:: Início ::


Este espaço de inFormação e interAção a respeito das políticas públicas surge como efeito de uma formação em psicologia no percurso de aprendizagens em ações de extensão voltadas ao público adolescente e jovem, em especial no contexto de atos infracionais.

O Grupo ESTAÇÃO PSI, projeto de extensão do Departamento de Psicologia Social e Institucional, no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trabalha, desde 2003, com equipes e adolescentes, no contexto de políticas públicas, afirmando uma estratégia de extensão articulada ao ensino e a pesquisa.

Não estamos sós neste trabalho acadêmico. Desde 2010, o Grupo Estação Psi desenvolve suas ações com o Programa de Prestação de Serviço à Comunidade da Faculdade de Educação da UFRGS, articulando essas ações com o Grupo G10 do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU) da Faculdade de Direito, compondo o Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes em Conflito com a Lei (PIPA).

Entre leis, políticas, adolescentes, equipes e universidade, foram sendo produzidos textos, imagens e experiências, que compartilhamos neste espaço. Um mapa de saberes para contribuir no percurso do trabalho com adolescentes em medidas socioeducativas. Neste sentido, buscamos elos entre materiais pescados na rede, bem como produzidos por nossa equipe, para seguir fazendo rede.

O percurso desta aprendizagem acontece na interAção. Portanto, propomos este mapa cientes de que o trajeto de cada passante nesta Estação será marcado por singulares aprendizagens a serem registradas no próprio diário de bordo. Algumas pistas são indicadas para compartilharmos descobertas que nossa história foi encontrando.

O mapa do percurso ESTAÇÃO PSI – Medida Socioeducativa marca as seguintes paradas: o CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS que contempla os marcos legais que orientam esse trabalho; a apresentação de diretrizes de execução da MEDIDA SOCIEDUCATIVA, situando a experiência no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre; as pistas de ESTUDOS E FAZERES que podem contribuir para pensar outras intervenções; o diálogo com o processo de FORMAÇÃO, em narrativas audiovisuais, que nos leva ao "Mergulho" experimentado por quem navega com a vida desses adolescentes na sociedade brasileira.

Pista!

Vídeo: Mergulho

Pista!

Ao passar por esta Estação tenha em mãos um diário, uma caderneta ou abra um novo arquivo. Registre os achados de seu percurso conforme a parada de interesse. Faça anotações que serão exploradas entre as possibilidades de ir e vir do texto e de seu pensamento compondo seu texto na rede de aprendizagem do tema em análise.

Pista!

São marcas deixadas pela experiência de nosso trabalho e que aqui compartilhamos para que o passante desta Estação elabore seu mapa a respeito da medida socioeducativa.