Grupos de Trabalho

Objetivo: Montagem de um banco de dados, a ser disponibilizado no sítio eletrônico do ILEA-UFRGS, com material de referência sobre: a) biografias de 402 mulheres nascidas no continente africano, desde as origens da humanidade até o presente, de acordo com as informações fornecidas nos seis volumes do Dictionary of African Biography, de Emmanuel K. Akyeampong e Henry Louis Gates Jr. (Oxford, 2012); b) produção acadêmica sobre mulheres africanas em línguas inglesa e francesa, espanhola e portuguesa, levantada a partir de bancos de dados internacionais como o JSTOR, PERSEE e Portal de Periódicos da CAPES; c) organização de índice temático e indexadores de pesquisa.

Coordenador: José Rivair Macedo – PPGH

Integrantes: Adrielle Figueiro, Camila Cregusa, Evelyn Gonçalves Euclydes, Jonas Ribeiro, Laila Shams, Lázaro Evangelista, Liniker Vinicius Lopes da Rosa, Luany Barros, Marina Benites da Rosa Ibaldo, Paula Rodrigues e Yasmin Teixeira (estudantes UFRGS); Camila S. Ribeiro, Lílian Anastácio, Namisi Oliveira (comunidade externa)

Eixos vinculantes: Imaginários, discursos e representações; Organização social das populações ameríndias e negras.

Objetivo: Montagem de um banco de dados, a ser disponibilizado no sítio eletrônico do ILEA-UFRGS, com material de referência sobre: a) biografias de 402 mulheres nascidas no continente africano, desde as origens da humanidade até o presente, de acordo com as informações fornecidas nos seis volumes do Dictionary of African Biography, de Emmanuel K. Akyeampong e Henry Louis Gates Jr. (Oxford, 2012); b) produção acadêmica sobre mulheres africanas em línguas inglesa e francesa, espanhola e portuguesa, levantada a partir de bancos de dados internacionais como o JSTOR, PERSEE e Portal de Periódicos da CAPES; c) organização de índice temático e indexadores de pesquisa.   

Coordenador: José Rivair Macedo – PPGH

Integrantes: Adrielle Figueiro, Camila Cregusa, Evelyn Gonçalves Euclydes, Jonas Ribeiro, Laila Shams, Lázaro Evangelista, Liniker Vinicius Lopes da Rosa, Luany Barros, Marina Benites da Rosa Ibaldo, Paula Rodrigues e Yasmin Teixeira (estudantes UFRGS); Camila S. Ribeiro, Lílian Anastácio, Namisi Oliveira (comunidade externa).

Eixos vinculantes: Imaginários, discursos e representações; Organização social das populações ameríndias e negras.

 

Objetivo: Promover a educação das relações étnico-raciais através da oferta de disciplina transdisciplinar a cursos de graduação da UFRGS, contribuindo para a ampliação de critérios de seleção e de modos de desenvolvimento de temas e conteúdos escolares e para a elaboração de currículos plurais em uma perspectiva inclusiva, não-dicotômica e crítica.

Coordenadoras: Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Luciana Prass, Marília Raquel Albornoz Stein e Rumi Regina Kubo

Integrantes: Álvaro Heidrich, Ana Lúcia Liberato Tettamanzy, Carla Beatriz Meinerz, Celina Nunes Alcântara, Cláudia Luisa Zeferino Pires, Eráclito Pereira, José Carlos dos Anjos, José Otávio Catafesto de Souza, Luciana Prass, Maria Elizabeth Lucas, Marília Raquel Albornoz Stein, Rumi Regina Kubo.

Eixo vinculante: Educação e relações étnico-raciais

Objetivo geral: Promover o fomento ao ensino, extensão e pesquisa a partir da formação continuada para educadoras(es) e estudantes, tendo como foco a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no ambiente escolar e acadêmico, com o intuito de consolidar um projeto político antirracista na Educação Básica.   

Coordenador: Tanise Muller Ramos e Cláudia Helena Dutra da Silva Jaskulski

Integrantes: Betina Alves Graeff, Cam-Naté Augusto Bissindé, Caroline Becker, Cláudia Helena Dutra da Silva Jaskulski, Cláudia Maria Silva Guimarães, Daniela Barzotti Kohlrausch, Daniela Cesa Fracasso, Dilmar Luis Lopes, Edilaine (Dedy) Ricardo Machado, Evania dos Prazeres da Silva Jacinto, Juçara Benvenuti, Karine Storck, Katiuci Pavei, Laura Nelly Mansur Serres, Liliam Ramos, Lisinei Fatima Dieguez Rodrigues, Lucas Pesce, Luciane Andreia Ribeiro Leite, Maíra Suertegaray Rossato, Marcello Paniz Giacomoni, Mayara Costa, Mônica Acioli, Mônica Torres Bonatto, Paola Gomes Pereira, Priscila Oliveira, Rafael da Silva Cortes, Rita de Cassia Cavalcante, Rosália Lacerda, Rosane Garcia, Rúbia Vogt, Simone Costa Moreira, Tanise Muller Ramos, Tasia Wisch, Vanessa Saggin, Vivian Ignes e Wellignton Luan Porto.

Eixos vinculantes: Educação e relações étnico-raciais.

Objetivo: O GeAfro – Grupo de Estudos Afro, surgiu em 2017, fruto da demanda de um grupo de alunos que buscavam apoio às suas pesquisas em um espaço de interação igualitário. O grupo congrega pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de diversos cursos e instituições com o intuito de dar este apoio através de uma dinâmica de colaboração mútua e horizontal. O grupo se reúne quinzenalmente para a leitura e discussão de textos pertinentes para suas pesquisas, através de duas dinâmicas: a leitura de bibliografia previamente escolhida por seus membros e a leitura de textos próprios, visando a contribuição coletiva para a qualificação das produções textuais. As reuniões são abertas para a participação de interessados nas temáticas abordadas e dispostas à dinâmica de troca e colaboração.

