Lançamento

O premiado trombonista José Milton Vieira acaba de lançar seu primeiro CD, “Plural”. No programa de hoje, escutamos a obra que abre esse trabalho, “Ziriguidum: concerto para trombone e piano”, de Arthur Barbosa.

O disco está sendo distribuído pela Tratore e pode ser ouvido na íntegra nas principais plataformas digitais.

Escutar com

Hoje é Dia Mundial da Escuta! A data lembra o aniversário do autor do conceito de paisagem sonora, Murray Schafer. Todo ano, o World Listening Project elege um tema. Em 2019, é “Listening with”, proposta da artista sonora Annea Lockwood, que ilumina nossa conexão com a natureza. Saiba mais nesta edição do Nota Musical.

Trombone plural

Coroando uma trajetória de destaque no trombone brasileiro, José Milton Vieira lança nesta quinta-feira seu primeiro CD, “Plural”. Em entrevista ao Nota Musical, o músico fala sobre como esse trabalho explora a versatilidade do instrumento, com ares autobiográficos. Natural do Distrito Federal, Miltinho, como é conhecido no meio musical, vive em Porto Alegre, onde atua como trombonista da OSPA.

Lançamento

No programa de hoje, vamos conhecer um pouco do mais recente lançamento do Selo Sesc no campo da música de concerto. O novo disco se chama “O Romantismo de Henrique Oswald” e reúne gravações com o pianista brasileiro José Eduardo Martins e o violinista belga Paul Klinck.

Agenda clássica

Começamos a semana conhecendo a agenda da música de concerto em Porto Alegre. Ela inclui montagem da ópera “O Empresário”, de Mozart, no projeto Terça Lírica; recital de música de câmara da OSPA na Fundação Iberê Camargo e lançamento do primeiro CD do trombonista José Milton Vieira. Dê o play e saiba mais!

Duo AXA

Adrián não é exatamente um nome comum, assim como é pouco usual a junção do trombone com o órgão. Os músicos argentinos Adrián Bosch e Adrián Terraza têm explorado esses encontros inusitados na forma do duo AXA. Neste final de semana, eles compartilham seu trabalho com o público gaúcho, mas não sem antes passar pelo Nota Musical para contar um pouco dessa história.

OSPA

O Nota Musical conversou com o maestro espanhol Rubén Gimeno e o clarinetista paulista Luis Afonso Montanha (foto) para preparar os nossos ouvidos para o concerto da Série Pablo Komlós da OSPA deste sábado, que inclui obras de Debussy, Guarnieri e Sibelius.

Sala São Paulo – 20 anos

O programa de hoje comemora as duas décadas de existência da Sala São Paulo, principal palco da música de concerto no Brasil. Vamos nos transportar para sua acústica impecável por meio da música de Camargo Guarnieri em gravação do Selo Digital Osesp.