TMJ Learning

Anatomia

A ATM é a articulação formada pelo osso temporal do crânio com a mandíbula bilateralmente, constituída pelo disco articular,tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cápsula articular e superfície articular, que é formada pelo côndilo da mandíbula e a fossa mandibular do osso temporal. Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula.

esquema sagital + esquema coronal

JANELA 01 - Anatomia do disco articular

O disco articular é uma estrutura fibrocartilaginosa, flexível, localizado entre as superfícies funcionais - cabeça da mandíbula e eminência articular. O disco assume uma forma bicôncava. A zona intermediária é de pequena espessura (2,0mm), enquanto suas extremidades apresentam espessura um pouco maior (4,0 a 5,0mm), sendo a banda posterior mais espessa.

Animação B.3 disco

JANELA 02 - Posição normal do disco articular em boca fechada

Esquema gráfico da posição do disco articular com a boca fechada: a banda posterior do disco está na posição de 12 horas no topo da cabeça da mandíbula.



JANELA 03 - Posição normal do disco articular com a boca aberta

No movimento de abertura bucal o complexo disco articular-cabeça da mandíbula translada pela vertente posterior da eminência articular até o seu ápice e além dele. Nesse ponto,o topo da cabeça da mandíbula se coloca contra a zona central do disco articular.

Esquema gráfico: