Nova geração

Os jovens pianistas Eric Abreu e Mariaclara Welker trazem ao piano da Rádio da Universidade um pouco do repertório que apresentam em recital gratuito, nesta quarta-feira, no Multipalco Eva Sopher.

Sheku Kanneh-Mason

Vamos conhecer um pouco do disco “Inspiration”, o primeiro do jovem violoncelista britânico Sheku Kanneh-Mason. Ele passou catorze semanas no topo da Official Classical Album Chart, e deu a sua contribuição para o crescimento no consumo digital da música clássica no Reino Unido em 2018.

Dirce Knijnik – 90 anos

A pianista Dirce Knijnik completou 90 anos no último dia 11 de janeiro. Mesmo com algum atraso, o Nota Musical presta sua homenagem a ela, que foi professora do Instituto de Artes da UFRGS durante 24 anos. Vamos ouvi-la falar sobre sua iniciação musical e interpretar obras de Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.

Ouça aqui, na íntegra, a entrevista que Dirce Knijnik concedeu ao programa Música em Pessoa, da Rádio da Universidade, em 2010.

Festival Sesc de Música I

O Nota Musical acompanhou a abertura do 9º Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas e conta como foi – além de incluir registro ao vivo da homenagem da Sphaera Mundi Orquestra ao professor Fernando Mattos (1963-2018), no Theatro Guarany.

Foto: Flávio Neves

Evando Matté

Inicia na próxima segunda-feira a nona edição do Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas. O Nota Musical conversou com o maestro Evandro Matté, diretor artístico do evento, para trazer mais detalhes.

Foto: Marília Lima

Leonardo Hilsdorf

Vamos ouvir a “Rapsódia espanhola”, de Franz Liszt, na interpretação de um dos expoentes da nova geração do piano brasileiro, Leonardo Hilsdorf, em gravação exclusiva para a Revista Concerto.


Zuleika Rosa Guedes – 100 anos

Na última segunda-feira, a pianista Zuleika Rosa Guedes comemorou seu centésimo aniversário! Uma das mais ativas intérpretes gaúchas do século XX, ela foi professora do Instituto de Artes da UFRGS e hoje está aposentada. Vamos festejá-la ouvindo-a falar sobre sua paixão pela música de câmara e tocar com o Trio Porto Alegre.

“A música de câmara é a única conversa em que as pessoas realmente se entendem.” Ouça aqui, na íntegra, a entrevista que Zuleika Rosa Guedes concedeu ao programa Música em Pessoa, da Rádio da Universidade, em 2010. Ela fala de sua relação com o marido Paulo Guedes, reconstitui o contexto musical do Rio Grande do Sul à época de sua formação como musicista, e faz piada com sua própria idade.

Foto: Flavio Dutra