Leonardo Perroni

O Música em Pessoa recebe Leonardo Perroni, acompanhado por sua coleção de flautas. Aluno do bacharelado em Música da UFRGS, ele integra o Marsyas, quarteto de flautas doces da Casa da Música Poa; o Flautarium, conjunto de flautas doces da UFRGS; e a Ospa Jovem.

No programa, Leonardo compartilha um pouco de sua música e fala de seu apaixonamento pela flauta ainda na infância, quando era aluno do projeto Ouviravida, no qual hoje atua como professor.

Juliana Vieira

A violinista Juliana Vieira é a convidada deste Música em Pessoa. Ela acaba de concluir o bacharelado em Música na UFRGS, integra o grupo As Mulheres de Bah e leciona em escolas de Porto Alegre. No programa, ela retoma o início de seu contato com o violino, em Caxias do Sul, faz um balanço da graduação recém-concluída e fala sobre projetos futuros.

Daniel Vieira

Doutor e mestre em Música pela UFRGS, Daniel Vieira trabalha como professor do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, em Uberlândia (MG). No programa, ele fala sobre sua tese, na qual estudou seu processo de performance a partir da noção de “cuidado de si”, de Michel Foucault. Vieira também conta sobre sua experiência docente como pianista correpetidor e compartilha com os ouvintes gravações ao vivo feitas durante o recital “Interpretando narrativas – Chopin”.

Marília Henriques

Após 15 anos de trabalho na área de Fonoaudiologia, Marília Henriques largou tudo para se dedicar à música. Em entrevista ao Música em Pessoa, ela conta sobre essa decisão e fala do encontro com a pedagogia Dalcroze de educação musical através do movimento corporal, que hoje emprega em suas aulas. Aluna da Licenciatura em Música da UFRGS, Marília atua como professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola, em Canoas.

Bê Smidt

Aluna do bacharelado em Música Popular da UFRGS, Bê Smidt fala sobre como a música participa de seu processo de autoconhecimento e relembra a fascinação infantil pelo jogo eletrônico Guitar Hero e os tempos de formação autodidata com voz, violão e as cifras no computador. Tudo isso enquanto ouvimos seu trabalho solo Viridiana, em faixas do EP recém-lançado “Androgênia”, um dos frutos da graduação que está prestes a concluir.

Adrian Terraza

Aluno de mestrado no PPGMUS/UFRGS, o organista argentino Adrian Terraza conta que entrou para o mundo da música, curiosamente, em função de um problema de motricidade nas mãos ainda na infância. Depois de ser iniciado no piano pela avó, Adrian se aventurou pelo folclore argentino antes de descobrir o encatador universo do órgão de tubos. Graduou-se na Universidade Nacional de Rosário, trabalhou com monges beneditinos e agora se adapta ao Brasil, sempre na busca de manter vivo o instrumento que escolheu e ampliar seu repertório.

Alexandre Aguiar Lopes

Recém-chegado a Porto Alegre, o professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Alexandre Aguiar Lopes está cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Na entrevista, o violonista conta sobre sua trajetória e interpreta obras de Agustín Barrios, Heitor Villa-Lobos, Luis de Milán e Manuel Ponce.

Nayane Nogueira

Natural de Minas Gerais, a pianista Nayane Nogueira é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, onde também concluiu seu mestrado. Na entrevista, ela fala sobre sua experiência na Universidade e suas estratégias de estudo, além de compartilhar com os ouvintes gravações de obras para piano solo de Lowell Liebermann e Sergei Rachmaninoff.

Stefania Johnson Colombo

Filha musical da UFRGS, Stefania Colombo iniciou sua formação na extinta Escolinha de Artes da Associação de Ex-Alunos do Instituto de Artes da Universidade, depois passou para o Projeto Prelúdio (hoje vinculado ao IFRS), e atualmente é aluna do bacharelado em Música Popular.

Nesta entrevista, ela fala sobre o significado dessa trajetória e compartilha com os ouvintes um pouco dos vários projetos dos quais participa, como a OCPA (Orquestra de Choro de Porto Alegre), o grupo Cuidado Que Mancha, o Choro Das Gurias e a banda Tribo Brasil.