Música que transcende: entrevista com André Mehmari

Um dos mais originais e completos músicos da cena brasileira atual, André Mehmari desenvolve uma trajetória marcada pelo trânsito livre entre tradições. Com a mesma desenvoltura, por exemplo, grava Noel Rosa, compõe para orquestra e sobe ao palco com trio de piano, baixo e bateria.

Em entrevista ao Nota Musical, Mehmari fala sobre seus projetos e comenta o convite para ser professor de composição do 10º Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas. “O fato de o festival abrir o leque estético é benéfico, porque não há comprometimento da qualidade, da ética artística, mas sim uma vontade de mostrar a música como a voz do ser humano que transcende particularidades estilísticas.”

Pelotas, ponto de encontro da música

Desde 2011, anualmente, durante duas semanas do escaldante mês de janeiro, o Festival Internacional Sesc de Música transforma a cidade de Pelotas em um ponto de encontro e intercâmbio para artistas vindos de diversas partes do mundo. A convite do evento, o Nota Musical acompanhou a abertura da décima edição, que, ao destacar o trabalho de uma orquestra jovem, sinalizou seu compromisso com o futuro.

Foto: Ronald Mendes

Fellini ao som de Rota

Aderimos às comemorações do centenário do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993) desfrutando de sua notável parceria com Nino Rota (1911-1979), compositor da trilha sonora de clássicos como “La Dolce Vita” e “Amarcord”. Vamos ouvir a música desses dois filmes em inspirados registros recentes da Filarmonica della Scala, sob regência de Riccardo Chailly.

Lançamento

Fechamos a semana com uma dica de escuta que acaba de sair do forno. Em seu segundo disco lançado pela Decca Classics, o jovem violoncelista inglês Sheku Kanneh-Mason registra o Concerto para violoncelo de Edvard Elgar com a Sinfônica de Londres, sob regência de Sir Simon Rattle.

Khachaturian e o metal

Fã de heavy metal, a violinista norte-americana Rachel Barton Pine aponta proximidades entre o estilo e o Concerto para violino de Aram Khachaturian, que ela acaba de gravar com a Royal Scottish National Orchestra, sob regência de Teddy Abrams. No programa de hoje, vamos ouvi-la! \m/

Batuta femina na Deutsche Grammophon

A maestrina lituana Mirga Grazinyte-Tyla vem ganhando destaque no cenário internacional. Em 2019, ela se tornou a primeira mulher regente contratada pela Deutsche Grammophon em 120 anos de história. À frente da Kremerata Baltica e da City of Birmingham Symphony Orchestra, registrou duas sinfonias do polonês Mieczysław Weinberg, contando com participação do violinista Gidon Kremer.

Dreamtime

Registro fonográfico mais recente do premiado flautista franco-suíço Emmanuel Pahud, “Dreamtime” traz uma coleção de obras para flauta e orquestra que, segundo o músico, “expressa e dá forma às visões mais pessoais, espirituais ou oníricas dos compositores”. Acompanhado pela Munich Radio Orchestra, sob regência de Ivan Repušić, ele interpreta Mozart, Reinecke, Busoni, Takemitsu e Penderecki. O Nota Musical de hoje apresenta uma amostra do CD.

Beethoven ao piano

Começamos a semana preparando os nossos ouvidos para as comemorações dos 250 anos de Ludwig van Beethoven com um lançamento recente da Sony Classical. Destaque na nova geração de pianistas, Igor Levit registra a integral das sonatas para piano do compositor em uma caixa com nove discos.

Alma Latina

Fechamos a semana com uma bela dica de escuta: “Latin Soul”, terceiro disco do pianista brasileiro Fabio Martino, radicado na Alemanha. O CD é dedicado à música para piano solo de compositores latino-americanos, com obras de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Alberto Ginastera e Carlos Guastavino.

Duo Palheta ao Piano

No programa de hoje, vamos ouvir um pouco do CD/DVD “Música Brasileira para Clarinete e Piano”, segundo e mais recente registro fonográfico do Duo Palheta ao Piano, formado pelo clarinetista Jairo Wilkens e pela pianista Clenice Ortigara. O trabalho saiu em meados de 2019, com repertório dedicado a compositores brasileiros do século XX.