Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa


Estratégia, Geopolítica e Política Internacional- Prof. Andrés Ernesto Ferrari Haines

Objetivo:Entender as dinâmicas geopolíticas dos países membros dos BRICS na atualidade a partir de uma visão histórica de longo prazo.

Política Internacional- André Luiz Reis da Silva

Objetivo: Esta linha busca articular estudos e análises sobre a política externa dos países dos BRICS, considerando sua projeção regional e multilateral, bem como relações bilaterais.

Energia  – Prof. Adriano Pires de Almeida

Objetivo: Considerando o potencial de geração de energia e a composição da matriz energética dos países dos BRICS, esta linha busca contribuir para o desenvolvimento das Relações Internacionais no campo da energia.

Desenvolvimento econômico  – Prof. Carlos Eduardo Schonerwald da Silva

Objetivo: Estudar os determinantes profundos do desenvolvimento econômico, tais como, instituições, comércio internacional e geografia dos países dos BRICS

Comércio Internacional – Prof. Jacqueline Angélica Hernández Haffner

Objetivo: Levantar as principais mudanças do comércio internacional no século XX e XXI nos países participantes dos BRICS e sua relação com o desenvolvimento dos países do grupo.

Finanças Internacionais- Prof. Marcelo Milan

Objetivo: Analisar comparativamente a integração financeira internacional dos BRICs, seus fluxos financeiros de origem e de destina, a evolução das taxas de câmbio e de juros e as estruturas financeiras e monetárias.

Liga dos Estados Árabes – Brics  – Profa. Sílvia Regina Ferabolli

Objetivo: Desenvolve estudos sobre as relações institucionais bilaterais entre a Liga de Estados Árabes (LEA) e os membros dos BRICS. Dentre os temas que essa linha de pesquisa engloba, destacam-se os desenvolvimentos do Fórum de Cooperação Sino-Árabe, Fórum de Cooperação Indo-Árabe e Fórum de cooperação Russo-Árabe, iniciados em 2004, 2008 e 2009, respectivamente. Também discute o desenvolvimento das relações entre a LEA e o Brasil, especialmente dentro dos termos da Cúpula ASPA, iniciado em 2005.

Governança Econômica Internacional – Profa. Luiza Peruffo

Objetivo: Investigar o impacto da coalizão dos BRICS nas instituições de Bretton Woods (FMI e Banco Mundial) e em arranjos informais como o G20, bem como das instituições criadas pelo grupo, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Arranjo Contingente de Reservas (CRA), para a dinâmica de poder no sistema monetário e financeiro internacional vigente. Foca especialmente no debate sobre formas de poder monetário e financeiro internacional.

Relações econômico comerciais entre América do Sul e África e os investimentos chineses – Prof. Eduardo Ernesto Filippi

Objetivo: Relacionar e avaliar os investimentos chineses realizados em diferentes países dos dois continentes.