Você está aqui: Linha do Tempo/Terceiro Período - 1960 - DIMI Synth


1960 - DIMI Synthesisers & o Helsinki Electronic Music Studio

Erkki Kurenniemi no início dos anos 1970
Imagem: http://120years.net/machines/dimi/lp_kurenniemi_top.jpg

A série de sintetizadores DIMI (Digital Music Instrument) faz parte dos trabalhos pioneiros em arte eletrônica do visionário finlandês, Erkki Kurenniemi (nascido em 1941). A carreira de Kurenniemi abrangeu música baseada em computador, engenharia eletrônica, filme e robótica.

Em 1962, Kurenniemi voluntariamente construiu o estúdio de música eletrônica do Instituto de Musicologia da Universidade de Helsinki. O estúdio teve um papel importante no desenvolvimento da música eletrônica escandinava, em funcionamento até hoje, sendo o mais antigo estúdio de música eletrônica ainda em uso na Escandinávia. O estúdio foi usado por Kurenniemi para suas próprias composições, incluindo a improvisação “On/Off” - sendo a primeira composição eletrônica de Kurenniemi. Seu nome reflete a idéia de que em um futuro distante a música computacional utilizará como único controle o interruptor On/Off.

De 1963 em diante outros compositores começaram a visitar o estúdio, incluindo Reijo Jyrkiinen, Henrik Otto Donner, Bengt Johansson e Erkki Salmenhaara. Através do estúdio, a cena de vanguarda da Finlândia criou laços fortes com Karlheinz Stockhausen e o WDR Studio na Alemanha.


DIMI-A
Imagem: http://120years.net/machines/dimi/dimi_a.jpg

DIMI-A
Imagem: http://120years.net/machines/dimi/dimi.jpg

Ralph Lundsten Part 3: Sounds From Beyond
Link disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5jQL871EL8Q
Vídeo mostrando alguns instrumentos de Erkki Kurenniemi:

Kurenniemi trabalhou no estúdio da universidade até o final dos anos 70, quando saiu para fundar sua própria empresa, a Digelius Electronics Ltda, com a idéia de construir e comercializar seus projetos de instrumentos eletrônicos. A empresa foi financiada pelo Fundo Nacional Finlandês para Pequisa e Desenvolvimento (Finnish National Fund for Research and Development) para desenvolver o DIMI-A. Em 1972 a empresa faliu e Kurenniemi prosseguiu trabalhando em outras áreas tecnológicas.
Hoje, Kurenniemi trabalha como um pesquisador independente, especializada em temas como inteligência artificial. Os instrumentos de Kurenniemis ainda existem e funcionam no Instituto de Musicologia em Helsinki.

Fontes:
http://www.http.uk.net/docs/exhib1/exhibition1.shtml
http://120years.net/machines/dimi/index.html


O DIMI-A ou "Digital Music Instrument - Associative memory"


O DIMI-A é um instrumento digital criado em 1971 constituído por memória associativa que serve para armazenar dados musicais construídos em resposta às exigências de estúdios que desejavam um baixo custo para o sintetizador baseado em computador.

O instrumento é executado com duas canetas eletrônicas. Seu sistema é formado por dois
osciladores, divisores de oitava, três moduladores e dois bancos analógicos de filtro.

Fontes:
http://www.http.uk.net/docs/exhib1/exhibition1.shtml
http://120years.net/machines/dimi/index.html

 

O DIMI-T ou “Electroencephalophone”

Dimi-E é um instrumento digital criado em 1970 contendo uma unidade eletrônica que registra um fraco sinal de EEG aos ouvidos dos usuários. O sinal é amplificado, filtrado e usado como fonte de controle para um oscilador (VCO). O sinal EEG é um sinal oscilatório complexo, com dois grandes componentes: a) um sinal contínuo (sinal de fundo, ou de base), e b) um conjunto de sinais descontínuos (os transientes).

A ideia original era construir quatro destes instrumentos, e deixar que os músicos dormissem enquanto ouviam os sons gerados.

Erkki Kurenniemi no início dos anos 1970
Imagem: http://120years.net/machines/dimi/lp_kurenniemi_top.jpg

Componente de captura de imagem do Optical Organ
imagem: http://120years.net/machines/dimi/dimi_o2.jpg

O DIMI-O (1971) sendo usado em uma performance
Imagem: http://120years.net/machines/dimi/dimi_o.jpg

Fontes:
http://www.http.uk.net/docs/exhib1/exhibition1.shtml
http://120years.net/machines/dimi/index.html
http://www.neurosapiens.com/

 

DIMI-S ou Sexophone

O DIMI-S foi uma versão do DIMI-T para seis executantes criada em 1971. Algemas e fios ligavam os executantes à unidade eletrônica central que media a resistência elétrica entre os seis pares.

Quando duas pessoas tocavam-se umas as outras repetidamente, uma seqüência de tons musicais eram ouvidos. Com o aumento da umidade da pele e área de contato, a intensidade da música aumentava.

Fontes:
http://www.http.uk.net/docs/exhib1/exhibition1.shtml
http://120years.net/machines/dimi/index.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Erkki_Kurenniemi


O DIMI-O ou "Optical Organ"

A empresa Digelius Electronics foi fundada para desenvolver os instrumentos de Kurenniemi, incluindo o Dimi-0. O instrumento sintetizava a música pela leitura digitalizada da imagem. A entrada de 1 bit de vídeo possui a resolução de 32 (tempo) por 48 (altura: equivalente a quatro oitavas). A intenção inicial era ter um instrumento capaz de ler uma partitura musical, mas foi rapidamente utilizada para a experimentação de técnicas mais interativas tais como permitir a criação de sons pelo movimento do bailarino. Kurenniemi demonstrou a capacidade de seus instrumentos em uma peça de arte interativa com duração de 11 minutos chamada 'DIMI Ballet "(1971).

Fontes:
http://120years.net/machines/dimi/index.html

 

O DIMI-600

O último instrumento da série construída por Erkki Kurenniemi é o Dimi-6000, um sintetizador analógico controlado por voltagem que utilizava o microprocessador Intel 8008 construído em 1972. O computador executava um programa de controle especialmente escrito para o instrumento chamado DISMAL (Digelius System Music Assembly Language) que apresentava uma linguagem complexa, levando a perda de popularidade e a eventual queda da empresa Digelius.