Aurélio Edler-Copes

O compositor Aurélio Edler-Copes comenta suas pesquisas atuais, que misturam instrumentos acústicos e elétricos, processos analógicos e digitais, além de compartilhar com os ouvintes composições suas para formações que envolvem guitarra, harpa, voz, live eletronics e rádio.

Bacharel em violão pela UFRGS, Aurélio está radicado na França. Estudou composição no País Basco, realizou mestrado na Suíça, e especializou-se em música eletrônica no IRCAM, em Paris. Colabora regularmente com grupos renomados como Ensemble Intercontemporain e MusikFabrik.

Estela Kohlrausch

A violista Estela Kohlrausch fala sobre sua paixão pela viola, conta um pouco sobre sua trajetória e lembra como a coordenação de um grupo voluntário renovou o sentido da escolha da música como profissão.

Bacharel em Música pela UFRGS, Estela integra o grupo As Mulheres de Bah e atua como professora de diversas instituições, em Porto Alegre e Sapiranga.

Gabriela Lery

A cantora e compositora Gabriela Lery analisa o desenvolvimento do curso de Música Popular da UFRGS e conta como um intercâmbio na Universidade de Malta lhe ajudou a resgatar sua relação com a composição. Ao longo do programa, ela compartilha com os ouvintes algumas de suas canções e fala sobre seu trabalho em As Batucas- Orquestra Feminina de Bateria e Percussão.

Gabriela é bacharel em Música Popular pela UFRGS.

Homenagem a Fernando Mattos

O Música em Pessoa desta semana presta sua homenagem a Fernando Lewis de Mattos. O músico, falecido no último dia 4 de novembro, foi professor da UFRGS por mais de trinta anos. Vamos ouvir trechos da entrevista que ele concedeu ao programa em abril de 2009, falando sobre sua formação musical eclética, a prática composicional, a crítica musical e a relação do público com a música contemporânea.

Cynthia Barcelos

A soprano Cynthia Barcelos fala sobre seu início na música nativista e comenta o papel da escola e do coro da OSPA na transição para o canto lírico. Além disso, ela compartilha com os ouvintes registro de sua recente participação no Prelúdio TV Cultura.

Cynthia é bacharel em Música pela UFRGS e atua como professora de canto e preparadora de coros da Fundação Municipal de Arte de Montenegro.

Giovani dos Santos

O violinista Giovani dos Santos conta que, na infância, esperava ansiosamente a oportunidade de estudar guitarra quando descobriu o violino, e se encantou pelo instrumento. Também fala sobre seu fascínio pela música antiga e compartilha com os ouvintes sua participação no CD “Affetti Barocchi”, lançamento do selo inglês Drama Musica.

Bacharel em Música pela UFRGS, Giovani integra a Sphaera Mundi Orquestra, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro- OCTSP e Orquestra Sinfônica de Carazinho.

Luciana Noda

A pianista Luciana Noda conta que o piano entrou em sua vida porque seus pais moravam em frente a uma escola de música, e comenta como o fato de ter mãos pequenas marcou sua relação com seu instrumento. Além disso, compartilha com os ouvintes uma obra escrita pelo compositor Liduíno Pitombeira especialmente para ela.

Doutora e Mestre em Música pela UFRGS, Luciana hoje atua como professora de piano da Universidade Federal da Paraíba.

Renata Bernardino

A violinista e educadora musical Renata Bernardino Cecconello fala sobre a utilização do Método Suzuki no ensino da música para crianças.

Bacharel em Música, com habilitação em violino, pela UFRGS, ela é também licenciada na área pelo Centro Universitário Metodista IPA e concluiu diferentes formações na área da pedagogia do violino no exterior. Hoje ela possui sua própria escola, o Studio Renata Bernardino.

César Pereira

07O cantor César Pereira fala sobre seu projeto autoral, comentando a importância do teatro na construção do personagem Cecé Pássaro e a representatividade LGBT na cena musical.

Bacharel em Música com habilitação em canto lírico pela UFRGS, ele também concluiu o curso de formação de atores da Escola Popular de Teatro do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz.

Daniel Benitz

O pianista Daniel Benitz relata que um som vindo do apartamento vizinho lhe chamou para o estudo da música; fala sobre sua realização como pianista acompanhador; e comenta seu interesse permanente pela canção alemã e seu fascínio pelos artistas da virada do século XIX para o XX.

Bacharel em Música pela UFRGS, ele concluiu seu mestrado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, e atua como pianista correpetidor do Coral Unisinos Anchieta.