1ª Mini Mostra de Vídeos Biológicos do NAVBio

É com muito prazer que damos início à nossa Mostra! A ideia é estimularmos a criação em nós mesmos, nesse período onde inventar é o que nos permite “viajar” mundo afora. A chamada foi feita especialmente para aqueles registros feitos com poucos recursos, que ainda tem ruídos; para as pessoas que estão começando a se aventurar no vídeo como forma de expressar seus olhares e sentires, compartilhando com o mundo as suas pesquisas. A interpretação do que seriam “vídeos biológicos” ficou a critério de cada um. A criatividade corre solta, na liberdade das nossas criações. Os vídeos têm no máximo 5 minutos, mas seu tempo é precioso. Prepara um café quentinho, dá play e boa viagem!

>> para votar nos vídeos para a premiação do júri popular, tu deve clicar no vídeo. Ele te encaminhará para o youtube, onde tu dá o ‘like’!

. . .

#1 Experiência: simulador de erosão hídrica do solo

Lucas Paniago e equipe pedagógica do Colégio Le Irdak – Campo Grande/MS.

“Este vídeo foi produzido e editado por mim, ele foi realizado em uma aula de Ciências sobre impactos ambientais e preservação ambiental para uma turma do ensino fundamental, neste vídeo realizei uma experiência com meus alunos em modo virtual simulando a erosão hídrica do solo e suas consequências!”

. . .

#2 Interação entre a bio e a geodiversidade

Matheus Goettems

“Me chamo Matheus Goettems e sou graduando em ciências biológicas licenciatura na UFRGS. Sou bolsista de extensão do projeto – Interação entre a Bio e a geodiversidade: coleções científicas e a sociedade. Ao caminhar na beira da praia, é impossível não observar que estamos rodeados de conchas. (…)” (descrição completa na legenda do vídeo)

. . .

#3 Migração planetária

Davi Morales

“O vídeo é um convite à migração planetária, a entrar em uma derivação de imagens, que tentam de alguma forma, capturar as sensações, percepções, visões e experiências durante as trilhas no Morro das Abertas, na zona sul de Porto Alegre, e sua metamorfose ao longo do tempo. Paralelo às trilhas, a leitura do livro “Metamorfoses”, de Emanuele Coccia, me encantava com sua visão filosófica e intuição sobre a vida e assim o usei como base para narração do vídeo, utilizando, especificamente, trechos do capítulo “migração planetária”. Um fato interessante é que o fogo visto no vídeo foi de fato um incêndio criminoso, e quando cheguei no morro a maior parte já havia sido queimada.”

. . .

#4 Violaceína e sinalização lisossomal em células de melanoma

Dayana Salazar

“Meu nome é Dayana Salazar sou mestranda de Biologia funcional molecular e Tecidual na Unicamp. Neste vídeo, explico sobre meu grupo de pesquisa e meu projeto de mestrado desenvolvido com a orientadora, professora e Dra. Carmen Veríssima no Laboratório OncoBiomarkers na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É um vídeo produzido por mim e nele dou uma introdução geral do projeto falando sobre suas bases e o objetivo. Vem lá conhecer!”

. . .

#5 Conexão natureza

Louise Ayang

“Oii, me chamo Louise, tenho 24 anos e sou estudante de arquivologia na UFRGS. Estudo para trabalhar especialmente com acervo de cinema e audiovisual (sou bolsista do departamento de difusão cultural da ufrgs, na parte de acervo e sala redenção, o cinema universitário da UFRGS). Amo natureza, então me senti inspirada a escrever um poema para ela (a mãe natureza) e gravar esse curta. Minha mãe humana, Sandra, me ajudou a filmar e eu escrevi o poema e como seria meus movimentos na câmera.”

. . .

#6 Corredores de Vida Nativa do Morro do Osso

Andre Alonso e Felipe Maraschin

“Divulgação do projeto Corredores de Vida Nativa do Morro do Osso, executado em parceria com o Instituto Econsciência, Parque Municipal Natural do Morro do Osso (Porto Alegre) e Ministério Público Estadual do RS. Esse video é parte de um Termo de Ajuste de Conduta de um condomínio próximo ao Morro do Osso.” (ficha técnica completa na descrição do vídeo)

. . .

#7 Registros afetivos de um viver pacato ao encontro do seu significante

Roberta Bauer

. . .

