Painel 4: Trabalho coletivo de professores Trajetórias Criativas: autonomia e as relações pesquisador/participantes

posts

Sexta 7 de outubro – 16h50

Sala 102 – Auditório FACED

Coordenação:

Prof.ª Dnda. Stela Maris Vaucher Farias

Professores painelistas:

Ms. Mara Hermes, Dr. Henry Daniel Lorencena Souza, Dr.ª Rosane Nunes Garcia, Esp. Vera Regina Mendes, Ms. Liège Westermann, Esp. Vanice Loose, Dr.ª Rosália P. Lacerda, Esp. Mari Menna Barreto, Telma Miranda Rodrigues.

Súmula:

Este painel visa refletir acerca da relação entre a pesquisadora e os participantes do “estudo de caso integrado” (YIN, 2010) elaborado para a tese doutorado em Educação do PPGEdu/UFRGS. O foco da investigação é a autonomia dos professores na formação continuada que pertence ao projeto de extensão Trajetórias Criativas/UFRGS. Procurar-se-á estabelecer uma interlocução entre os cuidados éticos pensados e as relações interindividuais que fazem parte da pesquisa. Serão apresentados os principais aspectos da investigação, explicitando como a “verificação com os envolvidos” (STAKE, 2011, p. 142) foi realizada. A partir desse contexto, será discutida a participação da descentração nas escolhas que abrangem duas possíveis opções de conduta para o pesquisador: uma pautada pelo modo de agir de um “turista” e outra inspirada no “peregrino” (LA TAILLE,2009, p. 20). Será aberto espaço para que professores participantes da pesquisa expressem seus pontos de vista acerca dessas questões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *