Fundo Arquivo Edmundo Gardolinski

Gardolinski

O acervo que constitui o Fundo Arquivo Edmundo Gardolinski foi doado à UFRGS pela família do titular, após o seu falecimento, em 1974. A documentação permaneceu inacessível à consulta durante vários anos, até sua organização na década de 1980, que contou com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Edmundo Gardolinski nasceu no Paraná, em 1914, filho de imigrantes poloneses, e veio ao Rio Grande do Sul em 1941, como engenheiro responsável pela construção da Vila operária do IAPI, em Porto Alegre. Dedicou-se ao estudo da história da colonização e imigração polonesa, visitando pessoalmente os núcleos de imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul e outros estados, realizando entrevistas, pesquisando e coletando a documentação local. Foi autor de inúmeros artigos, publicados no Brasil e no exterior.

A parte documental do Arquivo Edmundo Gardolinski é constituída de documentos de vários tipos: rascunhos anotados e corrigidos de artigos e discursos do titular e de outros autores, correspondências, folhetos, prospectos, recortes de jornais e revistas (em número aproximado de 1500), e outros documentos, além da biblioteca do titular, que contém periódicos, livros e folhetos. Este material foi organizado em sete séries, de acordo com as atividades de Gardolinski, o tipo de documento e o assunto: IMIGRAÇÃO, POLÔNIA, DOCUMENTAÇÃO PESSOAL, FREDERIC CHOPIN, NICOLAU COPÉRNICO e ORQUÍDEAS.

O acervo fotográfico, extremamente rico, é constituído principalmente de imagens relativas à construção da Vila do IAPI e à imigração polonesa para o Rio Grande do Sul. O conjunto de fotografias sobre a presença da etnia polonesa no Brasil – que representam diversos temas, como festas familiares e religiosas, cotidiano agrário e pequeno comércio de cidades do interior do Rio do Rio Grande do Sul – foi identificado e organizado com a contribuição de membros da comunidade de descendentes de imigrantes ao longo de vários anos. As quase três centenas de imagens identificadas e catalogadas foram produzidas entre o final do século XIX e década de 1960, sendo a maioria do período de 1920 a 1940. Parte deste material foi posteriormente digitalizado e encontra-se disponível para reprodução. A equipe responsável pela organização do acervo foi composta pela Professora Regina Weber (Departamento de História e Programa de Pós Graduação em História – UFRGS) e os pesquisadores do NPH Francisco Carvalho Junior (organização das fotos) e Lizete Oliveira Kummer. Participaram em diversas etapas do trabalho os bolsistas de graduação: Anna Katarzyna Kopaczewska, Érico Pinheiro Fernandez, Márcia Janete Espig e Viviane Carrion Castanho.

Em construção – Catálogo – Fundo Arquivo Edmundo Gardolinski