ALMA 4.0 Aliança Local para a Manufatura Avançada 4.0

Sobre

A Ali­an­ça Local para a Manu­fa­tu­ra Avan­ça­da 4.0 (ALMA 4.0) con­sis­te em uma ali­an­ça esta­be­le­ci­da entre um gru­po de empre­sas coor­de­na­das pelo Núcleo de Enge­nha­ria Orga­ni­za­ci­o­nal (NEO) da UFRGS e com o apoio do Arran­jo Pro­du­ti­vo Local de Auto­ma­ção e Con­tro­le da ABINEE

Missão

A ALMA 4.0 tem como mis­são desen­vol­ver solu­ções inte­grais para a Indús­tria 4.0 medi­an­te a com­ple­men­ta­ção e inte­gra­ção de com­pe­tên­ci­as e tec­no­lo­gi­as das empre­sas par­cei­ras, bus­can­do aten­der neces­si­da­des empre­sa­ri­ais no con­tex­to regi­o­nal do Esta­do do Rio Gran­de do Sul.

Visão

A ALMA 4.0 visa con­so­li­dar um ecos­sis­te­ma empre­sa­ri­al de refe­rên­cia naci­o­nal sobre imple­men­ta­ção de solu­ções para a Indús­tria 4.0.


Sli­de 6
Slide 6
Reunião-dia-21–06–18–1024x768
Reunião-dia-21–06-18–1024x768
Reu­nião ALMA 2
ALMA 2″ />
Reunião <span class=ALMA 2″ />
Reu­nião ALMA 1
ALMA 1″ />
Reunião <span class=ALMA 1″ />
Foto Novus 2
Foto Novus 2
Sli­de 7
Slide 7
Sli­de 7
Slide 7
Sli­de 8
Slide 8

Manifesto ALMA 4.0

  • Somos um gru­po de empre­sas que enten­de que os desa­fi­os da indús­tria 4.0 somen­te pode­rão ser con­cre­ti­za­dos atra­vés de uma cola­bo­ra­ção mul­ti­dis­ci­pli­nar.
  • Temos ampla exper­ti­se em nos­sos cam­pos indi­vi­du­ais de atu­a­ção, mas nos­sa mai­or for­ça está na com­bi­na­ção de nos­sos conhe­ci­men­tos para ofe­re­cer solu­ções tec­no­ló­gi­cas que satis­fa­çam com­ple­ta­men­te às neces­si­da­des de nos­sos cli­en­tes.
  • Enten­de­mos que a indús­tria do futu­ro é um con­cei­to amplo, que será rea­li­za­do ape­nas atra­vés do enten­di­men­to da rea­li­da­de de nos­so con­tex­to bra­si­lei­ro e cri­an­do for­mas de nos adap­tar­mos ao mes­mo.
  • Acre­di­ta­mos que a pro­du­ção só será mais efi­ci­en­te e lucra­ti­va atra­vés de um olhar sis­tê­mi­co, atra­vés de uma estra­té­gia ori­en­ta­da ao cli­en­te, pro­ces­sos defi­ni­dos e enxu­tos, uso de tec­no­lo­gia, pes­so­as cer­tas para cada papel e exe­cu­ção per­fei­ta.
  • Enten­de­mos que as solu­ções da Indús­tria 4.0 devem ser adap­ta­das ao cli­en­te e não vice-ver­sa.

Par­cei­ros da ALMA 4.0

Apoio


O projeto ALMA 4.0

O pro­je­to ini­ci­al da ALMA 4.0 tem por obje­ti­vo desen­vol­ver, medi­an­te o tra­ba­lho cola­bo­ra­ti­vo das empre­sas par­cei­ras, uma célu­la de manu­fa­tu­ra autô­no­ma e recon­fi­gu­rá­vel em tem­po real, onde cada empre­sa con­tri­bui­rá com um cam­po de exper­ti­se espe­cí­fi­co para o desen­vol­vi­men­to da solu­ção con­jun­ta. O pro­je­to está sen­do desen­vol­vi­do e implan­ta­do na nova plan­ta da empre­sa NOVUS, no par­que indus­tri­al de Cano­as, como um pro­je­to pilo­to para futu­ras repli­ca­ções em outras empre­sas.

