Apresentação

O Núcleo de Estudos do BRICS (NEBRICS) faz parte do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Núcleo surgiu pela necessidade de compreender as mudanças recentes na economia internacional e das relações econômicas internacionais em um mundo cada vez mais globalizado, principalmente, as que se referem aos países emergentes. Desta forma, o NEBRICS tem como objetivo realizar estudos econômicos sobre os países participantes do grupo do BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Os temas de pesquisa de nossos membros estão relacionados, principalmente, com comércio, finanças, produção, políticas econômicas, geopolítica e politica externa dos países do Brics. Estuda-se também, no NEBRICS, temas relacionados à integração econômica e ao desenvolvimento econômico das nações.

Você pode conferir um pouco mais sobre nossos pesquisadores e suas respectivas linhas de pesquisa clicando aqui.


Esperamos produzir artigos, resenhas e todo tipo de produção cientifica que apresente informações relevantes a comunidade acadêmica dentro e fora do Brasil, assim como, a pesquisadores interessados nos temas desenvolvidos pelo núcleo.

Você pode conferir alguns de nossos trabalhos e artigos acadêmicos, disponibilizados online e gratuitamente, clicando aqui.


Além disso, alunos de graduação e pós-graduação, membros do Nebrics, realizam pequenas análises de conjunturas referentes a fatos ou eventos pertinentes dentro dos países do Brics.

Você pode acompanhar e conferir este trabalho em nossa página inicial, ou clicando aqui.