Guilherme Lopes Corrêa

O pianista Guilherme Lopes Corrêa acaba de concluir o Bacharelado em Música da UFRGS, e já havia se formado em Engenharia Química aqui na Universidade. Se antes Guilherme tinha dúvidas em relação à música, o encontro com grandes mestres no Instituto de Artes lhe deu a certeza de que seu caminho é a docência na área. Nessa busca, ele em breve parte para os Estados Unidos, onde foi aprovado para um mestrado.

Neste entrevista, ele fala sobre essa trajetória e compartilha com os ouvintes uma gravação de uma composição de sua bisavó, Haydée Godinho Lemos, e de dois movimentos da “Sonatina para piano”, de Maurice Ravel.

Isadora Nocchi Martins

Há 10 anos, em 8 de março de 2009, nascia o Música em Pessoa, dedicado à divulgação do trabalho de alunos, professores e egressos dos cursos de Música da UFRGS. Por meio desses registros, acompanhamos muitas transformações no Instituto de Artes e no campo da música. Entre elas, o surgimento do bacharelado em Música Popular e a consolidação dos estudos de gênero, ambas representadas pela convidada do Música em Pessoa desta semana.

Nesta entrevista, Isadora Nocchi Martins fala sobre sua experiência como aluna do curso de Música Popular e bolsista no Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero, Corpo e Música. Recém-formada, ela atua como professora de música, coordenadora no projeto Girls Rock Camp, produtora e técnica de som freelancer.

Suelena Borges

Suelena Borges conta como suas experiências no Instituto de Artes ampliaram sua visão das possibilidades de atuação na música e comenta os desafios do ensino gentil, e não hostil, da percepção musical. Ela também compartilha com os ouvintes um pouco do primeiro disco do Trio das Três, que está em fase de finalização.

Egressa da licenciatura em Música da UFRGS, Suelena hoje atua como professora do IFRS – Campus Porto Alegre.

Murilo Bordignon

Murilo Bordignon acaba de concluir o bacharelado em Música, com habilitação em Regência Coral, pela UFRGS. Durante essa formação, aproveitou todas as oportunidades que surgiram, incluindo um intercâmbio na Espanha e uma bolsa aqui na Rádio da Universidade, onde criou o programa semanal Música Antiga. Na entrevista, Murilo fala sobre essas experiências e compartilha com os ouvintes gravações de seus recitais no Instituto de Artes.

Yuri Miorelli

O pianista Yuri Miorelli fala sobre a iniciação musical em Erechim, sua cidade natal; avalia como sua relação com a música se transformou ao longo da formação universitária; e traz obras do repertório de seu recital de graduação para o piano da Rádio da Universidade.

Yuri acaba de concluir o bacharelado em Música na UFRGS.

Victória Gautto

Recém-formada no bacharelado em Música da UFRGS, a clarinetista Victória Gautto reflete sobre esse período de formação e fala sobre suas experiências na Orquestra Municipal de Sopros Caxias do Sul e no grupo Choro Das Gurias. Também presta uma homenagem ao professor Fernando Mattos (1963-2018), tocando suas “Variações sobre Bright Fine Gold”, para clarinete solo.

Carla Ruaro

A pianista Carla Ruaro fala sobre suas aventuras com um piano pela Amazônia e compartilha com os ouvintes seu recém-lançado CD e DVD “Raízes”.

Bacharel em Música pela UFRGS, Carla estudou e trabalhou por quase uma década em Londres, mas nunca se identificou com a carreira mais convencional do pianista clássico. No ano passado, ela colocou um piano em um barco e viajou pelo rio Arapiuns apresentando seu instrumento para as comunidades ribeirinhas.

Izandra Machado

A violinista Izandra Machado comenta como a descoberta do violino mudou as suas perspectivas de vida, avalia o significado de sua entrada na Universidade e fala sobre representatividade negra na música de concerto.

Aluna do Bacharelado em Música da UFRGS, Izandra integra a OSPA Jovem e a Orquestra Sinfônica de Gramado. Atua como professora da escola Estação Musical e possui a sua própria empresa, a Dinastia Sonora – Produções Musicais.

Aurélio Edler-Copes

O compositor Aurélio Edler-Copes comenta suas pesquisas atuais, que misturam instrumentos acústicos e elétricos, processos analógicos e digitais, além de compartilhar com os ouvintes composições suas para formações que envolvem guitarra, harpa, voz, live eletronics e rádio.

Bacharel em violão pela UFRGS, Aurélio está radicado na França. Estudou composição no País Basco, realizou mestrado na Suíça, e especializou-se em música eletrônica no IRCAM, em Paris. Colabora regularmente com grupos renomados como Ensemble Intercontemporain e MusikFabrik.

Estela Kohlrausch

A violista Estela Kohlrausch fala sobre sua paixão pela viola, conta um pouco sobre sua trajetória e lembra como a coordenação de um grupo voluntário renovou o sentido da escolha da música como profissão.

Bacharel em Música pela UFRGS, Estela integra o grupo As Mulheres de Bah e atua como professora de diversas instituições, em Porto Alegre e Sapiranga.