Publicações

Curso de Especialização EAD em Relações Internacionais: Geopolítica e Defesa oferecido pelo Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da UFRGS com Pesquisadores do NERINT

Apresentação

Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT)

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) foi o primeiro centro voltado exclusivamente ao estudo e à pesquisa em Relações Internacionais no Sul do Brasil. Estabelecido em 1999 junto ao Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre 2014 e 2018 esteve associado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Atualmente está subordinado à Reitoria da universidade através do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV). Seu objetivo sempre foi o estudo crítico e inovador das transformações do Sistema Internacional pós-Guerra Fria. Paralelamente, tem buscado contribuir para a retomada da discussão de um projeto nacional para o Brasil no plano da análise das opções estratégicas para a inserção internacional autônoma do país, a partir da perspectiva do mundo em desenvolvimento.

COORDENAÇÃO

Paulo Fagundes Visentini

Professor Titular de Relações Internacionais na UFRGS. Pós-Doutor pela London School of Economics and Political Science.

Analúcia Danilevicz Pereira

Professora Adjunta de Relações Internacionais na UFRGS. Doutora em História pela UFRGS.

Marco Aurélio Chaves Cepik

Professor Titular de Relações Internacionais na UFRGS. Pós-Doutor pela Universidade de Oxford.

Guilherme Thudium

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da UFRGS. Mestre em Ciência Política pela UFRGS.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, publicação semestral e bilíngue do NERINT