Atendimento aos Usuários

Dias de atendimento ao usuário 

O laboratório está aberto à comunidade de terça à sexta-feira. Às segundas-feiras, a máquina está reservada para uso interno.

Modalidades das sessões

  • Sessão diurna sem assistência do operador:
    • Das 8 às 10h – calibração do equipamento pelo técnico*
    • Das 10 às 17h – marcação de pontos e realização das análises
  • Sessão diurna com assistência do operador:
    • Das 8 às 10h – calibração do equipamento pelo técnico*
    • Das 10 às 17h – marcação de pontos com auxílio em tempo integral do técnico e realização das análises
  • Sessão noturna, finais de semana e feriados: período destinado somente para a realização das análises pontuais ou mapas composicionais marcadas na sessão diurna. Período inicia às 17h e termina às 8h do próximo dia útil.

* O período de calibração de 2 horas é somente uma previsão e poderá se estender além das 10 horas, dependendo do tipo de análise a ser realizada.

Procedimentos durante as sessões

A calibração para as análises é feita pelos técnicos do laboratório na sessão diurna. Na modalidade “sem assistência do operador”, os usuários devem conduzir as suas análises. Para isso um treinamento será oferecido na primeira utilização. Na modalidade “com assistência do operador”, o técnico do laboratório opera a máquina durante todo o atendimento da sessão diurna, com intervalo de uma hora para o almoço. Todas as decisões com respeito às condições de operação e marcação dos pontos são de responsabilidade do usuário, ficando o técnico somente com o papel de operação da máquina.

O laboratório reserva-se o direito de não permitir a operação por parte dos usuários que julgar não preparados.

Horários de atendimento externo do laboratório

O laboratório possui um horário destinado ao atendimento de usuários para o processamento dos resultados, limpeza e recolhimento de amostras e entrega de fichas de solicitação.

Os horários de atendimento externo do laboratório serão os seguintes:

– Agendamentos: quartas e sextas-feiras, das 13 às 16 horas, falar com Rafael.

– Entrega/limpeza de amostras: Terças  e quintas-feiras, das 9 às 11 horas (horário previamente agendado na marcação da sessão)

– Retirada de dados/amostras: Quartas e Sextas-feiras, das 9 às 11 horas (horário previamente agendado na marcação da sessão)

Outros assuntos, tratar via e-mail microssonda@ufrgs.br.

Disponibilização dos resultados

Os usuários são responsáveis pela retirada dos resultados no laboratório em horário previamente agendado. Para isso, os arquivos de análises e imagens gerados durante a sessão estarão disponíveis no computador off line do laboratório. Está disponível junto ao computador um protocolo de geração de planilhas e conversão de imagens, devendo o usuário comparecer ao laboratório nos dias de atendimento externo. Os dados gerados são enviados via internet. Não é permitido o uso de periféricos (pen drive, HD externo, celulares etc) para a obtenção dos dados.

Os dados ficam arquivados por 30 dias no laboratório.

Os dados quantitativos são expedidos em planilha, e os mapas de raios X e as imagens em formato tiff ou jpeg.

Recolhimento das amostras

Os usuários são solicitados a recolher suas amostras ao final da sessão diurna e nos dias de atendimento externo na sessão noturna.

O laboratório não se responsabiliza por amostras deixadas após a sessão, exceto quando demandado pelo usuário.