Competitividade Industrial

Tema do pro­je­to

A com­pe­ti­ti­vi­da­de indus­tri­al é um tema amplo, que visa estu­dar for­mas das empre­sas alcan­ça­rem melho­res con­di­ções para com­pe­tir den­tro da indús­tria na qual atu­am. Esta linha con­tem­pla aspec­tos ope­ra­ci­o­nais que per­mi­tem que as empre­sas alcan­cem um melhor desem­pe­nho indus­tri­al. Assim sen­do, estu­dam-se medi­an­te pes­qui­sas de levan­ta­men­to (sur­vey) aspec­tos tais como o impac­to da ado­ção de fer­ra­men­tas Lean de manu­fa­tu­ra, desen­vol­vi­men­to de pro­du­tos e logís­ti­ca na per­for­man­ce ope­ra­ci­o­nal (qua­li­da­de, time-to-mar­ket, pro­du­ti­vi­da­de, etc.), a ado­ção de indi­ca­do­res de sus­ten­ta­bi­li­da­de como for­ma de ben­ch­mar­king indus­tri­al, prá­ti­cas de ges­tão de conhe­ci­men­to em dife­ren­tes pro­ces­sos visan­do uma redu­ção de erros come­ti­dos e um mai­or apren­di­za­do, entre outros. Em sín­te­se, o pro­je­to con­tem­pla todo tipo de méto­dos de ges­tão ope­ra­ci­o­nal que per­mi­ta que a empre­sa alcan­ce um melhor desem­pe­nho pro­du­ti­vo.

Pala­vras-cha­ve: Lean, indi­ca­do­res pro­du­ti­vos, ges­tão de ope­ra­ções, ges­tão orga­ni­za­ci­o­nal.

Pro­ble­mas de pes­qui­sa abor­da­dos nes­te pro­je­to

  • Quais prá­ti­cas e méto­dos de ges­tão ope­ra­ci­o­nal per­mi­tem alcan­çar um melhor desem­pe­nho indus­tri­al das empre­sas?
  • Como dife­ren­tes prá­ti­cas impac­tam em dife­ren­tes métri­cas de per­for­man­ce indus­tri­al?
  • Que tipo de indi­ca­do­res de ben­ch­mar­king devem ser desen­vol­vi­dos para ava­li­ar o desem­pe­nho das diver­sas áre­as ope­ra­ci­o­nais da empre­sa?

Pro­je­tos em desen­vol­vi­men­to

  • Rela­ção e impac­to da ado­ção con­jun­ta de Lean Manu­fac­tu­ring e con­cei­tos da Indús­tria 4.0
  • Impac­to das prá­ti­cas de Lean Manu­fac­tu­ring na per­for­man­ce ope­ra­ci­o­nal.
  • Indi­ca­do­res de ben­ch­mar­king para o desem­pe­nho empre­sa­ri­al.