Governança migratória e refúgio: interpelações desde o Sul Global, com Prof.ª Dra. Marcia Vera Espinoza

A Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS firmou um acordo de cooperação com a Queen Mary London University (QMLU), e uma das ações de cooperação envolve uma parceria com a Prof.ª Dra. Marcia Vera Espinoza, no âmbito do ensino e da pesquisa.

No dia 2 de junho, às 16h, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações da UFRGS (NEPEMIGRA) contará com a presença da Prof. Marcia  para o webseminário “Governança migratória e refúgio: interpelações desde o Sul Global”

A transmissão ocorrerá pela sala do NEPEMIGRA da plataforma MConf UFRGS e também pela nossa página no Facebook


A Prof. Marcia Espinoza é docente do departamento de Geografia da Queen Mary University London (QMUL) e se concentra em temas de migração e refúgio na América Latina. Entre eles, destacamos:

Reassentamento de refugiados: estudo realizado a partir das experiências de um grupo de refugiados colombianos e palestinos reassentados no Chile e no Brasil.

Desassossego, translocalidade e cidadania: As descobertas desta pesquisa também mostraram como os refugiados de ambas as comunidades sofreram desassossego, pelo qual as incertezas radicais que moldaram seu deslocamento se estenderam e normalizaram no país de reassentamento. Essa instabilidade marcou suas experiências de integração, também moldadas pela translocalidade e pela constante negociação de cidadania.

Governança da migração: Como parte do projeto MIGPROSP, foram coletados dados qualitativos por meio de mais de 100 entrevistas realizadas em oito países em quatro regiões do mundo (Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico), a fim de analisar as experiência dos indivíduos migrantes, com publicação do livro “The Dynamics of Regional Migration Governance” (Edward Elgar) em junho de 2019.


Sugestões de leitura:

Geddes, A., Vera Espinoza, M., Hadj Abdou, L., & Brumat, L. (2019) Introduction: the dynamics of regional migration governance, in Geddes, A., Vera Espinoza, M., Hadj-Abdou, L. & Brumat, L. (eds), The Dynamics of Regional Migration Governance, Cheltenham: Edward Elgar Publishing. Pages 1-14.

e

Vera Espinoza, M (2020) Lessons from Refugees: Research Ethics in the Context of Resettlement in South America. Migration and Society, 3(2020): 247–253. DOI:10.3167/arms.2020.030121