CROQUIS

Uso em Desenho Técnico a Mão Livre

Introdução Objetivos Pedagógicos Perspectiva Isométrica Perspectiva Cavaleira Vistas Ortográficas Créditos Questionário

Passo a Passo: Perspectiva Isométrica


O objeto a ser representado está desenhado em três vistas ortográficas: - uma Principal (a de maior complexidade, ou de maior dimensão), uma Vista Lateral Esquerda e a Vista Superior.
A primeira ação será a de identificar a modulação em cada vista. Tomamos a menor dimensão (módulo) e verificamos se esta se repete em números inteiros, nas três dimensões (largura, altura e profundidade).
A seguir, desenhamos os três Eixos de Isometria:

• Traçar duas tênues linhas (linhas de construção), uma horizontal e, perpendicular a esta, uma linha vertical.
• Traçar um semicírculo com centro na parte superior do cruzamento dessas duas linhas.
• Dividir os arcos à esquerda e à direita da linha vertical em três partes iguais. No primeiro 1/3 dessa divisão, a partir da linha horizontal, teremos um ângulo de 30°. Somados aos 90° formado entre a linha horizontal e o segmento vertical, abaixo desta, teremos ângulos de 120°, à esquerda e à direita.
• Traçando retas a partir do cento do arco, à esquerda e à direita teremos desenhados os três eixos, denominados “Eixos de Isometria” por terem, entre si, ângulos iguais de 120°.
Sobre esses eixos, marcamos a modulação, conforme as vistas dadas e desenhamos o prisma básico.

Finalmente, desenhamos em cada face os detalhes que cada vista nos apresenta. Inicialmente com linha tênue (linha de construção) e, após verificar se todos os detalhes foram observados, reforçamos com uma linha forte, definitiva.


Você também pode acompanhar os vídeos da construção da perspectiva Cavaleira.


Perspectiva Isométrica - Superfície Plana



Perspectiva Isométrica - Superfície Cilíndrica