Temáticas

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Estudos, propostas e experiências didádico-pedagógicas sobre a questão indígena e negra em sala de aula, com particular atenção àquelas direcionadas para o cumprimento das determinações legais previstas nas leis federais nº 10.639/2003, nº 11.645/2008 e o Art. 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

clique aqui

EPISTEMOLOGIAS AMERÍNDIAS E NEGRAS

Estudos atinentes às variadas formas pelas quais as populações ameríndias e negras – afro-brasileiras ou africanas – explicam e transmitem conhecimento sobre os fenômenos que envolvem sua existência social, as categorias e conceitos que perpassam suas línguas, culturas, religiões, através da escrita, tradição oral e outras formas de comunicação.

clique aqui

IMAGINÁRIOS, DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES

Estudos acerca das formas de expressão oral, escrita, iconográfica, gestual, estética e/ou outras, pelos quais indígenas e negros(as) atribuem significado a si mesmos(as), aos outros e ao mundo em que vivem.

clique aqui

MINORIAS ÉTNICO-RACIAIS E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Estudos sobre as maneiras pelas quais populações ameríndias e negras – afro-brasileiras ou africanas – organizam-se e reagem aos condicionamentos sociais e políticos decorrentes de práticas discriminatórias de variada procedência, no passado e no presente.

clique aqui

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DAS POPULAÇÕES AMERÍNDIAS E NEGRAS

Estudos sobre as múltiplas formas pelas quais populações ameríndias e negras – afro-brasileiras ou africanas – se constituem como sujeitos sociais, relacionam-se e constroem uma dada realidade social, e como reagem, resistem ou interagem com as estruturas sociais, políticas e econômicas em que estão inseridas, no passado e no presente.

clique aqui

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

Estudos acerca das políticas destinadas a melhorar o acesso das populações negras e indígenas ao sistema público de saúde, e de projetos, iniciativas e estratégias de enfrentamento ao racismo institucional na gestão da saúde pública; estudos acerca dos saberes e práticas populares envolvendo a saúde, incluindo aqueles preservados pelas religiões afro-brasileiras.

clique aqui