Artigo apresenta o cálculo do R0 para sete países.

O número básico reprodutivo (R0) é muito importante quando se discute a disseminação de uma doença porque representa o número de casos esperados gerados a partir de um caso infectado. O R0 é uma ferramenta importante em qualquer pandemia porque quando esse valor é menor do que 1, significa que a doença está diminuindo. Quando ele é maior que 1, significa que ela está aumentando e se tornando uma epidemia.

O artigo apresenta o cálculo do R0 para a COVID-19 na Síria, China, Iêmen, EUA, França, Nigéria e Rússia. Os autores usaram os dados reportados para novos casos de COVID-19 nesses países até a data de 30 de julho de 2020. Os maiores valores foram encontrados na Síria (R0=2.7936) e os menores na Nigéria (R0= 1.0011).

Foi calculado que a epidemia irá diminuir nos EUA, Índia e Síria nos meses de agosto a setembro. O cálculo para a China apontou para os meses de fevereiro e março e o cálculo para a Rússia apontou para julho a agosto.

FONTE: The basic reproduction number of the new coronavirus pandemic with mortality for India, the Syrian Arab Republic, the United States, Yemen, China, France, Nigeria and Russia with different rate of cases. Marwan Al-Raeei. Clinical Epidemiology and Global Health 20 August 2020 https://doi.org/10.1016/j.cegh.2020.08.005.