CROQUIS

Uso em Desenho Técnico a Mão Livre

Introdução Objetivos Pedagógicos Perspectiva Isométrica Perspectiva Cavaleira Vistas Ortográficas Créditos Questionário

Passo a passo: Perspectiva Cavaleira


O objeto a ser representado está desenhado em três vistas ortográficas: - uma Principal (a de maior complexidade, ou de maior dimensão), uma Vista Lateral esquerda e a Vista Superior.


A primeira ação será a de identificar a modulação em cada vista. Tomamos a menor dimensão (módulo) e verificamos se esta se repete em números inteiros, nas três dimensões (largura, altura e profundidade).


A seguir, desenhamos a vista principal em verdadeira grandeza. A partir das extremidades da aresta vertical esquerda, desenhar duas retas, formando um ângulo de 45° com a vertical.


A maneira mais fácil e mais precisa para traçar um ângulo de 45° é desenhar, na vista principal, um quadrado, com uma linha tênue (linha de construção). A diagonal traçada entre os vértices do quadrado forma ângulo de 45°com seus lados.


Marcar, em cada uma das faces a modulação que identificamos nas vistas. Na face principal a modulação é em tamanha real.


A profundidade da peça será marcada com uma redução de 50% da sua modulação real.


Finalmente desenhamos em cada face os detalhes que cada vista nos apresenta, inicialmente com linha tênue (linha de construção) e após verificar se todos os detalhes foram observados, reforçamos com uma linha forte, definitiva.


Você também pode acompanhar os vídeos da construção da perspectiva de Superfícies Planas e Superfícies Cilíndricas.


Perspectiva Cavaleira - Superfície Plana



Perspectiva Cavaleira - Superfície Cilíndrica