Publicada edição da AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais alusiva ao aniversário de 20 anos do NERINT/UFRGS

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) acaba de publicar a última edição da AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais (v. 8, n. 16). Trata-se de uma edição comemorativa, que congrega autores de nove diferentes países. Além de um artigo que explora a trajetória e o legado do NERINT ao longo das duas décadas de atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esta edição também conta com uma importante contribuição sobre o estabelecimento da disciplina de Relações Internacionais no ano do seu centenário.

A partir do próximo número, o Professor Marco Cepik passa a ocupar a posição de Editor-Chefe da AUSTRAL, tendo como Editor Adjunto o Professor Leonardo Granato e o Professor Paulo Fagundes Visentini como membro sênior do Conselho Editorial renovado. Essa alteração institucional, dentro de uma equipe que sempre trabalhou de forma coletiva, não implica em qualquer alteração da linha editorial. O recebimento de um crescente número de artigos tornou a avaliação mais exigente e os prazos mais prolongados. Há, igualmente, o aumento da demanda pela publicação de dossiês, contendo resultados de pesquisas coletivas, que serão acolhidos conforme a qualidade e o fluxo existente. Um “problema” positivo, resultante de uma política editorial que não se atrelou aos cambiantes critérios das agências acadêmicas governamentais. O objetivo da revista, que se mantém, sempre foi o de conectar autores e nações através da reflexão inovadora de uma área fortemente institucional como as Relações Internacionais.

O sumário da última edição, bem como o acervo completo, podem ser acessados no site da revista em inglês e português.