29 de junho de 2017

Conjuntura Austral

Apresentação

A CONJUNTURA AUSTRAL é uma publicação Bimestral, em formato digital, originada no Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) e editada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A revista publica trabalhos de relações internacionais com foco nos países que integram o Hemisfério Sul, tendo como área geográfica de abrangência as relações internacionais da África, Ásia e América Latina, na perspectiva dos grandes temas da agenda de segurança, diplomacia e desenvolvimento.

A revista publica contribuições na forma de análises de conjuntura, artigos científicos e resenhas bibliográficas, cuja temática se situe na grande área de Estratégia e Relações Internacionais, com especial interesse nos temas relacionados aos países do hemisfério Sul político e suas estratégias de segurança e desenvolvimento. Tem como público alvo pesquisadores, especialistas, pós-graduandos e graduandos da área de Relações Internacionais.

Normas para publicação

A revista CONJUNTURA AUSTRAL publica bimestralmente artigos e resenhas inéditos nos idiomas inglês, espanhol e português cuja temática se situe na área das relações internacionais, com ênfase na política internacional dos países do Sul Global.

Os trabalhos enviados à revista serão submetidos a um processo editorial composto por diversas fases. Primeiramente, os artigos recebidos serão objeto de uma avaliação preliminar por parte dos membros da Equipe Editorial, que determinarão a pertinência, ou não, da sua publicação. Uma vez estabelecido que o artigo cumpre os requisitos temáticos, além dos requisitos formais indicados na seção Diretrizes para Autores ele será enviado para dois pareceristas externos (ad hoc), especialistas nas áreas de atuação da revista, pelo sistema “duplo-cego”, garantido a imparcialidade na avaliação. Estes determinarão, de forma anônima: a) a publicação do artigo, sem modificações; b) a publicação do artigo, após pequenas modificações; c) a análise do artigo por um terceiro avaliador; ou d) a não publicação do artigo. Caso as decisões dos pareceristas sejam divergentes, o artigo será avaliado por um terceiro parecerista, cuja decisão definirá a publicação, ou não, do artigo. Por fim, a decisão dos pareceristas será comunicada ao(s) autor(es) do trabalho.

Contato

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Faculdade de Ciências Econômicas
Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais
Av. João Pessoa, 52, Sala 33A – 3° andar – CEP 90040-000 – Centro – Porto Alegre/RS – Brasil
Tel: +55 51 3308-3150
E-mail: conjunturaaustral@ufrgs.br

Clique aqui para acessar o site da revista.