Análise de resultados de RT-PCR demonstra tendência de diminuição da carga viral ao longo da epidemia de COVID-19 na Itália.

A epidemia de SARS-CoV-2 afetou o território italiano desde fevereiro de 2020, tendo tido um pico na terceira semana de março. Até 23 de junho de 2020, resultou em um total de 239.709 infecções e 33.542 mortes.

O padrão ouro para o diagnóstico laboratorial de COVID-19 é o RT-PCR. Desde que a sequência do vírus foi divulgada, vários testes moleculares foram desenvolvidos para a detecção rápida por RT-PCR, usando os valores de CT (valor correspondente ao ciclo de amplificação do RNA viral em que o sinal de amplificação ultrapassa o sinal obtido nos ciclos iniciais do RT-PCR, iniciando a amplificação exponencial) . No RT-PCR, os valores de CT são inversamente relacionados com o número de cópias de RNA viral, isto é, quanto mais cópias, menor o valor de CT.

Autores italianos investigaram as diferenças nos valores de CT em amostras de suabes de nasofaringe coletadas em três períodos da epidemia. De 23 de fevereiro até 15 de junho de 2020, 31.030 suabes foram analisados, com uma diferença estatisticamente significativa entre os três períodos considerados.

Durante a fase caracterizada pelo pico epidêmico, 44,3% das amostras testaram positivas. Essa percentagem diminuiu para 9,2% no segundo período e para 3,2% no terceiro período avaliado. Durante os três períodos, o valor de CT aumentou, indo de 24,80 no primeiro período a 26,64 no segundo e 28,50 no terceiro.

Esse estudo é uma descrição da tendência de aumento dos valores CT em diferentes períodos da epidemia, o que indica uma redução no número de cópias do RNA viral. Porém, na primeira fase da epidemia, as amostras eram provenientes de pacientes hospitalizados com sintomas clínicos severos, enquanto na terceira fase a maioria das amostras veio de pacientes não hospitalizados ou em recuperação. Portanto, é difícil estabelecer o real significado epidemiológico desses baixos níveis de RNA viral.

FONTE: Veronesi, Licia; Colucci, Maria Eugenia; Pasquarella, Cesira; Caruso, Luca; Mohieldin Mahgoub Ibrahim, Mostafa; Zoni, Roberta; Pergreffi, Massimiliano; Arcuri, Carlo; Seidenari, Chiara; Viani, Isabella; Capobianco, Emanuela; Mezzetta, Sandra; Affanni, Paola. Virological surveillance of SARS-CoV-2 in an Italian northern area: comparison of Real Time RT PCR cycle threshold (Ct) values in three epidemic periods. Acta Biomed ; 91(9-S): 19-21, 2020 07 20.