Indústria 4.0 e digitalização

Tema do pro­je­to

A Indús­tria 4.0 é uma das prin­ci­pais novas ten­dên­ci­as indus­tri­ais. Tra­ta-se de uma nova eta­pa de matu­ri­da­de da indús­tria, tam­bém conhe­ci­da como quar­ta revo­lu­ção indus­tri­al, após as revo­lu­ções da indús­tria ori­gi­na­das na imple­men­ta­ção da máqui­na de vapor (1° Revo­lu­ção), ele­tri­ci­da­de (2° Revo­lu­ção), e Automação/Informatização (3° Revo­lu­ção). O ter­mo foi acu­nha­do na Ale­ma­nha para uma con­di­ção da indús­tria onde a base de fun­ci­o­na­men­to é a Inter­net das Coi­sas (IoT – Inter­net of Things), que for­ne­ce conec­ti­vi­da­de entre equi­pa­men­tos e entre dife­ren­tes áre­as empre­sa­ri­ais. Assim sen­do, pro­põem-se con­cei­tos como sen­so­ri­a­men­to dos pro­ces­sos e sis­te­mas ciber­fí­si­cos (comu­ni­ca­ção entre equi­pa­men­tos), arma­ze­na­gem de dados em nuvem (cloud com­pu­ting) e o pos­te­ri­or pro­ces­sa­men­to e aná­li­se de gran­des quan­ti­da­des de dados (big data), a inte­gra­ção da fábri­ca com os pro­du­tos inte­li­gen­tes (smart pro­ducts) que estão nas mãos dos con­su­mi­do­res, assim como a uti­li­za­ção de sis­te­mas logís­ti­cos inte­gra­dos por infor­ma­ções em tem­po real e a uti­li­za­ção inte­li­gen­te de fon­tes ener­gé­ti­cas (smart grids). Todas essas tec­no­lo­gi­as, uti­li­za­das de manei­ra inte­gra­da, pro­põem alcan­çar um melhor desem­pe­nho indus­tri­al. A digi­ta­li­za­ção indus­tri­al (digi­ti­za­ti­on ou digi­ta­li­za­ti­on) con­si­de­ra o pro­ces­so de trans­for­ma­ção empre­sa­ri­al rumo a uma Indús­tria 4.0.

Pala­vras-cha­ve: Indús­tria 4.0; Digi­ta­li­za­ção; Inter­net of Things; Smart Pro­ducts; Manu­fa­tu­ra avan­ça­da; Tec­no­lo­gi­as 4.0; Fer­ra­men­tas de ICT.

Pro­ble­mas de pes­qui­sa abor­da­dos nes­te pro­je­to

  • Quais as prin­ci­pais tec­no­lo­gi­as 4.0 a serem ado­ta­das e como estas impac­tam no desem­pe­nho indus­tri­al?
  • Quais as mudan­ças que a digi­ta­li­za­ção indus­tri­al traz para os mode­los de negó­ci­os indus­tri­ais?
  • Quais as capa­ci­da­des que uma empre­sa pre­ci­sa desen­vol­ver para atu­ar no para­dig­ma da Indús­tria 4.0?
  • Quais as com­pe­tên­ci­as com­ple­men­ta­res que um ecos­sis­te­ma pre­ci­sa desen­vol­ver para poder com­pe­tir no con­tex­to da Indús­tria 4.0?

Pro­je­tos em desen­vol­vi­men­to

Resul­ta­dos do pro­je­to (publi­ca­ções)

  • Pro­je­to Mape­a­men­to da Indús­tria 4.0 nas empre­sas da ABI­MAQ-Sul. Conhe­ça o rela­tó­rio cli­can­do aqui.
  • Apre­sen­ta­ção (25/10/2018): Divul­ga­ção dos Resul­ta­dos do mape­a­men­to tec­no­ló­gi­co da Indús­tria 4.0 na ABIMAQ, rea­li­za­do na FIERGS. Sli­des da apre­sen­ta­ção.
  • Pro­je­to ALMA 4.0 — Ali­an­ça Local para a Manu­fa­tu­ra 4.0. Conhe­ça nos­so pro­je­to cli­can­do aqui.
  • Apre­sen­ta­ção (06/12/17):  Divul­ga­ção dos Resul­ta­dos do mape­a­men­to tec­no­ló­gi­co para for­ne­ce­do­res da Indús­tria 4.0, rea­li­za­do no even­to de lan­ça­men­to na Esco­la de Enge­nha­ria da UFRGS. Sli­des da apre­sen­ta­ção.
  • Rela­tó­rio Indus­tri­al: Indús­tria 4.0 — Mape­a­men­to do APL de Auto­ma­ção e Con­tro­le (ABINEE). Núcleo de Enge­nha­ria Orga­ni­za­ci­o­nal, UFRGS, Dezem­bro de 2017. Cli­que na ima­gem para aces­sar à publi­ca­ção: