Música Antiga #66 – Neoclassicismo e Música Antiga

A relação entre o movimento da música historicamente informada e o chamado Neoclassicismo, corrente estética do século XX que consistiu, na música, na apropriação de elementos do passado tendo em vista a criação musical, é o tema deste episódio. No programa, comentários e uma seleção musical que abrange obras de Claude Gervaise (1525-1583), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), Franz Joseph Haydn (1732-1809), Igor Stravinsky (1882-1971), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Sergei Prokofiev (1891-1953) e Francis Poulenc (1899-1963). Este episódio foi ao ar no dia 11 de setembro de 2019.

Ouça o episódio pelo player abaixo:

Músicas tocadas neste episódio:

Abertura (Sinfonia) do balé “Pulcinella” – Igor Stravinsky – Intérprete: Tapiola Sinfonietta, sob a direção de Masaaki Suzuki.

Primeiro movimento (Allegro) do Concerto para violino e orquestra em Si bemol maior – Giovanni Battista Pergolesi – Intérpretes: Andrea Keller, violino, e o Concerto Köln, sob a direção de Werner Erhardt. 

Suíte Francesa, para 2 oboés, 2 fagotes, 2 trompetes, 3 trombones, percussão e cravo – Francis Poulenc – Intérprete: Anima Eterna Brugge, sob a direção de Jos van Immerseel.

Suíte I – Claude Gervaise – Intérpretes: Ensemble Musica Antiqua e Novus Brass Quartet, sob a direção de Christian Mendoze.

Primeiro movimento (Allegro) da Sinfonia nº 1, em Ré maior, “Clássica” – Sergei Prokofiev – Intérprete: Orquestra Filarmônica Eslovaca, sob a regência de Stephen Gunzenhauser.

Finale (Vivace) da Sinfonia nº 101, em Ré maior, “O Relógio” – Franz Joseph Haydn – Intérprete: Philharmonia Baroque Orchestra, sob a direção de Nicholas McGegan.

Ária (Cantilena) das Bachianas n° 5 – Heitor Villa-Lobos – Intérpretes: Leila Guimarães, soprano, e Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

Ária da Suíte Orquestral nº 3, em Ré maior, BWV 1068 – Johann Sebastian Bach – Intérprete: Colegium Aureum, sob a direção de Franzjosef Maier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.