Miriã Moreira Farias

A violinista Miriã Moreira Farias fala sobre o seu bacharelado em Música com ênfase em violino pela UFRGS e sua iniciação musical pelo método Suzuki, que hoje utiliza em seu trabalho como professora do Instituto de Educação Musical Arte e Talento, em Alvorada, e da Escola de Música Tio Zequinha, em Porto Alegre.

Miriã também compartilha com os ouvintes as suas experiências com violino popular, acompanhando a cantora Luana Pacheco.

Jeferson Colling

O violinista e compositor Jeferson Colling fala sobre seu bacharelado em violino e seu mestrado em Composição na UFRGS, bem como comenta sua experiência como integrante da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro.

Além disso, compartilha com os ouvintes gravações de suas obras “Septeto para cordas, piano e acordeon” e “Divertimento para violino, viola e piano”.

Eliana Vaz Huber

A flautista Eliana Vaz Huber fala sobre suas experiências como professora do Projeto Prelúdio nos últimos 34 anos e como integrante do Conjunto de Câmara de Porto Alegre, por dezessete anos.

Licenciada em Música pela UFRGS, ela hoje faz parte dos grupos Pianistas de Bagé e Música Mundana – Conjunto de Músicas Antigas e Tradicionais.

Augusto Britto

O bandolinista, cavaquinista e produtor Augusto Britto fala sobre suas experiências como fundador das bandas Samba e Amor e Naquele Tempo, membro do grupo vocal UPA e curador musical do Barco Cisne Branco.

Aluno do bacharelado em Música Popular da UFRGS, ele acaba de lançar seu primeiro livro de poesias, intitulado “Calma, Já Vai Passar”.

Jusamara Souza

A educadora musical Jusamara Souza fala sobre sua formação, no Brasil e na Alemanha, e traça um panorama da educação musical nas últimas décadas.

“A educação musical é a minha vida, eu sou apaixonada por ela, pela defesa da igualdade dessa área no currículo escolar e pelo respeito dessa profissão.”

Há 20 anos, ela integra o corpo docente do Instituto de Artes da UFRGS. Atua como professora no curso de Licenciatura em Música e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação, além de desenvolver projetos de extensão e pesquisa em sua área.

André Godinho

O violonista André Godinho faz um balanço de sua formação no recém-concluído bacharelado em Música da UFRGS.

Durante sua formação na universidade, André foi bolsista do Festival de Violão da UFRGS por três edições e atuou como professor do projeto Alfabetização Musical e Ensino Coletivo de Violão por dois anos. Hoje mantém o Porto Madeira Duo e acaba de criar a Maré Music.

Mariana Brito

A pianista Mariana Brito comenta como a sua pesquisa sobre a relação entre música, gesto e cognição corporificada na performance musical foi revolucionária para a sua própria maneira de tocar e ensinar. “O corpo tem um papel central na forma como nós pensamos sobre o mundo, sentimos a música, tocamos. É no corpo que a música acontece.”

Natural do Amapá, Mariana concluiu seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, onde hoje é aluna de doutorado.

Laura Boaventura

A pianista Laura Boaventura conta sobre a descoberta do piano durante as aulas de balé na infância e relembra os anos de formação no Conservatório Rimsky-Korsakov, em São Petersburgo, na Rússia.

Aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, ela foi recentemente premiada na Golden Classical Music Awards International Competition, o que lhe rendeu um recital no Carnegie Hall em Nova Iorque.

Eduardo Ramos

O violinista Eduardo Ramos fala sobre sua trajetória na música e compartilha com os ouvintes um pouco do repertório que vai apresentar, ao lado da pianista Jordana Brusa, em recitais no Instituto de Artes e na Biblioteca Pública do Estado, nas próximas semanas.

Licenciado em Música pela Universidade Federal do Piauí, sua terra natal, ele hoje é aluno do Bacharelado em Violino na UFRGS.