Yuri Miorelli

O pianista Yuri Miorelli fala sobre a iniciação musical em Erechim, sua cidade natal; avalia como sua relação com a música se transformou ao longo da formação universitária; e traz obras do repertório de seu recital de graduação para o piano da Rádio da Universidade.

Yuri acaba de concluir o bacharelado em Música na UFRGS.

Victória Gautto

Recém-formada no bacharelado em Música da UFRGS, a clarinetista Victória Gautto reflete sobre esse período de formação e fala sobre suas experiências na Orquestra Municipal de Sopros Caxias do Sul e no grupo Choro Das Gurias. Também presta uma homenagem ao professor Fernando Mattos (1963-2018), tocando suas “Variações sobre Bright Fine Gold”, para clarinete solo.

Carla Ruaro

A pianista Carla Ruaro fala sobre suas aventuras com um piano pela Amazônia e compartilha com os ouvintes seu recém-lançado CD e DVD “Raízes”.

Bacharel em Música pela UFRGS, Carla estudou e trabalhou por quase uma década em Londres, mas nunca se identificou com a carreira mais convencional do pianista clássico. No ano passado, ela colocou um piano em um barco e viajou pelo rio Arapiuns apresentando seu instrumento para as comunidades ribeirinhas.

Izandra Machado

A violinista Izandra Machado comenta como a descoberta do violino mudou as suas perspectivas de vida, avalia o significado de sua entrada na Universidade e fala sobre representatividade negra na música de concerto.

Aluna do Bacharelado em Música da UFRGS, Izandra integra a OSPA Jovem e a Orquestra Sinfônica de Gramado. Atua como professora da escola Estação Musical e possui a sua própria empresa, a Dinastia Sonora – Produções Musicais.

Aurélio Edler-Copes

O compositor Aurélio Edler-Copes comenta suas pesquisas atuais, que misturam instrumentos acústicos e elétricos, processos analógicos e digitais, além de compartilhar com os ouvintes composições suas para formações que envolvem guitarra, harpa, voz, live eletronics e rádio.

Bacharel em violão pela UFRGS, Aurélio está radicado na França. Estudou composição no País Basco, realizou mestrado na Suíça, e especializou-se em música eletrônica no IRCAM, em Paris. Colabora regularmente com grupos renomados como Ensemble Intercontemporain e MusikFabrik.

Estela Kohlrausch

A violista Estela Kohlrausch fala sobre sua paixão pela viola, conta um pouco sobre sua trajetória e lembra como a coordenação de um grupo voluntário renovou o sentido da escolha da música como profissão.

Bacharel em Música pela UFRGS, Estela integra o grupo As Mulheres de Bah e atua como professora de diversas instituições, em Porto Alegre e Sapiranga.

Gabriela Lery

A cantora e compositora Gabriela Lery analisa o desenvolvimento do curso de Música Popular da UFRGS e conta como um intercâmbio na Universidade de Malta lhe ajudou a resgatar sua relação com a composição. Ao longo do programa, ela compartilha com os ouvintes algumas de suas canções e fala sobre seu trabalho em As Batucas- Orquestra Feminina de Bateria e Percussão.

Gabriela é bacharel em Música Popular pela UFRGS.

Homenagem a Fernando Mattos

O Música em Pessoa desta semana presta sua homenagem a Fernando Lewis de Mattos. O músico, falecido no último dia 4 de novembro, foi professor da UFRGS por mais de trinta anos. Vamos ouvir trechos da entrevista que ele concedeu ao programa em abril de 2009, falando sobre sua formação musical eclética, a prática composicional, a crítica musical e a relação do público com a música contemporânea.

Cynthia Barcelos

A soprano Cynthia Barcelos fala sobre seu início na música nativista e comenta o papel da escola e do coro da OSPA na transição para o canto lírico. Além disso, ela compartilha com os ouvintes registro de sua recente participação no Prelúdio TV Cultura.

Cynthia é bacharel em Música pela UFRGS e atua como professora de canto e preparadora de coros da Fundação Municipal de Arte de Montenegro.

Giovani dos Santos

O violinista Giovani dos Santos conta que, na infância, esperava ansiosamente a oportunidade de estudar guitarra quando descobriu o violino, e se encantou pelo instrumento. Também fala sobre seu fascínio pela música antiga e compartilha com os ouvintes sua participação no CD “Affetti Barocchi”, lançamento do selo inglês Drama Musica.

Bacharel em Música pela UFRGS, Giovani integra a Sphaera Mundi Orquestra, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro- OCTSP e Orquestra Sinfônica de Carazinho.