Questões para a História Negra do Rio Grande do Sul – 2019 / 8º Curso de Formação para Professores (PEP UFRGS-APERS)

Apresentação

A primeira edição do Simpósio Questões para a História Negra do Rio Grande do Sul, realizada em 2018, contou com pesquisadores/as e estudantes de graduação e pós-graduação, com escritores, cineastas e tradicionalistas que, por diferentes caminhos e meios, contribuíram para produzir e divulgar conhecimentos acerca dos/as negros/as gaúchos/as. 

Em 2019, integrado ao simpósio, ocorrerá a oitava edição do Curso de Formação para Professores, organizado pelo Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS, que tem como alvo o público escolar (estudantes e docentes). Esse curso teve sua primeira edição em 2011; em vários de seus oferecimentos posteriores contemplou o tema das relações étnico-raciais no campo da educação, do ensino de História e da educação patrimonial. Em 2015, em parceria com o GT Escravidão e Pós-Abolição da ANPUHRS, o tema do curso foi Escravidão e Liberdade no Rio Grande do Sul, contando com a presença de destacados/as pesquisadores/as da área.  

O Simpósio Questões para a História Negra do Rio Grande do Sul – 2019 e 8º Curso de Formação para Professores (PEP/UFRGS/APERS) proporcionarão espaço para reflexão sobre as epistemologias negras a partir do questionamento a respeito das categorias de análise que têm sido utilizadas em diversos campos do saber e na produção de conhecimentos sobre as pessoas negras no Rio Grande do Sul.

Sejam todas e todos bem-vindos!

Comissão Organizadora


Realização

Apoio