Pneumonia por COVID-19 com RT-PCR de suabe de nasofaringe negativo.

O padrão ouro para diagnóstico de COVID-19 é o RT-PCR de amostras respiratórias, comumente suabes de nasofaringe. Porém, até hoje nenhum método provou ter perfeita sensibilidade, muitas vezes levando a resultados falso-negativos. Estudos já demonstraram que a sensibilidade do RT-PCR é estimada em 63% para suabes de nasofaringe por causa da baixa excreção do vírus no trato respiratório superior, amostras danificadas ou com coleta inapropriada.  

Os autores relatam o caso de um homem de 47 anos que se apresentou a um hospital com febre. Os sintomas tinham iniciado uma semana antes. Ele apresentava mialgia, astenia e febre de 40ºC, mas negava sintomas respiratórios. O paciente tinha tido contato com um caso confirmado de COVID-19 dez dias antes da hospitalização.

Uma tomografia computadorizada de pulmão demonstrou várias opacidades centrais e periféricas, sugestivas de pneumonia viral. Como estamos no meio da pandemia de COVID-19, foi realizado RT-PCR de suabe de nasofaringe para detecção do SARS-CoV-2, com resultado negativo. O RT-PCR foi repetido dois dias depois, mantendo o resultado negativo.

Foi realizada uma broncoscopia no décimo dia do aparecimento dos sintomas e o RT-PCR foi realizado com o lavado broncoalveolar. Dessa vez o resultado foi positivo para SARS-CoV-2, confirmando o diagnóstico de pneumonia pela COVID-19. Também foram testados outros patógenos respiratórios comuns (vírus respiratórios e bactérias), com resultados negativos.

A hospitalização do paciente foi descomplicada e ele foi liberado com instruções para permanecer em isolamento doméstico. O RT-PCR de suabe de nasofaringe foi repetido nos dias 24 e 29 após o início dos sintomas, permanecendo negativo.

Os autores concluem que quando um médico suspeitar fortemente de infecção relacionada à COVID-19 mas os resultados do RT-PCR forem negativos, é crítico repetir o teste para o SARS-CoV-2, preferencialmente usando amostras como o lavado broncoalveolar.

FONTE: Are two consecutive negative RT-PCRs enough to rule out COVID-19? Rami Waked, Jennifer Makhoul, Gebrael Salib, Nabil Chehata, Sadek Mortada, Antoine Zoghbic, Jacques Choucair, Elie Haddad. New Microbes and New Infections. 27 August 2020, https://doi.org/10.1016/j.nmni.2020.100750.