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AÇÕES E ATIVIDADES

      Ao começo de cada ano, o NAU-IGEO deve elaborar algumas metas. Com este propósito, é feita uma lista de atividades a serem cumpridas; abaixo, estamos disponibilizando as últimas seis listas, também chamadas de “Plano de Ações”.

  • Elaborar um calendário de atividades permanentes com base nas orientações da SAI, incluindo fóruns de discussão com os diferentes segmentos da Unidade (Docentes, Técnicos, Discentes) e seus órgãos (departamentos, COMGRADs/NDEs, Pós-Graduação, COMEXT, COMPESQ, COSAT, Centros/Diretórios Acadêmicos, Museus e Órgãos Auxiliares: CPGq, CECO, CPC e CIGO). Manter a interface amigável e multilateral entre as representações docentes, discentes e de técnicos na unidade;
  • Iniciar um ciclo de discussões em formato a ser definido (fóruns, workshops, etc) para implementar a cultura de avaliação no âmbito da unidade e coletar demandas do público da Unidade;
  • Discutir a implantação de novo instrumento de avaliação de infraestrutura da Unidade, fornecendo mais subsídios para a Direção traçar estratégias a serem consideradas quando da elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (Planejamento
    Estratégico);
  • Estudar alternativas e abordagens para ampliar a participação dos discentes (e docentes) na avaliação institucional, além da mera divulgação. Esta atividade prevê a adequação do questionário de avaliação institucional às particularidades do IGEO, especialmente o curso de Geologia que, por possuir muitas disciplinas com múltiplos professores (e diversas atividades que envolvem trabalho de campo), não é contemplado aos alunos quando dos períodos de
    avaliação docente pelo discente;
  • Implementar um bianuário (ou trianuário) de avaliação institucional para a unidade, contemplando aspectos sobre Ensino (com base no Painel de Qualidade
    SAI/UFRGS), Pesquisa (incluindo laboratórios, órgãos auxiliares e pós-graduação) e Extensão (atingindo especialmente os museus da unidade) e demais serviços (e.g. Biblioteca, Infraestrutura, etc.), afim de gerar relatórios direcionados aos departamentos/COMGRADs e Programas de Pós Graduação. Este relatório de avaliação institucional da unidade será uma versão expandida do presente relatório anual;
  • Criação de um website do NAU-Geociências para disponibilizar e tornar públicos os produtos de avaliação gerados pelo Núcleo, utilizando como parâmetro websites de outros NAUs da UFRGS;
  • Divulgação do NAU no âmbito do Instituto de Geociências, com o intuito de dar a conhecer a existência e os objetivos do NAU, além de receber sugestões da comunidade da Unidade;
  • Reuniões ordinárias mensais.
  • Elaborar um calendário de atividades permanentes com base nas orientações da SAI, incluindo fóruns de discussão com os diferentes segmentos da Unidade (Docentes, Técnicos, Discentes) e seus órgãos (departamentos, COMGRADs/NDEs, Pós- Graduação, COMEXT, COMPESQ, COSAT, Centros/Diretórios Acadêmicos, Museus e Órgãos Auxiliares: CPGq, CECO, CPC e CIGO);
  • Iniciar um ciclo de discussões em formato a ser definido (fóruns, workshops, etc) para implementar a cultura de avaliação no âmbito da unidade e coletar demandas do público da Unidade;
  • Aplicar novo instrumento de avaliação de infraestrutura da Unidade, fornecendo mais subsídios para a Direção traçar estratégias a serem consideradas quando da elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (Planejamento Estratégico);
  • Estudar alternativas e abordagens para ampliar a participação dos discentes (e docentes) na avaliação institucional, além da mera divulgação;
  • Implementar um bi anuário (ou tri anuário) de avaliação institucional para a unidade, contemplando aspectos sobre Ensino (com base no Painel de Qualidade SAI/UFRGS), Pesquisa (incluindo laboratórios, órgãos auxiliares e pós-graduação) e Extensão (atingindo especialmente os museus da unidade) e demais serviços (e.g. Biblioteca, Infraestrutura, etc), afim de gerar relatórios direcionados aos departamentos/COMGRADs e Programas de PósGraduação;
  • Criação de um website do NAU Geociências para disponibilizar e tornar públicos os produtos de avaliação gerados pelo Núcleo, utilizando como parâmetro websites de outros NAUs da UFRGS;
  • Participar de reuniões, encontros e fóruns de discussões sobre avaliação, cultura e discursos no âmbito institucional;
  • Estudar temas pertinentes à regulação e avaliação institucional;
  • Divulgação do NAU no âmbito do Instituto de Geociências, com o intuito de dar a conhecer a existência e os objetivos do NAU, além de receber sugestões da comunidade da Unidade;
  • Utilizar das informações das avaliações para planejamento e promoção de melhorias.
