não tinha e não tenho sintomas. Sexta-Feira 11/12 fiz o PCR, agora saiu o resultado Como NÃO DETECTADO, eu absolutamente não tenho sintomas, mas o IGM reagente que deu, estou infectando?

    1. Olá Rogério,
      Provavelmente tiveste a infecção, assintomática, mas já não estás com carga viral detectável. A IgM começa a dar positivo ao redor de uma semana de infecção, portanto quando fizeste o PCR já deveria ter passado a fase de infectividade. Espero ter ajudado.

  164. Ola..tenho uma dúvida.
    Fiz o teste de sorologia e o meu IGM deu reagente e o Igg nao reagente . No dia seguinte fiz o exame ag pcr e deu nao reagente. Ai fiquei confuso se tenho o virus ou nao.

    1. Olá Adriano, Provavelmente tiveste a infecção, mas já não estavas com carga viral detectável quando fieste o pcr. A IgM começa a dar positivo ao redor de uma semana de infecção, portanto quando fizeste o PCR já deveria ter passado a fase de infectividade. Espero ter ajudado.

  165. Meu exame deu que foi detectado o RNA do sars-cov-2: positivo na amostra analiza, sera que eu estou contaminado?

    1. Olá Ataide,
      Sim, provavelmente estás com infecção ativa. Fique em isolamento por 10 dias a partir da coleta do exame. Após isso, saia apenas se não apresentares febre há mais de 72h e os outros sintomas tiverem melhorado. Após isso, recomendo manter as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

  166. Boa noite.
    Realizei o exame sorológico com 12 dias de sintomas.
    Anticorpos totais reagente.
    IGg e IGm não reagente.
    A nota do laboratório diz que a amostra é reagente para covid.
    Significa que não produzi anticorpos de defesa? Outra dúvida.. o anticorpo da fase aguda da doença não deveria ter dado reagente?
    Obrigada

    1. Olá Fernanda,
      Sim, produziste anticorpos, apesar de os testes para classes específicas de anticorpo não terem sido capazes de quantificá-los. Nas produziste anticorpos. Recomendo manter as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

  167. Bom dia gostaria de saber o que significa . No dia 27/11 fiz a sorologia dando reagente para Igm 1,54 e IgG 15,53… Fiquei 15 dias no isolamento e repeti a sorologia no dia 11/12 dando regente novamente para os dois sendo Igm 1,74 e IgG 18,75 . Não tive sintomas . O que isso significa estou infectada ainda ? Posso transmitir ? Me esclareça por favor

    1. Olá Lucimara,
      Testes sorológicos não diagnosticam infecção corrente, e sim se tiveste infecção no passado e desenvolveste anticorpos. Recomendo manter as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

  168. Oi! Eu testei positivo para covid em maio. Após isso fiz vários testes rápidos no trabalho em que sempre aparecia o igg. Porém agora estou gestante e na última semana tiveram várias infecções no trabalho. Fiz a sorologia e meu igm deu 2,1 e igg 4,6 (valores de referencia > 1,1 ) . Minha obstetra solicitou o pcr e deu nagativo. Achei muito estranho esse igm aparecer algo. Será que tive contato com o vírus? Será que esse igg me está me protegendo?

    1. Olá Luiza.
      O IgM e IgG estão baixos, provavelmente reflexo da tua infecção em maio. O teste rápido é menos sensível do que o último que fizeste. Por isso é mais fácil de detectar IgM caso a tenhas em baixos níveis. Espero ter ajudado.

  169. Bom dia! Tive sintomas no final de Março, perda de olfato, paladar, calafrios, ardência na cabeça e nariz, dor no corpo, 20 dias depois melhorei, em junho fiquei uns 20 dias com tosse, em setembro fiz um teste de anticorpos Igg deu 9,60, em outubro fiz outro teste de IGM e IGG deu IGM 0,08 e IGG 38,6 e em novembro fiz outro teste de IGM e IGG resultado IGM 0,06 e IGG 40,6, não entendi porque falam que a imunidade dura uns 3 meses, mas no meu casa os anticorpos aumentaram, o meu médico ficou surpreso

    1. Olá Aline,
      É possível que tenhas tido uma reinfecção nesse período, mesmo que assintomática. Outra possibilidade é uma variação entre o método dos testes, caso não tenhas feito no mesmo laboratório. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

    1. Olá Rosi,
      Não é necessário fazer outros testes de antiucorpos, já que a ciência ainda não sabe traduzir as consequências clínicas a partir desses testes. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  170. Bom dia , fiz 2 TESTE PCR em março deram positivos, 11/12 fiz um teste sorologia de anticorpos e deram indice reagente 174, pelo tempo 8 meses não esta alto?

    1. Olá Marcelo,
      Pelo que recebemos de relatos aqui no blog, está alto. Eu não ficaria triste com essa notícia, pelo contrário, pois sugere que fizeste uma memória de anticorpos forte contra o vírus. Entretanto, não significa necessariamente que estejas imune e por quanto tempo essa imunidade durará. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

    1. Significa que não foram detectados anticorpos contra o vírus. Não quer dizer que não tenhas tido a infecção, já que muitos que tiveram COVID estão testando negativo na sorologia. Espero ter ajudado.

  171. Boa noite,meu marido estava com sintomas,e fez o PCR,o resultado: Não Detectado.
    Interpretação:
    Não detectado: Negativo na amostra analisada.
    DETECTADO O RNA DO SARS-CoV-2: Positivo na amostra analisada.
    Valor de referência: NÃO DETECTADO.
    Isso significa que ele já teve contato com o Virus?

    1. Olá Andreza
      O teste deu negativo, mas não significa que ele não tenha tido contato com o vírus, já que muitos pacientes infectados testam negativo nesse teste. Seria necessário outro teste de confirmação, mas agora é tarde para fazer um novo PCR. Recomendamos manter as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  172. Bom dia. Acho que tive covid no mês de maio, pelos sintomas que senti suspeitei, mais naquela época ainda não estava liberado os exames, só pediu pra ficar de quarentena. Depois de 7 meses consegui fazer o sorologia de anticorpos totais no método ECLIA.
    Minha dúvida é: meu resultado deu reagente com Índice de 203,7 então quer dizer que eu tive mesmo? Agradeço desde já pela atenção.

    1. Olá Fabíola,
      Sim, quer dizer que tiveste covid. Não significa necessariamente que estejas imune e por quanto tempo essa imunidade durará. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  173. Bom dia, fiz o teste sorologia e deu igm 04 e igg 0, uns 2 dias após pegar resultado tive alguns sintomas, dor de cabeça conatante, febre. Seria covid? Um abraço

    1. Olá Jairo,
      É possível que seja covid, mas o exame que poderia dizer isso era o RT-PCR, não a sorologia.

  174. Boa tarde!
    Desde já, agradeço a atenção do canal em nos “abraçar”, dar aquele conforto que nós, leigos e pacientes, tanto precisamos. Gratidão e que Deus os abençoem.
    No dia 25/10 foi detectado Covid pelo exame PCR. Fiz a quarentena do dia 25/10 ao dia 9/11 e no dia 12/11, retornei ao Pronto Socorro, onde fui avaliado e o Médico solicitou o exame Sorologia Sars Cov 2 IgG IgM, e disse ser melhor fazer após 2 semanas, até então agendado para 23/11. Devido burocracia com o plano de saúde, só realizei o exame dia 12/12.
    O resultado saiu dia 14/12 com a seguinte informação:
    Anti-SARS-CoV-2 Anticorpos Totais (IgM/IgG) – Reagente – Índice 5,8.
    Sou leigo e cada artigo diz uma coisa sobre IgM e IgC juntos ou separados. O que quer dizer este meu resultado?
    Mais uma vez, gratidão pela disponibilidade do canal.

    1. Olá Marco,
      Quer dizer apenas que desenvolveste anticorpos contra o vírus. Mantenha as medidas de proteção e distanciamento. Obrigado pelos elogios ao blog, isso nos realiza. Espero ter ajudado.

      1. Gratidão pela atenção e explicação.

        Então, de forma simples, “todos” que tiveram contato com o vírus, mesmo que supostamente recuperados, e mesmo com anticorpos totais IgM e IgG reagentes, terão que manter o distanciamento para sempre?

        Seria interesante fazer sorologia para IgM e IgG separadamente? Ou o anticorpos totais é a referência mais sólida?

        Mais uma vez, gratidão por vossa ajuda!

  175. Boa noite;
    Fiz em 4 de dezembro de 2020 os exames IGG e IGM, o resultado deu REAGENTE para os 2 exames.
    IGG 23,1 UA/mL
    IGM 8,6 UA/mL

    Posso voltar a trabalhar?

    1. Olá Eduardo,
      O teste sorológico diz que tiveste covid no passado, não que estás com o vírus. Se estás sem sintomas que indiquem infecção, podes voltar a trabalhar. Recomendo seguir com as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter a ajudado.

  176. Olá, tive covid em julho, e realizei teste RT-PCR, com resultado positivo. Essa semana resolvi colher minha sorologia, realizei teste de anticorpos totais e o resultado foi 100,06 COI, sendo maior ou igual a 1 reagente. Minha dúvida seria quanto ao significado quantitativo desse valor. Se esse valor pode significar um aumento de IgM devido nova infecção ou apenas uma resposta imunológica duraroura.
    Obrigada

    1. Olá Marina,
      A verdade é que não sabemos a significância clínica desse valor. Dentro do que chega de relatos aqui no blog, parece um valor alto, mas não sabemos como isso se traduz em imunidade. Infelizmente, a ciência ainda está devendo nesse tipo de informação, e por isso desaconselhamos o uso de testes sorológicos.

  177. Prezados, participo de um programa em Manaus que faz testes em 2 em 2 meses pelo metodo ELISA meu resultado deu REAGENTE igG fiz em outro laboratório particular e deu nao reagente solicitei explicação do orgao e me diserram que a primeira coleta deu reatividade 1.31 e a segunda 2.59 o que pode ter acontecido.

    1. Olá Aleo,
      Exames sorológicos dão pouca informação relevante para os pacientes. Portanto, desrecomendamos a análise repetida desse tipo de exame. Espero ter ajudado.

  178. Bom dia!
    Meu caso: tive dor de garganta e tosse seca em 29/11, fiz o exame PCR, e o resultado pelo SUS demorou a sair, saiu somente no dia 14/12 como DETECTADO, somente escrito isso. Liguei no posto de saúde e me informaram que já não estavam com meu lado pois havia passado os 15 dias dos sintomas, ontem dia 15/12 fiz o teste rápido e deu para os dois negativos. Fiquei sem entender se tive ou não. Devo fazer o exame de sangue”soro” ?

    1. Olá Ana Lúcia
      Nçao precisas fazer de novo o sorológico. Algumas pessoas dão negativo. O que te diz se tiveste, sem dúvida é o PCR. Então tiveste. Espero ter ajudado.

  179. Boa tarde. Há cerca de dois meses fui positivada para o COVID – 19, entretanto, essa semana realizei um teste sorológico e meu IgM e IgG apareceram como não reagente, isso pode significar que eu não desenvolvi anticorpos específicos, assim, podendo contrair a doença com a mesma facilidade como se nunca tivesse a tido ?

    1. Olá Larissa,
      Na verdade, não temos nem resposta para aqueles pacientes que testam positivo para os exames de anticorpos. Portanto, recomendamos não apenas para você, que testou negativo para anticorpos, mas para todos os que ti veram covid, que mantenham as medidas de proteção e distanciamento para evitar o risco de reinfecção. Espero ter ajudado.

  180. Boa Tarde,

    Meu filho apresentou os primeiros sintomas há 18 dias atrás, quando completou o 14º dia fez o exame de Sorologia para COVID-19(igm/igg), o resultado deu:
    IgM Reagente 1,1 UA/ml
    IgG Não Reajante 0,1 Ua/Ml.
    Pergunto, ele continua transmitindo?
    Quantos dias após os primeiros sintomas ele não transmite mais?
    Grato,

    1. Olá Marx,
      Em pacientes leves, a transmissibilidade não costuma acontecer após 10 dias do início dos sintomas, desde que os mesmos tenham melhorado. Espero ter ajudado.

  181. Oie, minha família teve covid por morarmos juntos acabamos achando q todos estariam infectados e seguimos todos em isolamento, porém como eu não senti nada, mesmo dividindo tudo com eles, acabei optando em fazer o teste de sorologia. Meu exame deu IgG quantitativo 3,80 e qualitativo negativo e IgM quantitativo 0,20 e qualitativo negativo tb. Isso indica que mesmo trancada e dividindo tudo com infectados eu não peguei a doença ? Gostaria muito de entender porque estou sem acreditar. Obrigada

    1. Olá Rafaela,
      Se o IgG deu positivo (mesmo que fraquinho – 3,8), tiveste covid como as outras pessoas da tua casa. Espero ter ajudado.

  182. Boa noite,
    Fiz o teste serológico que deu reativo para o IgM e não reativo para o IgG. De seguida, fiz o teste do antigénio para a covid19 com a zaragatoa que deu negativo. Não consigo compreender estes resultados, parecem contraditórios. Tive/tenho a infeção?
    Obrigada!

