Nossos projetos – NEPIE

Nossos projetos

 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR (PROESP-Capes)

Descrição: Este projeto configura-se como um plano articulado de trabalho em pesquisa e formação que congrega diferentes projetos. Os objetivos gerais são descrever e analisar a gestão das políticas de inclusão escolar em municípios do Rio Grande do Sul, com ênfase nas composições realizadas para a oferta do atendimento educacional, na formação docente relativa à escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais, além de constituir propostas de intervenção que favoreçam a inclusão escolar. No que se refere à gestão das políticas, interessa-nos o conhecimento acerca dos vários planos associados à configuração dos serviços, à organização dos entes responsáveis e ao financiamento. A formação integra um ponto central no interesse deste grupo propositor, pois a inclusão escolar tem sido evocada como um dos maiores desafios contemporâneos ligados ao trabalho docente. Como esse desafio tem sido enfrentado pelos municípios que assumem progressivamente responsabilidades ampliadas quanto à educação infantil e ao ensino fundamental? Quais as relações entre a pesquisa e a formação (inicial e continuada) com base nos pressupostos da educação inclusiva? Quais os efeitos de planos articulados de formação em âmbito nacional ou regional para formar docentes na área da educação especial? Como articular grupos de pesquisa para a produção interinstitucional de conhecimento? As proposições de intervenção pedagógica emergem, na presente proposta, com duas dimensões de análise imediata: a busca de conhecimento relativo às escolhas efetivadas pelos municípios As proposições de intervenção pedagógica emergem, na presente proposta, com duas dimensões de análise imediata: a busca de conhecimento relativo às escolhas efetivadas pelos municípios implicados na investigação; o trabalho analítico e propositivo na elaboração de instrumentos didáticos que possam ser utilizados no atendimento educacional especializado, em modo particular dirigido a alunos com deficiência mental e com transtornos globais do desenvolvimento.
2009-2013