Tacuchian e a viola

A obra completa para viola de Ricardo Tacuchian acaba de ganhar registro no disco “Tacuchian e a Viola”, lançamento d’A Casa Discos que celebra os 80 anos do compositor brasileiro. As gravações trazem Fernando Thebaldi à viola e Yuka Shimizu ao piano. Ouça o trabalho deles no Nota Musical de hoje!

Clara Schumann: 200 anos

Comemorando o bicentenário de nascimento de Clara Schumann (1819-1896), a pianista britânica Isata Kanneh-Mason lança “Romance” pelo selo Decca. O disco registra composições e arranjos da aclamada pianista alemã, com participação da violinista Elena Urioste e da Orquestra Filarmônica Real de Liverpool, sob regência da maestrina Holly Mathieson. O Nota Musical traz uma amostra desse trabalho.

Lançamento

No programa de hoje, conhecemos um pouco do disco “Carmen & Os Violões”, registro ao vivo do espetáculo homônimo da Camerata Violões de Porto com a bailarina La Negra Ana Medeiros. O trabalho parte do diálogo entre a música de concerto e o flamenco, dando visibilidade em nosso meio às possibilidades da castanhola como instrumento solista.

O CD ganha lançamento oficial no dia 15 de outubro, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Os ingressos já estão à venda.

Agenda clássica

Segunda-feira é dia de conhecer a agenda da música de concerto em Porto Alegre. Tem edição do projeto Clássicos na Pinacoteca, Chun Wang no Instituto Ling, aniversário do Coral da UFRGS e recital da série Música de Câmara da OSPA.

ERRATA: O recital da série Música de Câmara da OSPA ocorre no domingo, às 16h, na Fundação Iberê Camargo.

Conexões latinas

No programa de hoje, conhecemos um pouco da obra de Esteban Eitler, por meio do registro do flautista James Strauss e da Orquestra Sinfônica da Venezuela no disco “Conexões latinas”. Europeu radicado na Amética Latina na década de 1930, Eisler incorporou em sua produção composicional materiais da música dos povos nativos de países como a Bolívia e o Equador.

Música e literatura

Uma das obras-primas de Guimarães Rosa, o conto “A terceira margem do rio” inspirou a compositora brasileira Valéria Bonafé. Sua obra homônima ganhou registro da Camerata Aberta, grupo dedicado à difusão da música contemporânea que acaba de lançar seu segundo disco. No Nota Musical de hoje, você ouve como soam, na música de Valéria, os enigmas em torno do homem que vai viver em uma canoa, no meio do rio, “por todas as semanas, e meses, e os anos – sem fazer conta do se-ir do viver”.

Quinteto d’Arco

Entre os destaques da música de concerto em Porto Alegre neste final de semana, está a série Concertos Capitólio, que recebe o Quinteto d’Arco no sábado pela manhã. O Nota Musical conversou com a violista e professora Hella Frank, integrante do grupo, e prepara os nossos ouvidos!