Música Antiga #64 – Música e missões jesuíticas: Domenico Zipoli

Dando sequência à série “Música e Missões Jesuíticas”, o episódio discorre sobre a vida e a obra de Domenico Zipoli (1688-1726), compositor italiano que deixou a Europa, onde detinha o prestigioso posto de organista na Igreja de Gesù, em Roma, para se dedicar à vida religiosa na América Espanhola. Na seleção musical, obras de Zipoli que foram compostas no Velho Mundo e, principalmente, no continente americano para as missões jesuíticas. Este episódio foi ao ar no dia 28 de agosto de 2019.

Ouça o episódio pelo player abaixo:

Músicas tocadas neste episódio:

 “All’Elevazione”, em Dó maior, peça para órgão das “Sonate d’intavolatura” – Domenico Zipoli – Intérprete: Sergio Vartolo, órgão.

Corrente da “Suíte em Si menor”, para cravo, das “Sonate d’intavolatura” – Domenico Zipoli – Intérprete: Sergio Vartolo, cravo.

 Prelúdio da “Sonata para violino em Lá maior” – Domenico Zipoli – Intérpretes: Luigi Cozzolino (violino) e Alfonso Fedi (cravo).

Glória da “Missa em Fá maior” – Domenico Zipoli – Intérprete (da parte vocal): Coro Santa Cecilia, sob a direção de Julio Barragan.

 Sacris solemnis – Domenico Zipoli – Intérpretes: Ensemble Elyma, Affetti Musicali de Buenos Aires e Coro de Crianças Cantoras de Córdoba, sob a direção de Gabriel Garrido.

 Introdução e cena 1 do primeiro ato da ópera “Santo Inácio de Loyola” – Domenico Zipoli, Martin Schmid e autores anônimos – Ensemble Abendmusik, sob a direção de James David Christie.

 Del Principe – Domenico Zipoli – Intérprete: Cristina Garcia Banegas, órgão.

Cinco Antífonas para a Festa de Santo Inácio de Loyola – Domenico Zipoli (atribuição) – Intérprete: Musica Segreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.