Coleção História Colonial (Brasil-Portugal)

Colonia

 

A Coleção História Colonial (Brasil-Portugal) contempla a documentação referente à Capitania da Colônia do Sacramento, constituída por nove rolos de microfilme, abrangendo o intervalo de 1682 a, aproximadamente, 1820, e os documentos da Capitania da Colônia do Rio Grande do Sul, relativos ao período de 1732 a, aproximadamente, 1820 e distribuídos em 16 rolos de microfilme. A microfilmagem desse material ocorreu no contexto do Projeto Resgate, criado institucionalmente em 1995 com o objetivo de disponibilizar documentos relativos à História do Brasil existentes em arquivos de outros países, principalmente em Portugal.

Perto de três milhões de páginas manuscritas – referentes a 18 capitanias da América portuguesa – estão depositadas no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, e o Projeto Resgate teve como objetivos catalogar, microfilmar e digitalizar todo o material que dizia respeito ao Brasil, compreendendo códices (pertencentes ao Fundo Conselho Ultramarino, reunindo documentação de várias instituições portuguesas que administravam os negócios ultramarinos) e cartas geográficas e topográficas, plantas de fortes, fortalezas, casas de câmara, cadeias, igrejas, aldeias, vilas e cidades.

Os arquivos estaduais receberam cópia microfilmada dos documentos pertinentes ao passado colonial de seus respectivos estados e a Biblioteca Nacional preserva toda a coleção em microfilmes. A coordenação acadêmica do projeto no tocante à Capitania do Rio Grande do Sul foi da Professora Susana Bleil (UFRGS), e os índices foram elaborados pela Professora Helen Osório (UFRGS) e pelo historiador Rodrigo Weimer.

Posteriormente, a documentação relativa ao passado colonial brasileiro passou a ser digitalizada, permitindo maior difusão dos manuscritos por meio de CD-ROM. O NPH dispõe da coleção digital do Projeto Resgate distribuída em 2003, constituída de 300 mil documentos distribuídos em 279 CDs.

O conjunto documental digitalizado pelo Projeto Resgate pode ser consultado também na página da Biblioteca Nacional Digital:

https://bndigital.bn.gov.br/dossies/projeto-resgate-barao-do-rio-branco/

 

Em construção – Catálogo – Coleção História Colonial (Brasil-Portugal)