Curioso para saber quais os ambientes em que há mais relatos de transmissão de COVID-19?

Pesquisadores britânicos publicaram um artigo no qual juntaram informações da literatura sobre casos de COVID-19 para determinar o tipo de ambiente no qual a transmissão do SARS-CoV-2 é mais frequente, com ocorrência de grupos de indivíduos com a doença. Essa análise pode auxiliar na elaboração de estratégias pós-lockdown (isolamento completo), já que identifica locais que devem ser mantidos em vigilância e/ou podem permanecer fechados para evitar um reaparecimento da transmissão.

Foram encontradas evidências de transmissão do vírus em 201 eventos, que foram classificados em 22 tipos de ambiente, definidos em relação às suas características. Por exemplo, “religioso” incluiu igrejas e mesquitas, enquanto “público” incluiu mercados e centros comerciais. A maioria dos casos foram reportados em ambientes fechados.

Quase todos os grupos envolveram menos do que 100 casos de COVID-19, com exceção de hospitais, casas geriátricas, dormitórios de trabalhadores, indústrias de alimentos, prisões, escolas e locais de compras. Os ambientes religiosos também tiveram grande número de casos. Ambientes que apresentaram entre 50 e 100 casos foram: academias de ginástica, bares, festas de casamento, locais trabalho e conferências.

Deveria haver melhor monitoramento na maioria dos ambientes avaliados, com implementação de relatos sistemáticos do número de indivíduos potencialmente expostos e do número de casos confirmados/suspeitos.

Os resultados fornecem uma base para identificação de possíveis locais correlacionados com grupos de casos de COVID-19. Esses locais poderiam ser monitorados mais detalhadamente, por exemplo, com rastreamento dos contatos por meio de um app, ou poderiam permanecer fechados quando da remoção progressiva das restrições do lockdown.

FONTE: What settings have been linked to SARS-CoV-2 transmission clusters? Quentin J. Leclerc, Naomi M. Fuller, Lisa E. Knight, CMMID COVID-19 Working Group, Sebastian Funk, Gwenan M. Knight. Wellcome Open Research 2020,5:83 Last updated: 15 JUL 2020.https://doi.org/10.12688/wellcomeopenres.15889.2