Teses e Dissertações

Teses de doutorado concluídas

 

Jaqueline Portella Giordani. Adversidades na infância e seus efeitos em longo prazo: associação com saúde mental e qualidade de vida na vida adulta. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Juliana Bertoletti. Cirurgia bariátrica: um estudo longitudinal acerca de fatores sociais e familiares do processo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Murilo Ricardo Zibetti. Aprendizagem controlada, evocação livre e guiada na avaliação da memória episódica em pacientes com doença de Alzheimer. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Suelen Bordignon. Personalidade, qualidade de vida e aspectos emocionais de pacientes em tratamento cirúrgico para a obesidade. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Renata de Souza Zamo. Construção de uma Bateria Infantil de Avaliação Neuropsicológica em Atividade Equestre. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Juliana de Lima Muller. Avaliação neuropsicológica das funções executivas em pacientes com transtorno de ansiedade e seus familiiares. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Adriana Mokwa Zanini. Personalidade, autoestima e esperança em usuários de substâncias psicoativas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Flávia Wagner. Estrutura de sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e sua relação com tarefas neuropsicológicas em duas culturas distintas. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini

Rafael Wellausen. Adaptação e validação para o Brasil do Shedler-Westen Assessment Procedure SWAP-200: Avaliação dos transtornos de personalidade. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Vanessa Stumpf Heck. A influência das invasões ambientais nos sintomas de ansiedade infantil: uma experiência de psicodiagnóstico interventivo. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

André Goettems Bastos. Estudo longitudinal comparativo sobre os efeitos neurocognitivos e clínicos da psicoterapia psicodinâmica de longo prazo, da terapia com Fluoxetina e do tratamento combinado em pacientes adultos deprimidos. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Denise Balem Yates. Explorando as propriedades psicométricas da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Silvana Kessler Corrêa de Oliveira. Vida profissional e maternidade: conflito ou sinergia?. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Daniela Tusi Braga. Funcionamento Neuropsicológico no Transtorno Obsessivo Compulsivo e Resposta à Terapia Cognitivo Comportamental. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Co-Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Gabriela Peretti Wagner. Estimação cognitiva e processamento executivo: adaptação do Cognitive Estimation Test (CET) ao português brasileiro. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

 

Dissertações de mestrado concluídas

 

Valmir Dorn Vasconcelos. Práticas de avaliação psicológica (psicossocial) com trabalhadores expostos a Riscos de altura e de Espaço confinado. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Michael De Quadros Duarte. Atitudes frente à Imigração e a sua associação com personalidade, valores psicossociais e satisfação com a vida. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Carolina Palmeiro Lima. Adversidades na infância e na adolescência e características de personalidade na adultez. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Tainá Ludmila Ramos Fonseca. Narcisismo Grandioso e Vulnerável: Revisão Sistemática das Propriedades Psicométricas e Adaptação do Pathological Narcissism Inventory. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Rodrigo Trapp Gampe Vaz. O processo de integração de refugiados, solicitantes de refúgio e imigrantes acolhidos por razões humanitárias residentes no Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

João Oliveira Cavalcante Campos. Investigando o Crescimento Proveniente do Enfrentamento de Adversidades: Evidências de Validade do Inventário de Crescimento Pós-Traumático. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Mayra Juliana Galvis Aparício. Bem estar subjetivo, funcionalidade e imagem corporal em candidatos e submetidos a cirurgia bariátrica. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Bruna Gomes Mônego. WCST-64: Consideracoes teoricas e evidencias de validade. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psic. do Desenv.) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Adriana Mokwa Zanini. Evidências de Validade do Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT) em uma Amostra de Idosos. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Murilo Ricardo Zibetti. Investigação das propriedades psicométricas do instrumento de MAPS (Memória e aprendizagem através de pistas seletivas). Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Suelen Bordignon. Criação do instrumento Memória e Aprendizagem através de Pistas Seletivas (MAPS). Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Flávia Wagner. Evidências de validade da Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Marcia Avila. Os métodos utilizados em pesquisas com cuidadores de idosos com a Doença de Alzheimer e a experiência de familiares cuidadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Vanessa Stumpf Heck. Inteligência: a teoria psicométrica e a adaptação dos subtestes verbais da escala WASI para a realidade brasileira. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Denise Balem Yates. Habilidades cognitivas e variáveis clínicas em pacientes bipolares tipo I e controles. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Silvana Kessler Corrêa de Oliveira. Avaliação das funções executivas no Transtorno do Humor Bipolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psic. do Desenv.) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Leila Mara dos Santos Lucchesi. Prevalência de disfunção executiva em octogenários residentes na comunidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Co-Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

Lorena Zuppo. Prevalência de declínio cognitivo leve em octogenários residentes na comunidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Co-Orientador: Clarissa Marceli Trentini.

 

Teses de doutorado em andamento

 

Quésia Cataldo. Início: 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Kalil Maihub Manara. Início: 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Michael de Quadros Duarte. Início: 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Carolina Palmeiro Lima. Adversidades e psicopatologia. Início: 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Ernesto Alvarado Portalino. Entrenamiento de terapeutas online. Início: 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Rodrigo Trapp Gampe Vaz. Terapia de esquemas e depressão resistente ao tratamento. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Felipe Silva Mathes Basso. Avaliação do transtorno de personalidade narcisista. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Gabriela Geara. Avaliação psicológica de adultos. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

 

Dissertações de mestrado em andamento

 

Gabriela Gehlen. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Coorientador).