#8 Parque Nacional de Akagera

Thomas Berg

“Passei 2 dias no parque em 2014 e tive a oportunidade de registrar muitas imagens lindas do trabalho de manejo e reintrodução de espécies extintas na região. Em 1994, durante e depois do trágico genocídio, o parque, sua flora e sua fauna foram alvos de predação intensiva. Sua vegetação foi basicamente cortada para uso como lenha, e sua fauna foi caçada para alimentação. O parque foi praticamente consumido. Em 2010, o governo de Rwanda decidiu reverter essa triste história e restabeleceu a autoridade de parque nacional ao Akagera. Montou um ambicioso plano de recuperação da flora e fauna, chamou especialistas para trabalhar com as autoridades locais, e restabeleceu e criou o turismo sustentável no parque. Hoje o parque é exemplo mundial em recuperação de flora e fauna de ambientes degradados. Em poucos anos a vegetação vem se estabelecendo e a fauna se recuperando. Ainda, com o turismo sustentável, que adora políticas de impacto zero e somente emprega a população local, mais e mais pessoas tem a chance de visitar esse exemplo de plano de recuperação ambiental que deu e está dando certo. O vídeo foi feito sem muitas pretensões, a não ser registrar esse lindo parque. Muitas das filmagens foram feitas quando estava dirigindo, e usei uma Fujifilm FinePix HS50.”

. . .

#9 Madrugada Sabiá 

Marco Aurich

“Madrugada Sabiá é minha composição autoral, nascida em escuta e diálogo com sabiás, que cantavam numa madrugada chuvosa de primavera nas ruas da região norte de Porto Alegre. A música vem sendo usada em oficinas e atividades de diferentes projetos de educação musical, tendo nas melodias do sabiá a fonte de inspiração para a sensibilização e percepção das sonoridades da natureza, que sempre inspiraram a criação artística. O vídeo também busca retratar paisagens do RS, onde se confundem os cantos de sabiás com as de tantas outras espécies. São registros das diferentes cores, formas e texturas que a biodiversidade do estado proporciona à quem dedicar um olhar atencioso. Assim, também será utilizado com viés educativo em diferentes projetos envolvendo ensino de artes nas escolas.”

. . .

#10 Cultivo e Manutenção de Gastrópodes Ampularídeos PPGBAC FURG

Luiz Gustavo Alves

“Me chamo Luiz Gustavo e sou aluno de mestrado em biologia de ambientes aquáticos continentais pela FURG. No vídeo apresento como é feita a manutenção de um cultivo de gastrópodes; as características do cultivo, a preparação da água, e alguns cuidados com as variáveis físico-químicas.”

. . .

#11 Não alimente o Macaco-prego

Andre Alonso e Felipe Maraschin

“Vídeo educativo para conscientizar as pessoas a não alimentarem macacos-prego, com o objetivo de minimizar conflitos em área urbana vizinha ao morro Santana em Porto Alegre. Este vídeo faz parte do processo de licenciamento ambiental de um condomínio localizado também no morro Santana.” (ficha técnica completa na descrição do vídeo)

. . .

#12 Garça branca pequena – Projeto Fauna Marinha Ceclimar/CLN/UFRGS

Maurício Tavares, Flora Piccoli Tavares, Carlos Eduardo Soares, Lucas Antonio Morates

“Vídeo de divulgação científica do projeto Fauna Marinha do CECLIMAR da UFRGS.”

. . .

#13 Reserva Ecológica de Guapiaçu – REGUA

Ederson Oliveira

“Esse vídeo foi feito com imagens produzidas durante as coletas do meu projeto de mestrado, na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), em Cachoeiras de Macacu – RJ. Mesmo atento atrás dos besouros que estudo jamais poderia deixar de prestar atenção na enorme biodiversidade que me cercava nesse lugar especial onde a restauração ambiental está trazendo de volta a Mata Atlântica.”

. . .

#14 Maria farinha – Projeto Fauna Marinha Ceclimar/CLN/UFRGS

Maurício Tavares, Flora Piccoli Tavares, Carlos Eduardo Soares, Lucas Antonio Morates

“Vídeo de divulgação científica do projeto Fauna Marinha do CECLIMAR da UFRGS.”

. . .

#15 Colônia de aves em banhados

Amanda Oliveira Travessas

“O vídeo foi produzido e editado na disciplina de FIlmagens em Áreas Científicas, ministrada pelo professor Thomas Berg e foi o meu primeiro vídeo dessa natureza produzido.” (ficha técnica completa na descrição do vídeo)

. . .

#16 Peixes anuais

Crislaine Barbosa

Vídeo de divulgação científica sobre os peixes anuais criado por Crislaine Barbosa do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

#17 Serviços ecossistêmicos 

Cássia Silva

“Meu nome é Cássia Silva, sou Ecóloga e doutoranda no PPG – Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Realizei esse vídeo com a colaboração da aluna de iniciação científica Mayara Lima (graduanda em Oceanologia – FURG). Nesse vídeo nós falamos um pouquinho sobre Serviços Ecossistêmicos, e também aproveitamos para mostrar um pouquinho do trabalho que desenvolvo no meu doutorado sob a orientação do professor Drº Luiz Hepp e da professora Drª Fabiana Schneck.”

. . .

#18 Estrutura de peixes ósseos

Bruna Hellen de Melo Gomes

Equipamento de gravação: Smartphone Xaomi note 9 App. De edição: Kine Master Pró

. . .

#19 Como estudamos histologia.

Bruna Hellen de Melo Gomes

Equipamento de gravação: Smartphone Xaomi note 9; Sony Cyber shot. App. De edição: Kine Master Pró

. . .