Além dis­so, o pro­je­to da ALMA 4.0 visa iden­ti­fi­car deman­das da indús­tria local que per­mi­tam um desen­vol­vi­men­to cus­to­mi­za­do e cola­bo­ra­ti­vo entre as empre­sas par­cei­ras, visan­do a com­ple­men­ta­ri­e­da­de de conhe­ci­men­tos e tec­no­lo­gi­as dos par­cei­ros para a implan­ta­ção de uma solu­ção mais avan­ça­da no con­tex­to da Indús­tria 4.0.

Conhe­ça mais sobre o pro­je­to na nota jor­na­lís­ti­ca rea­li­za­da pelo Jor­nal do Comér­cio:


Competências dos parceiros da ALMA 4.0

Núcleo de Enge­nha­ria Orga­ni­za­ci­o­nal (NEO/UFRGS) — O NEO/UFRGS desen­vol­ve a trans­for­ma­ção digi­tal das empre­sas, auxi­li­an­do-as na defi­ni­ção do posi­ci­o­na­men­to estra­té­gi­co na Indús­tria 4.0, no desen­vol­vi­men­to do mode­lo de negó­cio foca­do no valor digi­tal e na ava­li­a­ção dos pro­ces­sos para defi­ni­ção de opções de inves­ti­men­to na Indús­tria 4.0. Assim sen­do, o NEO/UFRGS auxi­lia as empre­sas a iden­ti­fi­car deman­das que serão aten­di­das pelos par­cei­ros da ALMA 4.0.

ELIPSE Soft­ware A ELIPSE desen­vol­ve solu­ções em soft­ware para o geren­ci­a­men­to em tem­po real de pro­ces­sos indus­tri­ais, ener­gia, sane­a­men­to, manu­fa­tu­ra e infra­es­tru­tu­ra, inte­gran­do esses sis­te­mas e trans­for­man­do dados em infor­ma­ção estra­té­gi­ca para seu pro­je­to. ELIPSE soft­ware par­ti­ci­pa da ALMA 4.0 medi­an­te o for­ne­ci­men­to de pro­du­tos para moni­to­ra­men­to, con­tro­le e oti­mi­za­ção da manu­fa­tu­ra em tem­po real.

NOVUS Pro­du­tos Ele­trô­ni­cos A NOVUS desen­vol­ve e fabri­ca ins­tru­men­tos ele­trô­ni­cos apli­ca­dos no con­tro­le, regis­tro, aqui­si­ção e super­vi­são de dados nos pro­ces­sos indus­tri­ais. Os pro­du­tos ele­trô­ni­cos da NOVUS são a tec­no­lo­gia-base da auto­ma­ção indus­tri­al que per­mi­te a implan­ta­ção dos con­cei­tos da Indús­tria 4.0. A NOVUS par­ti­ci­pa da ALMA 4.0 como o prin­ci­pal for­ne­ce­dor tec­no­ló­gi­co (hard­ware) para a implan­ta­ção de solu­ções da ali­an­ça empre­sa­ri­al.

SPHERIC Auto­ma­ção Inte­li­gen­te A SPHERIC desen­vol­ve solu­ções de ras­tre­a­bi­li­da­de e sen­so­ri­a­men­to de linhas de pro­du­ção, per­mi­tin­do iden­ti­fi­car e acom­pa­nhar mate­ri­ais e peças, con­tro­lar falhas e medir parâ­me­tros do pro­ces­so. A SPHERIC par­ti­ci­pa da ALMA 4.0 for­ne­cen­do o pro­je­to téc­ni­co de sen­so­ri­a­men­to e ras­tre­a­bi­li­da­de den­tro dos pro­je­tos de célu­las de manu­fa­tu­ra avan­ça­da desen­vol­vi­dos pelo gru­po.