    1. Olá Gabriela,
      Cada teste tem um intervalo de tempo ótimo para ser aplicado no paciente, e TODOS são imperfeitos. O IgM deu positivo, então provavelmente tiveste covid. O PCR deu negativo, mas provavelmente quando o fizeste já era muito tarde para ele dar positivo. Nada de contraditório, ok? Espero ter ajudado.

  183. Gostaria de entender, já fiz 3 testes rápidos para Covid, o primeiro deu IgM e IgG positivos, os outros 2 deram apenas IgG positivo. Porém quando faço a sorologia quantitativa ela sempre dá IgM e IgG negativos. Em qual exame devo confiar, pois tive contato direto com o vírus, já por pelo menos 2x. Minha filha de 8 anos apresentou a síndrome multisistemica e o meu esposo teve sintomas da Covid e testou positivo tbm

    1. olá Áurea
      Nesse seu caso, o melhor teste a ser confiado é o “teste dos sintomas”, ainda mais com duas pessoas da sua família tendo testado positivo nos exames sorológicos. Vocês tendo tido sintomas e testado positivo em algum dos testes sorológicos é proca suficiente de que tiveram covid. Mantenham as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  184. Olá,
    Fizemos exame de anticorpos eu e minha mãe. O meu deu 0,95 e o dela 0,19. Os dois não reagentes e o valor de referência é 1,4. Podes me ajudar a interpretar?

    1. Olá Maria Tereza
      Os testes deram negativo. Se vocês não tiveram sintomas que as fizessem suspeitar de covid, provavelmente vocês não tiveram covid. Mantenham as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  185. Meu primeiro teste deu negativo! Mas a tomografia deu uma pequena mancha! Após após 16 dias do primeiro sintoma fiz o igg 0,1 e o igm 0,9!! Qual a leitura deste exame??

    1. Olá Janete,
      Deu negativo. Testes sorológicos tem dado negativo em muitos pacientes que tiverem covid comprovadamente. Portanto, ele não serve para dizer se tiveste covid ou não. Como esses testes não servem para muita coisa, sugiro seguir agindo com precauções. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  186. Bom dia. Em relação ao meu exame de sorologia de anticorpos totais. O valor deu 203,7. O que se refere esse valor? Eu tive covid? Obs. Tive alguns sintomas como perda de olfato e paladar e enxaqueca no mês de junho e realizei o exame de anticorpos esse mês dezembro.

    1. Olá Fabíola,
      Sim, tiveste covid e desenvolveste anticorpos contra o vírus, como o esperado. Espero ter ajudado.

  187. Primeiramente que parabenizar o belo trabalho de vcs, então…

    Minha esposa teve os sintomas em Março, falta de paladar e olfato, e no quinto dias após os sintomas já começou a melhorar dos e por segurança ficou em casa por 20 dias enfim… em setembro ela fez por curiosidade o PCR que deu negativo, eu vim a pegar Covid ( Detectado ) via PCR, no inicio de Dezembro dia 04 e ela já ficou paranoica e foi fazer o exame – Anti-SARS-CoV-2 Anticorpos Totais (IgM/IgG) no dia 16/12/02 e hj saiu o resultado que é : Reagente – Índice 7,7 e logo abaixo tem as seguintes informações: Não Reagente – Indice inferior a 1,0 / Reagente – Superior ou igual a 1,0 ou seja, FICAMOS NA MESMA, minha esposa está com anticorpos? Ela pode transmitir ainda ou não?
    Desde já agradeço
    Robson.

    1. Olá Robson
      Ela tem anticorpos contra o vírus. Os escritos abaixo do valor que ela teve são os parâmetros que eles usam para diferenciar quem é positivo de quem é negativo. No caso, 7,7 é superior a 1,0, que é o índice que eles usam para considerar positivo. Espero ter ajudado.

  188. Minha esposa teve os sintomas em Março, falta de paladar e olfato, e no quinto dias após os sintomas já começou a melhorar dos e por segurança ficou em casa por 20 dias enfim… em setembro ela fez por curiosidade o PCR que deu negativo, eu vim a pegar Covid ( Detectado ) via PCR, no inicio de Dezembro dia 04 e ela já ficou paranoica e foi fazer o exame – Anti-SARS-CoV-2 Anticorpos Totais (IgM/IgG) no dia 16/12/02 e hj saiu o resultado que é : Reagente – Índice 7,7 e logo abaixo tem as seguintes informações: Não Reagente – Indice inferior a 1,0 / Reagente – Superior ou igual a 1,0 ou seja, FICAMOS NA MESMA, minha esposa está com anticorpos? Ela pode transmitir ainda ou não?
    Desde já agradeço
    Robson.

  189. Boa tarde! Fiz o teste IgM e IgG em meados de setembro por curiosidade, pois tive um pouco de dor de cabeça, coriza e dor de garganta no começo do mês.. deu IgM positivo (1,7 UA/mL) e IgG negativo (0,1 UA/mL).. como deu esse resultado, fiz na sequência o PCR (com cotonete) e deu positivo para covid-19.. como já estava sem sintomas, o médico recomendou mais 10 dias de isolamento e depois estaria liberado. Não tive mais sintomas durante esses meses e agora, em dezembro, fui fazer um exame de sangue de rotina e aproveitei pra fazer tb o IgM e IgG, na expectativa de dar negativo pro IgM e talvez positivo pro IgG, porém deu o resultado IgM positivo (1,5 UA/mL) e IgG negativo (0,2 UA/mL). Estou sem sintomas. O que poderia significar? E quais as recomendações? Obrigado

    1. Olá Daniel,
      Muitos testes sorológicos repetem os valore anteriores, ou eles dão muito próximos entre si. E muitas pessoas não convertem para IgG. Provavelmente tiveste COVID. Não significa necessariamente que estejas imune e por quanto tempo essa imunidade durará. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  190. Boa noite,meu marido esta assintomatico,mas fez o PCR e deu detectado,e eu fiz o PCR e deu não detectado,e hoje fiz o de sangue e o IGG IGM os dois deu não reagente,mas eu estava com muita cotiza,espiros e a garganta ardendo,posso estar com covid ? e porque não detectou se já tem uma semana que ele está assim

    1. Olá Elisangela,
      Fiquem em isolamento durante 10 dias a contar do início dos sintomas. Depois, sigam mantendo as medidas de proteção e distanciamento. IGG e IGM não dizem se estás com infecção. PCR pode dar falso-negativo. Espero ter ajudado.

  191. Bom dia meu marido esta com covid, ele fez PCR e deu positivo mas esta assintomatico,tive contato com ele e fiz o PCR e deu não detectado e fiz também o de sangue que o IGG E IGM deram não reagente, posso ter adquirido a doença e ter manifestado,e meus filhos também fizeram o de sangue e nenhum deles deu reagente, podemos ainda pegar?

    1. Olá Lisa,
      Sim, vocês ainda estão em risco. O ideal é que o seu marido se isole em algum cômodo da casa e só saia de lá de máscara. Dez dias de isolamento após o teste positivo. Espero ter ajudado.

  192. Bom dia
    Tive covid no final de agosto, fiquei internada 5 dias é meu marido 11 dias, após 3 meses refiz exame para saber se adquirir anticorpos e saiu resultado
    IgM não reagente
    IgC reagente 196,0
    Gostaria de saber o que significa, se tenho anticorpos

  193. Bom dia
    Em agosto fiquei internada 5 dias é meu marido 11, foi diagnosticado covid
    Agora refiz os exames e obtive o seguinte resultado não reagente
    IgC reagente 196,0
    Quero saber, por gentileza, o que significa este resultado

  194. Fiquei internada 5 dias no mês de agosto e meu marido 11 dias, fomos diagnosticados com Covid
    Refiz o exame de sorologia final de outubro, obtive o seguinte resultado resultado
    IgM não reagente
    IgC reagente 196,0
    Quero saber o que significa, por gentileza

    1. Olá Edna,
      Significa que fizeste anticorpos contra o vírus. Isso não significa que estejas protegida. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  195. Olá, eu e minha família inteira tivemos sintomas do covid final de fevereiro e início de março, na época não tinha nada fechado e nem existia testes rápidos e tal, ontem resolvi fazer um teste sorológico basicamente 10 meses depois dos sintomas e ambos IgG e IgM deram não reativos, é possível que eu tenha tido covid no início do ano ainda ? E como funciona esses anticorpos tantos meses depois da provável infecção ?

    1. Olá Wanderson
      Testes de anticorpos são complicados. Muitas pessoas que tiveram a doença dão resultado negativo. Os níveis de anticorpos podem cair depois de um tempo, e esse pode ter sido o seu caso. Provavelmente vocês tiveram covid. Ainda assim, iso não os protege contra reinfecção. Mantenha as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

Os comentários estão desativados.