Agustin Muriago

No programa de hoje, vamos preparar os nossos ouvidos para o recital gratuito de Agustin Muriago nesta quinta-feira. O pianista argentino faz sua estreia no Brasil no palco do Auditorium Tasso Corrêa, dentro da série Concertos Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Música. Natural de Buenos Aires, ele vive nos Estados Unidos, onde atua como professor da Kansas State University.

Agenda clássica

Começamos a semana conhecendo a agenda da música de concerto em Porto Alegre. Tem concerto gratuito do pianista argentino Agustin Muriago no Instituto de Artes da UFRGS; quinteto de sopros no Clube do Comércio; Mahler com a OSPA e visita da uruguaia Orquesta Sinfónica Nacional del Sodre.

Som 5

O Nota Musical de hoje prepara os nossos ouvidos para a participação do quinteto de sopros Som 5 na terceira edição da série Concertos Clube do Comércio. O grupo tem a OSPA como berço, e reúne a oboísta Viktoria Tatour, a fagotista Ange Bazzani, o flautista Henrique Amado, o trompista Nadabe Tomás e o clarinetista Diego Grendene. Vamos ouvi-los interpretando música francesa: “Três Peças Breves”, de Jacques Ibert.

Filarmônica Jovem de Boston

Aqui a gente ouve a Orquestra Filarmônica Jovem de Boston interpretando o terceiro movimento da Sinfonia nº 9 de Gustav Mahler, sob regência de Benjamin Zander. Neste domingo, dia 23, eles levam Wagner, Rachmaninoff e Dvorák ao palco do Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.

Agenda + crítica

O programa de hoje traz a agenda da música de concerto em Porto Alegre para esta semana, que inclui Boston Philharmonic Youth Orchestra, Clássicos na Pinacoteca, Beatles Magical Classical Tour e Orquestra de Violoncelos da UFRGS. E ainda nesta edição: o jornalista e crítico Éverton Cardoso comenta a nova temporada da ópera “O Quatrilho” (foto).

Foto: Artur Alexandre

Universidade pública

O Nota Musical de hoje veicula um material histórico, bastante simbólico do espaço proporcionado por uma universidade pública, no caso, especificamente, por uma rádio de caráter educativo-cultural. Vamos ouvir a estreia das “Dez Pianopeças Breves”, de Flávio Oliveira, com o grande pianista Roberto Szidon, no piano da Rádio da Universidade, na década de 1960 (a restauração foi feita recentemente pelo engenheiro Marcos Abreu).

Música para apagar incêndios

Entre os destaques da agenda da música de concerto em Porto Alegre neste final de semana está o recital-conversa “Música para apagar incêndios”, em que o pianista André Golbert lembra o incêndio que atingiu o Museu Nacional no ano passado e interpreta obras de Claude Debussy. O Nota Musical conversa com o instrumentista, que é bacharel em piano pela UFRGS e hoje cursa doutorado na Florida State University. Ouça abaixo:

Flávio Oliveira para piano

A classe de piano da professora Cristina Capparelli apresenta sarau dedicado à música do compositor porto-alegrense Flávio Oliveira nesta quinta-feira, às 18h, no Instituto de Artes da UFRGS, com entrada franca. O Nota Musical prepara os seus ouvidos!