Coordenador: José Carlos dos Anjos

Integrantes: Cauê Fraga Machado (MN/UFRJ), Dandara Rodrigues (PPGEDU/UFRGS), Emili Almeida (PPGAS/UFRGS), Enrique Taborda (Ciências Sociais/UFRGS), Erico Tavares de Carvalho Junior (PPGAS/UFRGS), Isadora Santos (Ciências Sociais/UFRGS), Janine Maria Cunha / Nina Opa Fola (PPGS/UFRGS), Leonardo Almeida (PPGAS/UFRGS), Luana Rosado Emil (PPGAS/UFRGS), Luiza Dias Flores (MN/UFRJ), Marco Antônio Sarreta Poglia (PPGAS/UFRGS), Megui Del Ré (PGDR/UFRGS).

Eixo vinculante: Educação e relações étnico-raciais; Imaginários, discursos e representações; Ontologias ameríndias e negras; Organização social das populações ameríndias e negras; Raça, etnicidade e relações de poder.

Objetivo: 

  1. 1) Produzir material sobre a história das lutas sociais dos negros em Porto Alegre, vinculadas ao MOCAMBO – ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA AMIGOS E MORADORES DA CIDADE BAIXA E ARREDORES E O SOPAPO POÉTICO;

2) Interseccionar Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004), o conceito de saberes tradicionais (José Jorge de Carvalho) e o conceito de Movimento Negro Educador (Nilma Lino Gomes);

3) Criar uma metodologia de compartilhamento de saberes, de forma colaborativa e emancipatória, junto ao MOCAMBO e ao SOPAPO POÉTICO, apresentando resultados através de COMPARTILHAMENTO DE PESQUISAS, PRODUÇÃO DE material de retorno aos grupos envolvidos e CURSOS de formação.

Coordenadora: Carla Meinerz

Integrantes: Carla Beatriz Meinerz (docente FACED), Duan Barcelos (bolsista IC) e Pâmela Amaro Fontoura (mestranda PPGEdu).

Eixo vinculante: Educação e relações étnico-raciais

Situados originalmente nos territórios das atuais repúblicas da Nigéria, Togo e Benin, os povos pertencentes à comunidade étnico-linguística yorùbá compartilharam traços culturais, políticos e sociais comuns desde o século VIII da era cristã até o presente. Organizados em torno de cidades-estados e formações estatais de maior ou menor influência política, foram parcialmente afetados por sucessivos processos de dispersão promovidos pelo tráfico transatlântico de cativos, sendo levados em situação de diáspora para as Américas a partir do século XVI. Com o objetivo de contribuir para a produção acadêmica de conhecimento histórico acerca dos povos de língua yorùbá, o presente grupo de estudos pretende se dedicar ao exame de questões relativas as fontes históricas (escritas, orais, arqueológicas, artísticas) e aos grandes problemas inerentes às suas instituições, costumes e práticas sociais anteriores ao século XIX. Paralelamente, o grupo se dedicará ao trabalho de revisão da tradução em língua portuguesa do livro The history of the yorubas, from the earliest times to the beginning of the British Protectorate (A história dos iorubas, desde tempos remotos até o início do protetorado britânico (1921).

Coordenação: José Rivair Macedo

Integrantes: José Luiz Pereira da Costa, Alan Alves Brito, Gercy Ribeiro de Mattos, João Rodrigues, Matheus Almeida, Jessica Lein e Marina Oliveira.

Objetivo: Incentivar, desenvolver e consolidar, com competência acadêmica e compromisso social, ações de ensino, extensão e pesquisa, nas temáticas afro-brasileira, indígena e africana; desenvolver teorias anticoloniais visando a conjuntura de acirramento do genocídio da população negra no Brasil e no mundo; articular as práticas acadêmicas ao ativismo político dos movimentos sociais negros e indígenas.

Coordenador: José Carlos dos Anjos

Integrantes: Pamela Marconatto, Igor Thiago Silva de Sousa, Julio Souto Salom, Carolina Cyrino, Janine Cunha, Patricia Gonçalves, Mégui del Ré, Cledisson Junior Geraldo, Karina Borges, Claudio Renato dos Santos Souza, Luana Pereira, Adriane Benedetti, Elenir Marques, Dirce Christo, Cristiane Tavares, Diana Manrique, Nosta Da Graca Mandlate, Jeanice Dias e Vanessa Pfeifer Coelho.

Eixo vinculante: Ontologias ameríndias e negras e Raça, Etnicidade e relações de poder

ZUMBI-DANDARA DOS PALMARES: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI

Objetivo: A Educação Escolar Quilombola (EEQ) é demanda histórica que traz indagações estruturais e pedagógicas para a superação do racismo estrutural no País. Nosso objetivo é fortalecer a EEQ na democratização pela busca de soluções para os desafios da equidade racial, focada nos processos estruturais e pedagógicos da EEQ nacional e no Rio Grande do Sul.

Coordenação: Alan Alves Brito – Instituto de Física e NEAB

Integrantes do NEAB (lista incompleta): Carla Beatriz Meinerz, Cláudia Luísa Zeferino Pires, Éraclito Pereira, José Antônio, Patricia Xavier, Paulo da Silva, Rita Camisolão.

Eixos vinculantes: educação e relações étnico-raciais; epistemologias negras e ameríndias; imaginários, discursos e representações; minorias étnico-raciais e participação política;