  • Reestruturar o NAU-IGEO com todos os seus membros e apropriar-se de um espaço físico que será cedido pelo Instituto de Geociências;
  • Continuar com os instrumentos de avaliação para a unidade, a partir da referência de outros NAUs e da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI);
  • Realizar reuniões QUINZENAIS, com os representantes discentes de cada curso do Instituto de Geociências;
  • Participar de eventos promovidos pela UFRGS ou outras instituições que contribuam para o aprofundamento dos conhecimentos relacionados à avaliação;
  • Divulgação do NAU no âmbito do Instituto de Geociências, com o intuito de dar a conhecer a existência e os objetivos do NAU, além de receber sugestões da
    comunidade da Unidade;
  • Participar de reuniões, encontros e fóruns de discussão sobre avaliação, culturas e discursos no âmbito institucional;
  • Utilizar das informações das avaliações para planejamento e promoção de melhorias e;
  • Responsabilizar-se pela análise do diagnóstico de sua Unidade, coordenando o processo de avaliação interna; participar dos grupos de trabalho organizados pela SAI. 
  • Continuar com os instrumentos de avaliação para a unidade, a partir da referência de outros NAUs e da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI);
  • Realizar reuniões QUINZENAIS;
  • Estudar temas pertinentes à regulação e avaliação institucional;
  • Participar de eventos promovidos pela UFRGS ou outras instituições que contribuam para o aprofundamento dos conhecimentos relacionados à avaliação;
  • Continuar a divulgação do NAU no âmbito do Instituto de Geociências, com o intuito de dar a conhecer a existência e os objetivos do NAU, além de receber sugestões da comunidade da Unidade;
  • Participar de reuniões, encontros e fóruns de discussão sobre avaliação, culturas e discursos no âmbito institucional;
  • Elaboração de relatórios de atividades do NAU;
  • Utilizar das informações das avaliações para planejamento e promoção de melhorias;
  • Responsabilizar-se pela análise do diagnóstico de sua Unidade, coordenando o processo de avaliação interna; participar dos grupos de trabalho organizados pela SAI
  • Continuar com os instrumentos de avaliação para a unidade, a partir da referência de outros NAUs e da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI);
  • Realizar reuniões QUINZENAIS;
  • Estudar temas pertinentes à regulação e avaliação institucional;
  • Participar de eventos promovidos pela UFRGS ou outras instituições que contribuam para o aprofundamento dos conhecimentos relacionados à avaliação;
  • Continuar a divulgação do NAU no âmbito do Instituto de Geociências, com o intuito de dar a conhecer a existência e os objetivos do NAU, além de receber sugestões da comunidade da Unidade;
  • Participar de reuniões, encontros e fóruns de discussão sobre avaliação, culturas e discursos no âmbito institucional;
  • Elaboração de relatórios de atividades do NAU;
  • Utilizar das informações das avaliações para planejamento e promoção de melhorias;
  • Responsabilizar-se pela análise do diagnóstico de sua Unidade, coordenando o processo de avaliação interna; participar dos grupos de trabalho organizados pela SAI.
  • Criar instrumento de avaliação para a unidade, a partir da referência de outros NAUs e da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI);
  • Realizar reuniões mensais ordinárias, quando necessário;
  • Estudar temas pertinentes à regulação e avaliação institucional;
  • Participar de eventos promovidos pela UFRGS ou outras instituições que contribuam para o aprofundamento dos conhecimentos relacionados à avaliação;
  • Ampliar a divulgação do NAU no âmbito do Instituto de Geociências, com o intuito de dar a conhecer a existência e os objetivos do NAU, além de receber sugestões da comunidade da Unidade;
  • Participar de reuniões, encontros e fóruns de discussão sobre avaliação, culturas e discursos no âmbito institucional;
  • Propor a realização de um seminário interno de avaliação institucional junto aos NAUs e à SAI;
  • Elaboração de relatórios de atividades do NAU;
  • Divulgar o trabalho desenvolvido no NAU e dos aspectos avaliados na unidade;
  • Realizar eventos de suporte ao processo de avaliação;– Responsabilizar-se pela análise do diagnóstico de sua Unidade, coordenando o processo de avaliação interna; participar dos grupos de trabalho organizados pela SAI;
  • Elaborar o projeto de avaliação internada da Unidade, segundo as dimensões do PAIP UFRGS/SINAES;
  • Organizar relatórios de avaliação segundo o cronograma do PAIP UFRGS/SINAES.”