Agenda clássica

A agenda da música de concerto em Porto Alegre para esta semana inclui montagem da ópera “Orfeu e Eurídice” com a OSPA; Lúcia Barrenechea (piano) e Bernard Zinck (violino) no Instituto de Artes da UFRGS; e Lux Sonora no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Aperte o play para conhecer a programação completa!

Talento Lírico

Entre os destaques da agenda da música de concerto em Porto Alegre no final de semana está a série Novos Talentos Líricos, que recebe a soprano Helena Losada, acompanhada pelo pianista Érico Bezerra. No programa de hoje, preparando nossos ouvidos com gravações exclusivas feitas no estúdio da Rádio da Universidade em recente visita do duo.

Bach ao piano

No programa de hoje, ouvimos um pouco do lançamento mais recente da pianista brasileira radicada em Paris Sonia Rubinsky. O disco de chama Magna Sequentia I, é dedicado à música de Johann Sebastian Bach, e acaba de sair pelo selo Naxos.

Visita italiana

O Nota Musical prepara os seus ouvidos para a visita da violonista italiana Giulia Ballaré a Porto Alegre neste final de semana. Em turnê pelo Brasil, a premiada instrumentista percorre treze cidades, dando recitais e masterclasses.

Lançamento

O Selo Digital Osesp acaba de lançar um novo álbum, aproveitando o clima de encerramento da quinquagésima edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, no final de julho. O disco traz a Camerata da edição 2018 do evento, sob regência de Lavard Skou-Larsen, músico porto-alegrense radicado na Áustria. No repertório, obras de Mozart e Haydn. O Nota Musical traz uma amostra desse trabalho.

Os lançamentos do Selo Digital Osesp ficam disponíveis para download integral gratuito no site osesp.art.br.

Agenda clássica

Nesta semana, em Porto Alegre, teremos edições das séries Concertos Clube do Comércio, La Guitarra, Despertando Talentos e Novos Talentos Líricos, além de comemoração dos 20 anos do Quinteto Persch. Conheça a agenda da música de concerto:

Pianíssimo

Entre os destaques da agenda da música de concerto em Porto Alegre no final de semana, está o recital do pianista Luis Fernando Rayo dentro da série Pianíssimo. Em entrevista ao Nota Musical, ele conta sobre a concepção do programa, que desfruta do espaço da Casa da Música POA para fugir do convencional no ambiente acadêmico. Prepare seus ouvidos!

OSPA + Lerner + Loro

O Nota Musical de hoje prepara os seus ouvidos para o concerto da OSPA deste sábado, dia 10. Sob a batuta do maestro Linus Lerner, a orquestra interpreta um programa com obras de Beethoven, Dvorák e Nepomuceno, tendo o pianista Angelin Loro como solista convidado.

Foto: Maí Yandara

Chaplin compositor

Mais comumente, Charles Chaplin é sinônimo de cinema. Seu nome nos remete, imediatamente, às aventuras de seu personagem Carlitos na telona. Mas as comemorações dos 130 anos do nascimento de Chaplin, em 2019, têm trazido à tona sua faceta menos reconhecida: a de compositor. O Nota Musical de hoje traz arranjos de suas obras para violino e piano, em registro no disco “Chaplin’s Smile”, lançamento da Warner Classics. O projeto é do violinista Philippe Quint, que gravou acompanhado pela pianista Marta Aznavoorian, e com participações do violinista Joshua Bell.