Reinfecção em um profissional de saúde com COVID-19 em um hospital no norte da Índia.

Homem, 26 anos, trabalhava como profissional de saúde (PS) na Unidade de Terapia Intensiva do COVID-19. Eletestou positivo para o SARS-CoV-2 por RT-PCR em 3 de maio de 2020 durante o teste de rotina que é feito para todos os profissionais de saúde de acordo com a política do hospital. Ele era assintomático e foi hospitalizado na ala de isolamento no dia seguinte, onde recebeu tratamento e evoluiu sem intercorrências. Os dois esfregaços nasofaríngeos (NPS) coletados em 10 e 13 de maio foram ambos negativos para a infecção. Ele recebeu alta em 14 de maio e foi encorajado a seguir quarentena em casa por mais 14 dias.

O homem reiniciou suas funções no hospital em 30 de maio e foi colocado na zona não-COVID do hospital. Depois de um intervalo de 38 dias, foi transferido para atuar na UTI de COVID. Conforme a rotina do hospital, ele foi testado por RT-PCR novamente em 21 de agosto, tendo apresentado resultado positivo. Permaneceu assintomático e foi novamente internado na enfermaria de isolamento, tendo recebido o mesmo tratamento. O paciente nunca precisou de suplementação de oxigênio.

A evidência preliminar sugere que as respostas de anticorpos ocorrem em pessoas que foram infectadas por SARS CoV-2. A segunda infecção nesses pacientes sugere que não foi gerado anticorpo suficiente no momento da primeira infecção ou, se eles desenvolveram anticorpos, podem não ter durado o suficiente para prevenir a reinfecção. A reinfecção também pode acontecer se houver uma resposta de anticorpos de vida muito curta, sem qualquer imunidade celular.

A reinfecção de um indivíduo saudável no curto período de menos de 100 dias tem várias implicações em termos de imunidade de rebanho, esquemas de vacinação e prevalência de infecção na população.

Este caso destaca a importância da vacinação em indivíduos com infecção prévia. Pessoas com a infecção anterior devem continuar a se precaver praticando o distanciamento social e o uso de máscaras.

FONTE: Reinfection in a healthcare worker with COVID-19 in a hospital in North India. Nazir, Nazia, Ahirwar, Arun, Jain, Shruti. Anaesthesia Pain & Intensive Care ; 24(5):572-573, 2020. https://doi.org/10.35975/apic.v24i5.1369