Recorrência de sintomas clínicos de COVID-19 em profissionais de saúde: uma série de casos no Brasil.

Autores brasileiros relataram a recorrência de sintomas compatíveis com COVID-19 em seis profissionais de saúde (quatro médicos) no Ceará, com resultados positivos no RT-PCR, que poderiam representar a ocorrência de reativação do vírus ou reinfecção. Os profissionais haviam se recuperado de um episódio de COVID-19, mas voltaram a apresentar sintomas da doença.

Os casos ocorreram entre 16 de março e 9 de abril e todos foram confirmados por RT-PCR de amostras de naso e/ou orofaringe, coletadas até o 11º dia após o aparecimento dos sintomas. Metade dos pacientes tinha feito o teste de RT-PCR no período entre os dois episódios sintomáticos, com resultados negativos. Em quatro casos, testes sorológicos foram realizados após o segundo episódio, com resultados iniciais negativos. Três deles soroconverteram posteriormente, no 11º, 28º e 37º dia após o aparecimento dos sintomas no segundo episódio, respectivamente.

O intervalo de tempo entre o primeiro e o segundo episódios foi de 53 a 70 dias. Os principais sintomas descritos no primeiro episódio foram febre, mialgia, dor de garganta e tosse, enquanto no segundo episódio foram febre e fraqueza.  

A maioria dos casos progrediu sem complicações, apesar de um paciente ter apresentado hipoxemia nos dois episódios e dois pacientes terem apresentado no segundo episódio. Um dos pacientes necessitou internação em UTI.

Os autores enfatizam a importância do uso de equipamentos de proteção individual (máscaras, por exemplo) e higiene das mãos mesmo após a recuperação da COVID-19.

FONTE: Case Report: Recurrent Clinical Symptoms of COVID-19 in Healthcare Professionals: A Series of Cases from Brazil. Christianne Fernandes Valente Takeda, Magda Moura de Almeida, Ricristhi Gonçalves de Aguiar Gomes, Tatiana Cisne Souza, Matheus Alves de Lima Mota, Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti e Jeová Keny Baima Colares. Am. J. Trop. Med. Hyg., 00(0), 2020, pp. 1–4. doi:10.4269/ajtmh.20-0893.