Exposição Linhas e agulhas, Pratos e Panelas: O Bordado e a Cozinha


A linha percorre o pano em seu tracejado milenar. Os fios em comunhão criam imagens, fluem belezas e refletem culturas através dos bordados em tecido. Considerando a cozinha como principal ambiente de expressão dos panos de parede e de representação dessas diversidades é que foi concebida a exposição Linhas e agulhas, pratos e panela: o bordado e a cozinha, uma parceria entre o Museu da UFRGS e a historiadora Cleci Eulalia Favaro.

Encantada pelos panos de parede vistos comumente em sua infância na serra gaúcha, Cleci pesquisou, nos bordados, os modos de fazer, as técnicas e os sentimentos expressos em linhas. Caminhando por diferentes países, e com os ouvidos e olhos atentos aos múltiplos relatos de mulheres bordadeiras, a historiadora Cleci Eulalia Favaro estudou os temas bucólicos, românticos, cotidianos e familiares em frases de exaltações ao amor, e recados “pedagógicos” aos maridos, que compõem os repertórios dos panos de cozinha estudados por ela.

Inspirada nesses estudos, a exposição Linhas e agulhas, pratos e panela: o bordado e a cozinha apresenta bordados realizados por mulheres da comunidade imigrante italiana e alemã e suas descendentes presentes no Rio Grande do Sul, abordando a riqueza da diversidade de técnicas de pontos e de temas presentes em panos de parede, guardanapos, cortinas e utensílios de cozinha, lançando, ainda, um olhar sobre a força feminina em subverter seus contextos e dilemas através dessa arte tradicional.

Com realização do Museu da UFRGS/PROREXT, em curadoria compartilhada com a historiadora Cleci Eulalia Favaro e apoio de Venax Eletrodomésticos, a exposição estará aberta para visitação de 28 de junho a 02 de agosto de 2019. Entrada franca.

SERVIÇO:

Exposição Linhas e agulhas, pratos e panelas: o bordado e a cozinha

Visitação: 28/06/2019 a 02/08/2019, de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h; e sábados, das 9h às 13h.

Local: Museu da UFRGS – Av. Osvaldo Aranha, 277, Campus Centro – Porto Alegre/RS
Entrada gratuita.

Agendamento para grupos: www.ufrgs.br/museu/agendamento/

Mais informações: 51 3308-3390 / museu@museu.ufrgs.br