Notícias

5 anos da AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais

 

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) orgulhosamente celebra os 5 anos da AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais. Desde sua criação, vem publicando artigos analíticos densos e prospectivos, escritos por Professores e Doutores, especialistas renomados em seus campos de pesquisa. Nesta edição de meia década, a revista foca, especialmente, em temas da área de Defesa, em particular na Ásia e na América do Sul, além de outras regiões.

O 10º número do periódico (Jul./Dez. 2016) focou, especialmente, em temas da área de Defesa, em particular na Ásia e na América do Sul, além de outras regiões. Já a 11ª edição (Jan./Jun. 2017), que inaugurou o sexto volume da revista, privilegiou o tema da Segurança Internacional na Oceania, na África e no Brasil, além de trazer artigos de Teoria e de História das Relações Internacionais. As Forças Armadas Brasileiras, por exemplo, têm buscado um diálogo intenso com a academia e com a sociedade, e que vem sendo representado em vários artigos da publicação.  

O acervo completo da revista está disponível no site da AUSTRAL em inglês e português.

Boa leitura!

 

Lançamento do 2º Volume do Boletim de Conjuntura NERINT

 

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) divulga a publicação do segundo volume do Boletim de Conjuntura, referente ao ano de 2017. A partir deste volume, a publicação passa a ter periodicidade trimestral.

A sexta edição, referente a julho de 2017, que aborda o ciclo Brasil & Sistema Mundo da publicação, dedicou dois artigos para a questão da Defesa Nacional, com uma análise sobre o posicionamento do Exército diante da crise político-institucional e socioeconômica que agita o Brasil, bem como uma revisão crítica da atualização dos novos documentos da política de defesa do Brasil. Já a segunda parte do Boletim se volta para as potências tradicionais, com um estudo sobre a agenda de acordos megarregionais que vêm sendo perseguidos tanto pela União Europeia como pelos Estados Unidos, além de uma análise sobre os rumos da política externa francesa após a eleição de Emmanuel Macron em maio de 2017.

A quinta edição, referente a abril de 2017, abordou temas da Ásia Oriental (península coreana) e do Oriente Médio. As recentes crises da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, bem como os impasses que marcam o conflito Israel-Palestina e a crescente projeção do poder da Rússia no Oriente Médio foram analisados em profundidade. Nesta edição, que inaugurou o segundo volume, também introduziu-se a metodologia de reunir um pesquisador pleno ou associado do NERINT com um estudante de pós-graduação ou Iniciação Científica, com o propósito de dinamizar o processo de pesquisa do Núcleo.

Seminário: A Importância da África para a Segurança & Defesa do Brasil

No dia 30 de novembro foi realizado o Seminário “A Importância da África para a Segurança e Defesa do Brasil”, na Faculdade de Ciências Econômicas/UFRGS. O Seminário teve por finalidade discutir as questões de Segurança & Defesa associadas ao entorno estratégico brasileiro, as quais foram abordadas considerando-se as dinâmicas internas da África, bem como aquelas associadas ao relacionamento Brasil-África. Tratou-se da análise dos resultados de pesquisa (Edital Nº 29/2014 CNpq/Pandiá – Programa Álvaro Alberto de Indução à Pesquisa em Segurança Internacional e Defesa Nacional) do grupo UFRGS/ECEME.

O Seminário teve apoio do NERINT e do CEBRAFRICA/UFRGS, além do Laboratório de Estudos de Defesa/ECEME e contou com a audiência dos estudantes africanistas de graduação e pós-graduação.

 

15355674_1600258193614695_7182060469262120635_n

Parceria entre o NERINT e o Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulga, por meio do seu website, colaboração com o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) do Comando Militar do Sul (CMS).

O NEE é um Órgão de Assessoramento do Comando Militar do Sul que integra a Rede de Estudos Estratégicos do Exército (RE3). Foi ativado em 20 de outubro de 2015, de acordo com a Ordem de Serviço 001/NEE-CMS, e está vinculado ao Centro de Estudos Estratégicos do Exército. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa no Brasil.

O Núcleo de Estudos Estratégicos busca promover a interação, na área do CMS, entre órgãos públicos e privados, Instituições de Ensino Superior (IES), institutos de pesquisa públicos e privados, associações, pesquisadores e think tanks  nacionais e estrangeiros voltados para a produção e difusão de conhecimentos de Defesa Nacional.

Além disso, o NEE/CMS tem a atribuição de incentivar a criação de centros/núcleos de estudos estratégicos em sua área de influência, bem como articular os integrantes da rede de colaboradores, por intermédio da realização de seminários, encontros, convênios, produção de artigos, livros, com base, inicialmente, nas áreas temáticas de interesse do Exército.

Mais informações podem ser encontradas na página eletrônica do NEE/CMS: https://www.nee.cms.eb.mil.br/

 

banner-NEE

Lançamento do Boletim de Conjuntura NERINT

É com muita satisfação que anunciamos o lançamento da primeira edição do Boletim de Conjuntura, referente ao mês de Julho de 2016.

Foco e escopo:

As Relações Internacionais têm conhecido notável aceleração nos anos e, inclusive, meses mais recentes. Acontecimentos impactantes estão se sucedendo já a um ritmo semanal. Assim, as pesquisas de longo prazo desenvolvidas pelo NERINT (Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais) passaram a necessitar de uma análise qualificada de curto prazo que se enquadre em suas linhas de pesquisa. Assim, damos início à publicação do Boletim de Conjuntura, que abrangerá, sucessivamente, os temas Ásia e Oriente Médio, Brasil (e seu entorno estratégico) e Sistemas Mundo. Terá periodicidade bimestral, estando a cargo dos pós-graduandos e pesquisadores de IC do NERINT, sob supervisão dos professores. A análise de conjuntura, mais do que uma apreciação jornalística dos fatos, pode ser um elemento valioso para acompanhamento das pesquisas permanentes do Núcleo, contribuindo para confirmar ou rejeitar certas hipóteses. Assim, o Nerint busca contribuir para a qualificação dos estudos internacionais no Brasil.

Paulo Visentini

 

Lançamento da AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais, juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, lança Austral: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, em edição bilíngue (português e inglês), em versão eletrônica e impressa. A Revista está focada no estudo das Relações Internacionais dos países em desenvolvimento. O primeiro número é apresentado pelo ex-Ministro das Relações Exteriores e atual Ministro da Defesa, Celso Amorim.

Acesse a revista aqui!

austral