Nova edição do Boletim de Conjuntura NERINT (jan.-mar., 2019)

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulga a primeira edição de 2019 do Boletim de Conjuntura NERINT. O Boletim do NERINT chega em seu décimo número mantendo o compromisso de oferecer análises de conjuntura qualificadas e acessíveis ao grande público, ao mesmo tempo em que também oferecem um elemento valioso para o acompanhamento das pesquisas de longo prazo do Núcleo.

A publicação, que desde o segundo volume possui periodicidade trimestral, trabalha com a metodologia de reunir um pesquisador pleno ou associado do NERINT com um estudante de pós-graduação ou Iniciação Científica, com o propósito de dinamizar o processo de pesquisa do Núcleo. Também buscou-se incentivar, neste terceiro volume, a colaboração com institutos e centros de pesquisa associados ao NERINT, com o intuito de integrar as pesquisas desenvolvidas no Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA), no Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV), no Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul (NEE/CMS) e no Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) à temática cíclica da publicação.

Dentre os convidados externos do Núcleo, destacamos a contribuição do Prof. Oliver Stuenkel, Professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre a crise venezuelana nesta última edição.