TMJ Learning

Etiologia

As causas das disfunções articulares ainda não são bem definidas, mas podem resultar de distúrbios musculares ou distúrbios Artrogênicos., e mais frequentemente combinados.

Hiperatividade – É o excesso da atividade muscular devido o bruxismo e ou mordida cerrada.

Espasmo – É a contração involuntária do músculo, principalmente, quando o estresse atingiu o limite ou quando houve uma sobrecarga muscular.

Trismo - representa uma contratura dolorosa da musculatura envolvida na mastigação.

Miosite – É a inflamação, aguda ou crónica, de um ou mais músculos, geralmente de causa infecciosa.

Trauma –
pode ser:
direto: Resulta de um golpe súbito e isolado na estrutura.
Indireto: Resulta de um golpe súbito sem contato com a estrutura afetada.

Dor miofacial - A Síndrome de Dor Miofascial (SMF) é uma lesão muscular causada por traumas ou micro-traumas repetidos na massa muscular, com liberação de substâncias algogênicas (substâncias que promovem a sensação dolorosa) e o aparecimento de pontos dolorosos chamados "pontos gatilho" (triggerpoints).

Fibromialgia - é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, disturbios de sono, parestesias, edema subjetivo, distúrbios cognitivos e dor em pontos dolorosos específicos sob pressão.

Atrofia – diminuição do volume muscular.

Hipertrofia – aumento do volume muscular.

Deslocamento do disco

Hipomobilidade do disco – aderência do disco articular à eminência articular ou presença de cicatrizes.

Deslocamento e subluxação da mandíbula – a cabeça da mandíbula ultrapassa o ápice da eminência articular mas retorna à posição original.

Artrite – É a inflamação das articulações.

Doenças metabólicas como
Gota: é uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica, que cursa com hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) e é resultante da deposição de cristais do ácido nos tecidos e articulações.
Condocalcinose : é uma desordem reumatológica com manifestações clínicas variadas devido à precipitação de cristais de pirofosfato de cálcio dihidratado nos tecidos conjuntivos.

Capsulite: condiçao inflamatória que afeta a capsula articular.

Sinovtite: É o processo inflamatório da membrana Sinovial.

Anquilose da articulação temporomandibular: resulta da fusão do côndilo mandibular com a base do crânio.

Fratura: situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo.

Hiperplasia condilar: patologia que causa deformidades faciais alterando a morfologia e o tamanho (aumento) do côndilo afetado.

Hipoplasia: corresponde a um órgão com crescimento incompleto ou desenvolvimento incompleto.

Aplasia: há somente um esboço embrionário de uma região ou órgão, sem o completo desenvolvimento destes.

Neoplasia: proliferação celular anormal, sem controle, autônoma, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes que regulam o crescimento e a diferenciação celulares. A neoplasia pode ser maligna ou benigna.