Escuta online

O programa de hoje traz mais dicas de escuta online para esses tempos de isolamento e distanciamento social provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Vamos ouvir um pouco da participação da pianista e professora da UFRGS Catarina Domenici como solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), em concerto da temporada 2019. A gravação feita ao vivo integra uma playlist de 20 apresentações que a nossa sinfônica disponibilizou no YouTube.

Outro material lindo a que agora é possível assistir online é o filme “Raízes – Um Piano na Amazônia“, projeto de Carla Ruaro, pianista gaúcha radicada na Europa.

[A partir desta quarta-feira, dia 18, o Nota Musical deixa de ser veiculado, momentaneamente, em função do remanejamento do trabalho da equipe da Rádio da Universidade, atendendo às medidas de contenção da transmissão do novo coronavírus. Esperamos retomar esse espaço jornalístico especialmente dedicado à música de concerto muito em breve. Cuidem-se, e até lá!]

Foto: Catarina Domenici e a OSPA, por Mauricio Paz

Coronavírus no campo da música

No mundo todo, a pandemia do coronavírus tem fechado salas de concerto, com o objetivo de contribuir para minimizar sua disseminação. Enquanto a orientação é evitar sair de casa, a Filarmônica de Berlim liberou o acesso gratuito ao seu Digital Concert Hall, e os músicos passaram a transmitir recitais por streaming, diretamente da sala de estar de suas casas. Dê play no Nota Musical de hoje e saiba mais:

Barroco vivo

O Nota Musical de hoje recebe os músicos Lúcia Carpena (flauta doce), Silvana Scarinci (teorba) e Diego Biasibetti (viola da gamba). Ao lado de Fernando Rauber (espineta), eles formam o Barroco Vivo, grupo que se apresenta na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) neste sábado, dia 14, às 11h30, com ingressos a R$ 10 e R$ 20.

Ciclo das sinfonias de Beethoven

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) inicia neste sábado, dia 14, o ciclo das nove sinfonias de Beethoven, ponto alto de sua temporada 2020. Além da Sinfonia nº 7 do compositor, o programa inclui um concerto para dois violoncelos de Vivaldi, que promove o reencontro, no palco, do português Paulo Gaio Lima com a brasileira Martina Stroher, mestre e discípula, respectivamente. O Nota Musical esteve no ensaio desta manhã e conversou com eles, e também com o maestro alemão Rudolf Piehlmayer, que rege a apresentação.

Donne Barocche

A dica de escuta nesta semana de visibilidade da luta pelos direitos das mulheres é o disco “Donne Barocche”, lançamento do selo Drama Musica. Nele, a soprano Gabriella Di Laccio e o Audacium Baroque Ensemble registram obras das compositoras barrocas Francesca Caccini, Barbara Strozzi, Élisabeth Jacquet de la Guerre e Elisabetta de Gambarini. O Nota Musical traz uma amostra.

Agenda clássica

Começamos a semana conhecendo a agenda ainda tímida da música de concerto em Porto Alegre. O programa também adianta o que vem por aí nessa área na programação do Instituto Ling e da Orquestra de Câmara da ULBRA.

Beethoven para piano, orquestra e muitas vozes

Neste sábado, dia 7, a plateia da nova Casa da OSPA, que se vê na foto, deverá estar cheia. Restam poucos ingressos à venda para o concerto de abertura da temporada 2020 da orquestra, comemorativa de seus 70 anos. No programa, o destaque é a “Fantasia Coral”, para piano, cantores solistas, orquestra e coro, de Ludwig van Beethoven. O Nota Musical acompanhou um ensaio e conversou com o pianista Alexandre Dossin, solista convidado, que faz parte da história da OSPA.

OSESP pela internet

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) abre sua temporada 2020 nesta quinta-feira, Dia Nacional da Música Clássica, em concerto que será transmitido ao vivo pela internet. Sob a regência de seu novo maestro titular, o suíço Thierry Fischer, o grupo interpreta a “Missa Solemnis” de Beethoven. No Nota Musical de hoje, ouvimos um pouco do registro da “Sinfonia nº 9” do mesmo compositor, que foi reimaginada pela Osesp, dentro do projeto “Todos Juntos – Uma Ode Global à Alegria”, no encerramento da programação da orquestra em 2019. A gravação acaba de sair pelo Selo Digital Osesp.