Notícias

Lançamento do 10º número da AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais (Jul-Dez/2016)

 

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais divulga o lançamento do 10º número da AUSTRAL: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, que completa 5 anos de existência! Desde sua criação, vem publicando artigos analíticos densos e prospectivos, escritos por Professores e Doutores, especialistas renomados em seus campos de pesquisa. Nesta edição de meia década, a revista foca, especialmente, em temas da área de Defesa, em particular na Ásia e na América do Sul, além de outras regiões.

Os artigos estão disponíveis no site da AUSTRAL em inglês e português:

http://seer.ufrgs.br/austral

Boa leitura!

 

Seminário: A Importância da África para a Segurança & Defesa do Brasil

No dia 30 de novembro foi realizado o Seminário A IMPORTÂNCIA DA ÁFRICA PARA A SEGURANÇA & DEFESA DO BRASIL, na Faculdade de Ciências Econômicas/UFRGS. O Seminário teve por finalidade discutir as questões de Segurança & Defesa associadas ao entorno estratégico brasileiro, as quais foram abordadas considerando-se as dinâmicas internas da África, bem como aquelas associadas ao relacionamento Brasil-África. Tratou-se da análise dos resultados de pesquisa (Edital Nº 29/2014 CNpq/Pandiá – Programa Álvaro Alberto de Indução à Pesquisa em Segurança Internacional e Defesa Nacional) do grupo UFRGS/ECEME.

O Seminário teve apoio do NERINT e do CEBRAFRICA/UFRGS, além do Laboratório de Estudos de Defesa/ECEME e contou com a audiência dos estudantes africanistas de graduação e pós-graduação.

15355674_1600258193614695_7182060469262120635_n

Lançamento da edição Nº 9 da Austral: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais (Jan-Jun/2016

Acaba de ser lançada a nova edição da Austral: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais – volume 5, número 9 –, cujo título é “América e África”. A partir de agora, a Austral passa a contar com 12 artigos.

A edição pode ser encontrada no link abaixo:
http://seer.ufrgs.br/index.php/austral/issue/view/2931

A versão completa está disponível em inglês e em português. Os artigos também podem ser baixados separadamente.

Reiteramos a missão da Revista de promover o debate e a reflexão sobre a conjuntura internacional, com especial ênfase nos processos de interesse imediato dos países em desenvolvimento.

Juntamente com a Equipe da Austral, o Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações
Internacionais (NERINT) deseja uma excelente leitura!

logo_cebrafrica

I Seminário de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul, III Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos Internacionais, IV Seminário de Casas da União3rd Brazilian Seminar of International Strategic Studies

Está ocorrendo, entre 18 e 21 de outubro, o III SEBREEI, evento que tem realização do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT).

O Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos Internacionais consiste em um evento que busca contribuir para a expansão do ensino e da pesquisa na área de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos no Brasil, mediante a qualificação de mestres e doutores com competências nas linhas de pesquisa de Economia Política Internacional; Política Internacional; e Segurança Internacional. A longo prazo, busca-se aproximar o Estado, iniciativa privada e academia para promoção de políticas públicas, visando conciliar defesa e desenvolvimento na América do Sul.

A primeira edição do SEBREEI foi realizada entre os dias 20 e 22 de junho de 2012, e tratou da temática da “Integração Regional e Cooperação Sul-Sul no século XXI”. A segunda edição do SEBREEI ocorreu entre 21 e 23 de maio de 2013, e foi organizada a partir do eixo temático “O Atlântico Sul como Eixo da Inserção Internacional do Brasil”.

Neste ano, o III SEBREEI será realizado em conjunto com o I Seminário de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul e com o IV Seminário Casas de União. Em sinergia com o eixo temático conjunto – a “Defesa como eixo da Estratégia Nacional de Desenvolvimento e da Inserção Internacional do Brasil” –, esta edição do SEBREEI busca enfatizar a importância da Política Externa e de Defesa para o desenvolvimento brasileiro. Neste sentido, pretende-se clarificar a relevância dos três eixos brasileiros de cooperação – sul-norte, sul-leste e sul-sul – nos âmbitos da política, segurança e economia política internacional, como catalizadores da entronização de capacidades decisórias, econômicas e democráticas ao Estado Brasileiro.]

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas na hora do credenciamento nos locais do evento.

A programação do evento pode ser consultada no seguinte endereço: http://www.ufrgs.br/eventos-estudosestrategicos/programacao-gt-e-fg/programacao

O III SEBREEI será transmitido ao vivo no link: https://aovivo.ufrgs.br/cms-seminario

logo_cebrafrica

Parceria entre o NERINT e o Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do SulPartnership between NERINT and the Center for Strategic Studies of the Southern Military Command

O Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulga, por meio do seu website, colaboração com o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) do Comando Militar do Sul (CMS).

O NEE é um Órgão de Assessoramento do Comando Militar do Sul que integra a Rede de Estudos Estratégicos do Exército (RE3). Foi ativado em 20 de outubro de 2015, de acordo com a Ordem de Serviço 001/NEE-CMS, e está vinculado ao Centro de Estudos Estratégicos do Exército. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa no Brasil.

O Núcleo de Estudos Estratégicos busca promover a interação, na área do CMS, entre órgãos públicos e privados, Instituições de Ensino Superior (IES), institutos de pesquisa públicos e privados, associações, pesquisadores e think tanks  nacionais e estrangeiros voltados para a produção e difusão de conhecimentos de Defesa Nacional.

Além disso, o NEE/CMS tem a atribuição de incentivar a criação de centros/núcleos de estudos estratégicos em sua área de influência, bem como articular os integrantes da rede de colaboradores, por intermédio da realização de seminários, encontros, convênios, produção de artigos, livros, com base, inicialmente, nas áreas temáticas de interesse do Exército.

Mais informações podem ser encontradas na página eletrônica do NEE/CMS: http://www.nee.cms.eb.mil.br/

banner-NEE

Lançamento do Livro: “O Brasil e a América do Sul: Relações Regionais e Globais”

A Editora Altabooks lançou o livro “O Brasil e a América do Sul- Relações Regionais e Globais” de autoria de Cristina Soreanu Pecequilo da Universidade Federal de São Paulo e de Corival Alves do Carmo da Universidade Federal de Sergipe.
A obra propõe uma abordagem diferente e contemporânea sobre o Brasil e a América do Sul, sobre suas percepções mútuas e possibilidades como atores globais, abordando temas como os projetos regionais de integração sul-americanos, a presença da China na América do Sul, a competição com os Estados Unidos e a política externa de vários países sul-americanos muito pouco conhecidas. Para isso, o texto organiza-se em sete capítulos: “A Política Externa e a América do Sul”, “Do MERCOSUL à UNASUL (1989/2014)”, “O Cone Sul”, “A Região Andina e o Pacífico”, “Do Norte ao Caribe”, “A Cooperação Norte–Sul” e “A Cooperação Sul–Sul”.

Para maiores informações, o livro pode ser acessado aqui

3d-o-brasil-e-a-america-do-sul-post