CRK Auto­ma­ção Indus­tri­al A CRK desen­vol­ve e ins­ta­la sis­te­mas digi­tais, softwa­res e lin­gua­gens de pro­gra­ma­ção de máqui­nas e equi­pa­men­tos. Tam­bém rea­li­za a exe­cu­ção de pro­je­tos de máqui­nas inte­li­gen­tes, com­po­nen­tes robo­ti­za­dos, sis­te­mas de inte­gra­ção e auto­ma­ção indus­tri­al. A CRK par­ti­ci­pa da ALMA 4.0 for­ne­cen­do as solu­ções de inte­gra­ção dos sis­te­mas indus­tri­ais, aju­dan­do a tor­nar a linha de pro­du­ção desen­vol­vi­das sin­cro­ni­za­das e auto­ma­ti­za­das.

BRN Metal - A BRN Metal rea­li­za bene­fi­ci­a­men­to de pós metá­li­cos, atra­vés do pro­ces­so de Mol­da­gem por Inje­ção de Pós Metá­li­cos ou Metal Injec­ti­on Moul­ding (MIM). A empre­sa tam­bém pos­sui vas­ta expe­ri­ên­cia em implan­ta­ção de sis­te­mas pro­du­ti­vos, apli­can­do con­cei­tos de modu­la­ri­za­ção, fle­xi­bi­li­za­ção de linhas e oti­mi­za­ção da pro­du­ção. A BRN Metal par­ti­ci­pa da ALMA 4.0 como con­sul­to­ra de sis­te­mas de pro­du­ção, visan­do que a imple­men­ta­ção de solu­ções do gru­po tenha, pri­mei­ra­men­te, uma oti­mi­za­ção de méto­dos que sejam supor­ta­dos com tec­no­lo­gi­as da Indús­tria 4.0.

PRINTUP 3D - PRINTUP 3D desen­vol­ve solu­ções em manu­fa­tu­ra adi­ti­va (impres­são 3D). Sua atu­a­ção com­pre­en­de des­de o pro­je­to e desen­vol­vi­men­to de pro­tó­ti­pos, mode­la­gem 3D, pro­du­ção de peças até con­sul­to­ria espe­ci­a­li­za­da em manu­fa­tu­ra adi­ti­va para as dife­ren­tes apli­ca­ções na indús­tria. A PRINTUP 3D par­ti­ci­pa da ALMA 4.0 ana­li­san­do pos­si­bi­li­da­des de apli­ca­ção de manu­fa­tu­ra adi­ti­va para dar agi­li­da­de e fle­xi­bi­li­da­de às empre­sas de manu­fa­tu­ra.

Arran­jo Pro­du­ti­vo Local de Auto­ma­ção e Con­tro­le (ABINEE) O APL de Auto­ma­ção e Con­tro­le tem como enti­da­de ges­to­ra a Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da Indús­tria Ele­tro­e­le­trô­ni­ca, que nucleia estas e mui­tas outras empre­sas da região sul do Bra­sil que atu­am no setor de auto­ma­ção e con­tro­le. O APL tem como mis­são arti­cu­lar e ala­van­car o desen­vol­vi­men­to do APL Ele­tro­e­le­trô­ni­co Auto­ma­ção e Con­tro­le eixo Por­to Ale­gre – Caxi­as do Sul, atra­vés de ações de capa­ci­ta­ção da ges­tão, da ino­va­ção e da bus­ca de novos mer­ca­dos, com aumen­to da com­pe­ti­ti­vi­da­de do APL e das suas empre­sas. O APL de Auto­ma­ção e Con­tro­le apoia a ALMA 4.0 medi­an­te a via­bi­li­za­ção de opor­tu­ni­da­des de negó­ci­os, da pro­cu­ra de novos ato­res com poten­ci­al de envol­vi­men­to no gru­po e da divul­ga­ção das ati­vi­da­des desen­vol­vi­das pelas empre­sas par­cei­ras.


Princípios e Tecnologias abordados no projeto

ALMA 4.0 - PrincípiosALMA 4.0 - TecnologiasALMA 4.0 - Célula Autônoma NOVUS