O conceito de “One Health” enfatiza a interdependência da saúde humana, o bem-estar animal e a estabilidade ambiental, além da necessidade de manter um delicado equilíbrio entre os três. Aproximadamente 60% das 1.461 doenças hoje reconhecidas em humanos são atribuídas a patógenos de vários hospedeiros que pularam de outras espécies para o ser humano. Quase 75% das novas doenças infecciosas humanas que surgiram nas últimas três décadas são definidas como zoonóticas.
O estado de Kerala, no sul da Índia, utilizou os princípios do “One Health” de maneira eficaz para vencer o surto do vírus Nipah em 2018. Com o estado atualmente em meio à pandemia COVID-19, muitas das mesmas estratégias desempenharam um papel na implementação da resposta de saúde pública à pandemia em Kerala.
Assim que o primeiro caso de COVID-19 foi relatado em 30 de janeiro, o aparelho de saúde pública permaneceu em alerta máximo. Rastreamento e triagem rigorosos dos contatos foram realizados, desde os primeiros dias do surto. A comunicação era mantida diariamente com aqueles em quarentena domiciliar para verificar se havia novos sintomas e os casos sintomáticos eram transportados para centros de isolamento designados.
Os autores sugerem, entre várias medidas:
- Constituir uma Força-Tarefa ‘One Health’ com representação das áreas de medicina, doenças infecciosas, saúde pública, ciências veterinárias, pecuária, virologia etc., para compartilhar informações científicas.
- Identificar ambientes que colocam as pessoas em contato próximo com animais em condições anti-higiênicas, como mercados de animais vivos, que podem ser pontos críticos para a transmissão acidental de vírus zoonóticos para humanos.
- Apoiar o financiamento de iniciativas de “One Health” para estudar doenças zoonóticas e a interface de doenças humanos-animais, para prevenir futuros surtos de doenças virais originadas em hospedeiros animais.
É importante reconhecer que a ocorrência frequente de epidemias que vemos hoje deriva do impacto em grande escala da destruição de ambientes naturais.
FONTE: The ‘One Health’ Approach to an Epidemic ResponseVinu Cherian1, Joel Philip. Indian Journal of Community Health ; 32(3):472-478, 2020. DOI: https://doi.org/10.47203/IJCH.2020.v32i03.003