Reino Unido aprova o primeiro ensaio de desafio humano COVID-19 do mundo.

Leia a matéria original na íntegra aqui.

Em poucas semanas, dezenas de voluntários jovens e saudáveis ​​no Reino Unido serão intencionalmente expostos ao coronavírus como parte do primeiro ensaio de desafio humano COVID-19 do mundo.

O projeto, que recebeu aprovação ética do governo do Reino Unido em 17 de fevereiro, vai estudar a quantidade de vírus necessária para iniciar uma infecção. Eventualmente, os pesquisadores poderiam então responder a outras questões, como quão bem as diferentes vacinas funcionam.

Em testes de desafio em humanos, os voluntários são deliberadamente infectados com um patógeno em um ambiente controlado. Os pesquisadores podem então estudar de perto a progressão da doença ou tratamentos potenciais com um nível de detalhe praticamente indisponível nos ensaios tradicionais, que exigem a espera dos participantes para pegar a doença por conta própria.

A possibilidade de ensaios de desafio com COVID-19 gerou controvérsia; alguns questionam a ética de colocar voluntários em risco com um patógeno relativamente novo cujas consequências a longo prazo não são totalmente compreendidas. Para este teste, a promessa de pesquisa acelerada supera os riscos para os participantes, dizem os reguladores do Reino Unido.

Em quartos de hospitais isolados, os voluntários serão expostos a vários níveis de uma variante original do coronavírus que circula desde março de 2020. Os voluntários serão monitorados 24 horas por dia, permitindo aos pesquisadores determinar a dose mínima de coronavírus necessária para iniciar a infecção. Descobrir o quanto a exposição leva à infecção é uma das questões em aberto na pandemia COVID-19. Os pesquisadores também poderão rastrear a resposta imunológica de um voluntário ao longo da infecção.

Precisamente como esse desafio humano recém-aprovado funcionará ainda não está claro, já que os detalhes não foram divulgados. Os pesquisadores dizem que planejam publicar o protocolo e uma explicação do desenho do estudo em algum momento no futuro.

E VOCÊ, O QUE PENSA SOBRE ISSO? OS RISCOS DE DELIBERADAMENTE INFECTAR VOLUNTÁRIOS SAUDÁVEIS SÃO ACEITÁVEIS EM FACE DAS DESCOBERTAS QUE PODEM SER FEITAS? ESCREVA A SUA OPINIÃO NOS COMENTÁRIOS.

Fonte: The U.K. approved the world’s first COVID-19 human challenge trial. Jonathan Lambert.  Science News 18/02/2021. https://www.sciencenews.org/article/coronavirus-uk-first-human-challenge-trial-covid-19.