A Pandemia COVID-19 como uma oportunidade para promover o desenvolvimento sustentável do ensino no ensino superior.

A pandemia da COVID-19 é uma preocupação mundial e um tópico que está frequentemente presente nas agendas de pesquisa atuais de laboratórios, instituições de ensino superior (IES) e Instituições de desenvolvimento. Algumas das medidas de contenção da pandemia impactaram o ensino superior, notadamente a suspensão das aulas presenciais e do apoio tutorial aos alunos. As atividades de ensino e aprendizagem estão agora muito mais desenvolvidas via Internet, as IES estão utilizando suas plataformas específicas de Internet (por exemplo, Moodle) ou outras ferramentas online, como Zoom ou Google Sala de Aula, por exemplo, e o e-learning tornou-se, em muitos deles, o único modo possível de aprendizagem formal. Esse pode ser um momento crucial de oportunidade para a reformulação do ensino superior, notadamente com a implantação, desenvolvimento e disseminação das tecnologias digitais.

Um estudo usando uma amostra de 30.383 alunos de 62 países concluiu que os estudantes estão globalmente satisfeitos com a transição do ensino presencial para o online e com o apoio que receberam de seus professores ao longo desse processo. No lado negativo, os alunos mencionaram a falta de competências digitais e a percepção de maior carga horária.

A literatura mais recente sobre os temas COVID-19 e as consequências da pandemia nos processos educacionais é unânime em defender que as IES têm um papel preponderante na promoção do ensino a distância por meio do uso de ferramentas digitais. Embora este contexto turbulento represente muitos obstáculos e desafios para o processo de aprendizagem e ensino, também deve ser visto como uma oportunidade de mudança. Mais do que nunca, os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem estão mudando para acomodar as novas necessidades educacionais. Embora professores e alunos não tenham tido muito tempo para se preparar para essa mudança e muitos estejam lutando para acompanhar o ritmo, a mudança para o e-learning ou b-learning (ensino híbrido) é inevitável.

Com o fechamento dos campi das IES em escala global e a mudança de todo o aprendizado, ensino e avaliação dos modos tradicionais de entrega presencial para ensino e aprendizagem online, as IES enfrentaram e ainda enfrentam o grande desafio de adaptar e reformular suas estratégias, técnicas e ferramentas educacionais. Para muitos deles, este pode ser o teste final de sua capacidade de sobreviver e lutar em meio a esses tempos turbulentos.

O ensino superior precisa, no contexto da pandemia COVID-19, se reinventar. No atual cenário desafiador causado pela pandemia COVID-19, a resposta para a questão da determinação do papel fundamental da educação pode ser que todo o sistema educacional, e especificamente o de ensino superior, precisa se engajar e se comprometer com um processo transformacional. A educação deve questionar seu próprio papel nestes tempos difíceis, notadamente na promoção de uma sociedade justa, equitativa e sustentável para todos.

FONTE: The COVID-19 Pandemic as an Opportunity to Foster the Sustainable Development of Teaching in Higher Education. Maria José Sá, Sandro Serpa. Sustainability; 12(20):8525, 2020.