O NECCSO

O Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, reúne pesquisadoras e pesquisadores dedicados à realização de análises culturais no campo da educação. O impulso inicial de suas ações, e a opção por uma linha temática abrangente e transdisciplinar, adveio do entendimento compartilhado de que a abordagem de questões cruciais da educação na contemporaneidade precisa contemplar o horizonte mais amplo da diversidade cultural, da multiplicidade de relações sociais e de ordens discursivas que produzem o que entendemos como “realidade educacional”.

A meta principal do NECCSO é incentivar estudos e iniciativas que possam ter algum impacto ou repercussão social e contribuir para o planejamento de políticas sociais democráticas.

Ler mais >>>

Pesquisas

Os estudos em andamento no NECCSO, e aqueles que estão sendo projetados, se ocupam de problematizações em que estão implicados artefatos e práticas culturais. A abordagem que temos dado para a temática da cultura privilegia questões como linguagem, poder, discurso e representação. Artefatos, dispositivos normativos e prescritivos (filmes, jornais, revistas, quadros, fotografias, músicas, publicidade, livros, leis, retóricas, teorias, métodos, modas, códigos religiosos, tradições, etc.), entre tantas outras produções culturais, constituem campos fecundos para nossas análises.

Compartilhamos a convicção de que compreender como operam estes artefatos pode ter repercussões cruciais em nossas decisões e escolhas educacionais.

Ler mais >>>