Quem somos – NEPIE

Quem somos


O NEPIE é formado por profissionais e estudantes das áreas da Educação, Psicologia, Fisioterapia e outras.

Investiga, dentre outras temáticas, a caracterização e a identificação dos sujeitos da educação especial; o avanço de projetos e políticas de inclusão escolar; a formação continuada; os dispositivos mediadores em uma pedagogia diferenciada; as situações consideradas “limites” em função do atendimento educacional a sujeitos em condição de “gravidade”; as alternativas de atendimento educacional.
O conhecimento construído é divulgado através de publicações
como livros, dissertações, teses, artigos, participações em congressos, seminários, palestras e outras.
O grupo atua principalmente na formação de professores.


Conheça os participantes do NEPIE
(Clique no nome e veja o Currículo Lattes)


Aline de Castro Delevati

Pedagoga licenciada pela Faculdade Porto-Alegrense. Mestre em Educação pelo PPGEdu/UFRGS e Doutoranda do Programa Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa de Educação Especial e Processos Inclusivos. Assessora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Gravataí.

Ana Carolina Christofari

Pedagoga licenciada pela UFRGS. Mestre e doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Aniê Coutinho de Oliveira

Graduação em Licenciatura Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Mestra e doutoranda em Educação pela UFRGS. Atualmente, é professora assistente da ESEF/UFPel.

Ana Paula Ribeiro de Souza

Pedagoga licenciada pela UFRGS, Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFRGS. Professora Bolsista da Educação Básica do Programa OBEDUC-CAPES. Professora na Rede Municipal de Ensino de Canoas.

Andréa Asti Severo

Psicóloga graduada pela PUCRS. Mestre em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Integrante do quadro de funcionários da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), Porto Alegre.

Bruna Alós

Graduanda em fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica do NEPIE.

Carla Maciel da Silva

Graduada em Educação Especial Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação pela UFRGS. Professora da educação básica no Centro Integrado de Desenvolvimento – CID.

Carlos Henrique Ramos Soares

Graduado em Educação Física pela UNISINOS. Mestre e doutorando em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Clarissa Haas

Pedagoga licenciada pela UFRGS. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGedu/UFRGS. Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul – RS

Cláudia Rodrigues de Freitas

Doutora e pós-doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Professora no DEBAS/UFRGS. Preceptora em Educação na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva: formação em área profissional da saúde na modalidade educação pós-graduada em serviço – UFRGS.

Claudio Roberto Baptista

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Educação – Universita degli Studi di Bologna (1996) e Pos-doutorado pela Università di Roma Foro Italico (2015). Atualmente é Professor na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sull. Coordenador do NEPIE.

Daniele Scholz

Enfermeira formada na UNIPAMPA. Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da UFRGS. Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviço de Saúde pela UFRGS. Mestranda do PPGEdu/UFRGS. Atua como Apoiadora Institucional na Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental no município de Canoas/RS.

Elisama Rode Boeira Suzana

Bacharel em Letras/LIBRAS graduada pela UFSC. Mestra em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Docente do Instituto Federal Catarinense (IFC). Coordenadora do Núcleo de atendimento as pessoas com necessidades específicas – NAPNE

Estela Inês Leite Tosta

Pedagoga licenciada pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis/MT. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora (Doutorado Interinstitucional) PPGEdu/UFRGS/UNEMAT. Professora formadora do CEFAPRO – Centro de formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica/Rondonópolis-MT.

Fabiane Romano de Souza Bridi

Formação em Educação Especial (UFSM). Mestre e doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria.

Fernanda Falkoski

Licenciada em Letras – Habilitação Português – UNISINOS. Especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva – FAMEPLAN. Mestranda em Educação PPGEdu/UFRGS.

Francéli Brizolla

Licenciada em Educação Especial pela UFSM. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Docente na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA (campus São Gabriel, RS), membro colaboradora do NInA – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA e participante da gestão da Universidade como Pró-Reitora Adjunta de Graduação.

Gabriela Maria Barbosa Brabo

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Joseane Frassoni dos Santos

Licenciada em Pedagogia pela UFRGS. Mestranda em Educação (PPGEDU/UFRGS). com formação complementar na UNER – Argentina. Possui Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico-metodológica Trajetórias Criativas na FACED/ UFRGS.

Júlia G. Lima da Rosa

Graduanda do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica do NEPIE.

Kátia Silva Santos

Pedagoga licenciada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Professora do IFBA. Professora titular – Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista – BA.

Luciane Torezan Viegas

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGedu/UFRGS. Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas do Centro Universitário Metodista do IPA e das Faculdades Integradas São Judas Tadeu, em Porto Alegre.

Mauren Lúcia Tezzari

Pedagoga com habilitação em Educação Especial licenciada pela PUCRS. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Professora Bolsista da Educação Básica do Programa OBEDUC-CAPES. Professora de sala de recursos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Mayara Costa da Silva

Pedagoga licenciada pela UFRGS. Mestra e Doutoranda pelo PPGEdu/UFRGS. Professora Substituta dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRGS. Professora Bolsista de Educação Básica do Programa OBEDUC/CAPES.

Melina Chassot Benincasa

Pedagoga licenciada pela UFRGS. Mestre e doutora pelo PPGEdu/UFRGS. Professora da Rede Municipal de Ensino de Canoas.

Mônica Marquet

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda pelo pelo PPGEdu/UFRGS. Atualmente é professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa e do Estado do Rio Grande do Sul.

Renata Maria Rosa Pereira

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense , especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Porto-Alegrense e especialização em Inclusão Escolar pela PUCRS. Professora na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Professora Bolsista de Educação Básica do Programa OBEDUC/CAPES.

Ricardo Lugon

Médico Psiquiatra Infantil graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo e Residência Médica no Instituto Municipal Philippe Pinel/RJ com atuação na área de Saúde Mental da Infância e Adolescência no contexto das públicas. Mestrando no PPGEDU/UFRGS. Professor na Faculdade de Psicologia da IENH.

Scheila Santos

Graduada em Educadora Especial (2007) pela UFSM. Especializada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e emAtendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa e Professora de LIBRAS da Faculdade Cenecista de Osório. Mestranda em Educação (PPGEdu/UFRGS).

Sheyla Werner

Graduada em Pedagogia pela UFRGS. Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS.  Atualmente é professora no Colégio La Salle Canoas.

Silvia Neri Martins

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Professora na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Professora Bolsista de Educação Básica do Programa OBEDUC/CAPES.

Tásia Fernanda Wisch

Educadora Especial formada pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestra  e Doutoranda em Educação na UFSM. Integrante do grupo de pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior – GPFOPE. Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação da UFRGS. Professora Bolsista de Educação Básica do Programa OBEDUC/CAPES.