Encerramento do Boletim de Conjuntura NERINT

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem por meio desta comunicar o encerramento da publicação Boletim de Conjuntura NERINT. Iniciado em julho de 2016, o Boletim do NERINT chegou ao seu décimo número em 2019 mantendo o compromisso inicial de oferecer análises de conjuntura qualificadas e acessíveis ao grande público, ao mesmo tempo em que também forneceram um elemento valioso para o acompanhamento das pesquisas de longo prazo do Núcleo.

A publicação digital, bilíngue (Português/Inglês) e inicialmente bimestral, e que desde o segundo volume passou a adotar periodicidade trimestral, trabalhou com a metodologia de reunir pesquisadores plenos, associados e convidados com, principalmente, pesquisadores de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e Iniciação Científica, com o propósito de dinamizar o processo de pesquisa do Núcleo. Também buscou-se incentivar, ao longo da publicação, a colaboração com institutos e centros de pesquisa associados ao NERINT, com o intuito de integrar as pesquisas desenvolvidas no Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA), no Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV), no Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul (NEE/CMS) e no Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) à temática cíclica da publicação, estreitando laços e redes colaborativas de pesquisa.

O Boletim, que nunca almejou qualquer tipo de status acadêmico, posto que o NERINT já deu origem a dois periódicos científicos de alto calibre na área de Relações Internacionais (a Conjuntura Austral e a AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais), chegou a ser avaliado como Qualis B5 e, posteriormente, B4 pela CAPES, mesmo sem contar com qualquer sistema de peer review — reconhecimento do trabalho sério e comprometido desenvolvido pela jovem Equipe Editorial, sob a supervisão do Prof. Dr. Paulo Visentini, Coordenador do NERINT. Portanto, tendo cumprido seu ciclo de dez edições com enorme êxito, o Boletim será descontinuado para priorizar as atividades editoriais desenvolvidas no âmbito da Série Estratégia, Defesa e Relações Internacionais e da AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, bem como para dar espaço à novas iniciativas de análise de conjuntura (como a plataforma Medium) em um cenário de profunda mutação e aceleração das relações internacionais.